26/09/2022 - 6:00
Oferecer comodidade e um porta-malas volumoso são duas peculiaridades do Fiat Cronos Drive 1.3 CVT. E a transmissão continuamente variável é uma das novidades da linha 2023, assim como o propulsor de três cilindros 1.0 naturalmente aspirado (leia nossa avaliação aqui).
Dentro do catálogo da Fiat, o câmbio CVT já equipa o Pulse, a Strada e o recém-lançado Fastback, para citar. No Cronos, o matrimônio com o motor de quatro cilindros 1.3 Firefly rendeu bons frutos. Afinal, o conjunto entrega um funcionamento suave da mesma forma que não demonstra uma falta de fôlego, seja nas subidas mais íngremes ou nas ultrapassagens. Estão disponíveis 107 cv de potência e 134,35 Nm (13,7 kgfm) de torque, quando abastecido com etanol.
É um sedã familiar que entrega o desempenho proposto e que roda grande parte do tempo em torno das 1.500 rpm garantindo conforto acústico quanto bom consumo. Segundo o computador de bordo, registramos médias urbanas de 8 km/l (etanol) em meio aos congestionamentos.
Quem desejar uma pitada extra ao volante deve acionar a tecla Sport e a transmissão CVT de sete marchas simuladas passa a trabalhar em rotações mais elevadas. Contudo, as trocas sequenciais são feitas apenas pela alavanca seletora de marchas e inexistem as borboletas atrás do volante.
A suavidade de condução ainda é garantida pelo acerto confortável das suspensões MacPherson na dianteira e eixo de torção atrás da mesma forma que a direção assistida eletricamente é leve ao esterço. Já as frenagens eficientes são responsabilidade dos discos frontais ventilados de 257 mm e tambores traseiros com 203 mm de diâmetro.
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Design atualizado e lista de equipamentos
O visual mudou minimamente e as novidades estéticas se concentraram na dianteira, com a grade do radiador exibindo nova colmeia e dois frisos cromados horizontais. Além disso, o fabricante de Betim (MG) também introduziu novas rodas e calotas em todas as configurações.
De série, o três volumes da Fiat rival do Toyota Yaris Sedan, do Nissan Versa, do Honda City e do Volkswagen Virtus, por exemplo, traz ar-condicionado, banco do motorista ajustável em altura, controlador de velocidade, quadro de instrumentos com tela TFT de 3,5”, duplo airbag frontal e isofix para a fixação de bancos infantis.
A lista ainda contempla faróis com assinatura de LED, multimídia de 7” com Android Auto/Apple CarPlay e entrada USB para os ocupantes traseiros, sensor de estacionamento, sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em aclives.
A unidade avaliada estava equipada com o pacote opcional S-Design (R$ 3.710), o qual transmite uma pegada esportivada ao exibir o spoiler montado sobre a tampa do porta-malas – igual ao da antiga versão HGT (sigla para High Gran Turismo) -, as rodas de liga leve de 15”, além de ainda somar a câmera de ré com linhas guias, o sensor de temperatura externo e os indicadores de direção nos retrovisores com função Tilt Down (rebatimento automático do lado direito ao engatar a marcha à ré).
Uma vez dentro, o acabamento agrada pela qualidade/arremate dos plásticos com texturas e os comandos bem posicionados à mão – a coluna de direção é regulável apenas em altura. Nascido da plataforma MP-S, quem viaja atrás dispõem de um espaço apenas suficiente para as pernas/joelhos por conta dos 2,521 m de entre-eixos.
Ou seja, menor frente aos oponentes Yaris Sedan (2,550 m), Versa (2,620 m), City (2,600) e Virtus (2,651 m), para comparar. Entretanto, o porta-malas do Fiat Cronos ostenta uma capacidade volumétrica de 525 litros, sendo superior aos modelos da Toyota (473), da Nissan (482), da Honda (519) e da Volkswagen (521). E até do SUV-cupê Fiat Fastback (516).
Tendo um valor para lá de atrativo, o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT é uma ótima alternativa para os consumidores que desejam levar a família com a comodidade do câmbio CVT e ainda os abundantes 525 litros disponíveis no compartimento de bagagens.
FICHA TÉCNICA
FIAT CRONOS DRIVE 1.3 CVT
Preço inicial: R$ 88.190
Carro Avaliado: R$ 93.750
Fiat Cronos Drive 1.3 CVT
Motor: quatro cilindros em linha 1.3, 8V, comando de válvulas com variação na admissão e no escape
Cilindrada: 1332 cm3
Combustível: flex
Potência: 98 cv a 6.000 rpm (g) e 107 cv a 6.250 rpm (e)
Torque: 129,45 Nm a 4.250 rpm (g) e 134,35 kgfm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: continuamente variável (CVT), sete marchas simuladas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,364 m (c), 1,726 m (l), 1,513 mm (a)
Entre-eixos: 2,521 m
Pneus: 185/60 R15
Porta-malas: 525 litros
Tanque: 47 litros
Peso: 1.155 kg
0-100 km/h: 11s6 (g) e 10s6 (e)
Vel. máxima: n/d
Consumo cidade: 13,4 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Consumo estrada: 14,9 km/l (g) e 10,8 km/l (e)
Emissão de CO2: 94 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Médio)
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