Uma das novidades da linha 2023 do Fiat Cronos está no propulsor tricilíndrico 1.0 naturalmente aspirado procedente do Argo. Ele vai conectado ao câmbio manual de cinco marchas, sendo uma alternativa para quem trabalha com o transporte de passageiros ou procura por um sedã eficiente no uso cotidiano.

Duas configurações estão à venda com a mecânica Firefly 1.0: Cronos 1.0 (a partir de R$ 74.490) e Cronos Drive 1.0 (R$ 78.190). Elas se diferenciam pelos conteúdos, mas ambas oferecem de série ar-condicionado, direção elétrica, monitoramento da pressão dos pneus, vidros dianteiros/travas elétricas, alarme e banco do motorista regulável em altura.

O Cronos Drive 1.0 traz a mais o multimídia de 7” com Android Auto/Apple CarPlay, o volante multifuncional, os vidros elétricos traseiros/entrada USB para quem viaja atrás, o sensor de estacionamento, as rodas de aço de 15” e os faróis com assinatura em LED.

Opcionalmente, o três volumes do fabricante de Betim (MG) pode receber o pacote Drive Plus (R$ 2.780), que adiciona os retrovisores com indicadores de direção e função Tilt Down, o sensor de temperatura externa, a câmera de ré com linhas guias e as rodas de liga leve de 15”. Também é cobrado à parte o Pack Safety (R$ 1.850), o qual soma os controles eletrônicos de tração/estabilidade e o assistente de partida em rampas.

PreviousNext

+ Confira a galeria de fotos do novo Fiat Fastback
+ Fiat Fastback: veja os preços e equipamentos de cada versão
+ Teste rápido: Andamos no Fiat Fastback; leia as nossas primeiras impressões
+ Compra do Ano 2023/Custo-benefício: Fiat Argo Trekking


Construído sobre a plataforma MP-S, derivada da MP1 do Argo, o design bem resolvido do Fiat Cronos passou por ligeiras atualizações. Elas aparecem na grade frontal, agora com nova colmeia e dois frisos horizontais, assim como ganhou novas calotas e rodas de liga leve em todas as versões.

Fiat Cronos Drive 1.0 MT
Foto: Divulgação

O habitáculo passou a exibir o volante do Pulse e o acabamento emprega plásticos de qualidade e com texturas. A ergonomia é evidenciada pelos comandos localizados à mão, a interface intuitiva de operar do multimídia de 7” e a coluna de direção regulável em altura. Contudo, os retrovisores externos possuem comandos manuais, enquanto incomoda a posição muito próxima dos pedais de embreagem, do freio e do acelerador.

PreviousNext

Quem viaja atrás encontra um espaço suficiente para as pernas devido ao entre-eixos de 2,521 m – inferior comparado ao Chevrolet Onix Plus (2,600 m), ao novo Hyundai HB20S (2,530 m) e ao Volkswagen Virtus (2,651 m), para comparar. Entretanto, no quesito porta-malas o Fiat Cronos dá um show à parte ao oferecer um compartimento de 525 litros –  são 469 no Chevrolet, 475 no Hyundai e 521 no Volkswagen

Motor 1.0 naturalmente aspirado

O propulsor de três cilindros 1.0 possui duas válvulas por cilindro e vai casado ao câmbio manual de cinco marchas para oferecer até 75 cv de potência e 104,93 Nm de torque (10,7 kgfm).

Ao volante, aparecem boas respostas a partir dos baixos giros ao passo que os engates da caixa possuem um curso longo e o pedal da embreagem tem um ponto alto. As mudanças de marchas podem ser realizadas em torno das 2.000 rpm, sem que o Fiat Cronos mostre uma falta de fôlego.

É um sedã para quem procura uma dirigibilidade eficiente e durante a nossa convivência o computador de bordo indicou um consumo urbano na faixa de 9 km/l (trânsito moderado), quando abastecido com etanol. Não apenas isso, pois também agradam a direção assistida eletricamente leve ao esterço em baixas velocidades da mesma forma que as suspensões macias.

Fiat Cronos Drive 1.0 MT
Foto: Divulgação

Elas adotam arquitetura MacPherson na dianteira e eixo de torção atrás, sendo capazes de filtrar/absorver muito bem as irregularidades do asfalto. O conforto também é beneficiado pelos pneus de perfil 60, enquanto os freios trazem discos ventilados na dianteira com 257 mm de diâmetro e tambor na traseira de 203 mm.

Fiat Cronos Drive 1.0 MT
Foto: Divulgação

Como falamos anteriormente, o Fiat Cronos Drive 1.0 pode ser uma alternativa para os consumidores em busca de um sedã econômico e que ainda não pesa no bolso.


FICHA TÉCNICA
FIAT CRONOS DRIVE 1.0
Preço inicial: R$ 78.190
Carro Avaliado: R$ 81.890

Fiat Cronos Drive 1.0 
Motor: três cilindros em linha 1.0, 6V
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex
Potência: 71 cv (g) e 75 cv a 6.000 rpm (e)
Torque: 98 Nm (g) e 104,93 Nm a 3.250 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,364 m (c), 1,726 m (l), 1,510 mm (a)
Entre-eixos: 2,521 m
Pneus: 185/60 R15
Porta-malas: 525 litros
Tanque: 47 litros
Peso: 1.140 kg
0-100 km/h: 15s3 (g) e 14s4 (e)
Vel. máxima: n/d
Consumo cidade: 13,8 km/l (g) e 9,9 km/l (e)
Consumo estrada: 16 km/l (g) e 11,3 km/l (e)
Emissão de CO2: 89 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Médio)

 

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Confira a galeria de fotos do novo Fiat Fastback
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Teste rápido: Andamos no Fiat Fastback; leia as nossas primeiras impressões
+ Fiat Fastback: veja os preços e equipamentos de cada versão
+ Segredo: o novo Renault Duster e seu irmão maior, Bigster
+ Suzuki vai lançar a DK160 Fi em outubro no Brasil; assista ao teaser
+ Preços dos carros usados devem cair; confira os mais valorizados
+ Motoristas da Uber vão dirigir Renault Kwid elétrico em SP; entenda
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8