01/12/2025 - 8:00
Ainda que o grande público possa comprar esse Fastback Turbo 200 de entrada, ele é mesmo uma cria focada nas vendas para PCDs (Pessoas com Deficiência). O que explica isso é seu preço de R$ 119.990, logo abaixo do limite para isenção total de IPI e ICMS, algo que não foi por acaso. Volkswagen, Chevrolet, Nissan, Jeep e outras fabricantes que oferecem SUVs trabalham com estratégias parecidas, então esse Fastback é cheio de concorrentes. Mas, acredite, ele é dos mais interessantes…
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Fastback Turbo 200 é bem equipado
Antes de mais nada, vale citar alguns equipamentos bacanas que ele mantém nessa versão de entrada. O volante é multifuncional e tem paddle-shifts para trocas manuais, agradando quem curte uma tocada mais esportiva. Seu ar-condicionado é digital e automático, inclusive com saídas traseiras. No console, o freio de mão é eletromecânico acionado por botão, e vem junto da função Auto Hold, de imobilização temporária e automática. Nos faróis e lanternas, as luzes são todas em LED, e as rodas são de liga-leve, sem economia de calotas plásticas.
O pacote ainda brinda com multimídia de 8,4” com conexões sem fio, vidros elétricos nas quatro portas, travas e retrovisores elétricos (o direito com tilt-down), piloto automático, 4 airbags, apoio de braço dianteiro, modo Sport de condução e sensores de estacionamento traseiros. De fato, vem bem completo para sua proposta, e não perde tanta qualidade de acabamento frente as versões mais caras. Bacana, hein?
Economias, claro
Claro, ele tem lá suas economias. Não espere o sistema de som mais poderoso, nem tampouco um visual estiloso, já que a Fiat abriu mão das maçanetas externas e capas dos retrovisores pintados. Por dentro, um bom espaço interno, tradição do Fastback, em que pese as limitações de plataforma e distância entre-eixos pequena (2,53 m).

Espaço interno tenta compensar
Dois adultos grandes viajam com conforto no banco traseiro, sem atrapalhar quem vai na frente, enquanto portas grandes facilitam embarque e desembarque. Na frente, apesar do espaço apertado para pernas e joelhos do motorista, ele oferece posição alta de guiar e direção fácil, com comandos a mão e bancos ergonômicos. Ainda há um enorme porta-malas, que a Fiat diz ter 600 litros. Só que faz bastante falta o ajuste de profundidade da coluna de direção: dependendo de quem estiver dirigindo, o volante pode ficar longe demais, exigindo braços esticados na condução.
Versão de entrada mudou pouco
Nessa linha 2026, o SUV coupé ganhou alguns detalhes novos. Parachoque dianteiro mais reto e sério, grade redesenhada e algumas diferenças de acabamento interno, principalmente. Mas, essa versão Turbo 200 de entrada mudou pouco, justamente para não encarecer. Prova disso é o 1.0 turboflex debaixo do capô, que abriu mão da eletrificação leve, como aconteceu com outras versões superiores. Segue bom de desempenho e agradável no consumo, com seus 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque (gas/eta), no casamento feliz com o câmbio CVT de sete pseudo-marchas.
Como anda esse Fastback?
Por mais que não seja dos mais silenciosos, esse motor, que inclusive batiza o nome da versão em questão (“T200”, de “Turbo com 200 N.m. de torque”), é daqueles rápidos nas respostas, com pouco turbolag e que se vira bem nas baixas, médias e altas rotações. Conta com injeção direta, admissão variável MultiAir, e superalimentação bem resolvida, o que ajuda nas boas médias de consumo obtidas durante a semana de testes com esse Fastback. Aferidos, até 12,6 km/l na cidade e bons 16,1 km/l na estrada, com gasolina nos dois casos. Não há Start & Stop.
Elogios à parte para essa transmissão automática CVT, fornecida pela japonesa Aisin. Ela é uma das que mais parece um câmbio convencional, com engrenagens, do mercado nacional: patina pouco, responde bem e simula com competência as sete velocidades programadas. Em especial quando o modo Sport de condução está ativado, que pode fazer companhia para as trocas de marchas manuais, na alavanca ou nos paddle-shifts atrás do volante. Aí o Fastback Turbo 200 fica até divertido!
E, falando nisso, o SUV coupé da Fiat agrada aos ocupantes. Além das suspensões (e pneus) com acerto macio e confortável, molas e amortecedores permitem boa absorção da buraqueira e, ao mesmo tempo, robustez para enfrentar lombadas, valetas e subidas de calçadas.
Não é um carro que reclama em pisos ruins, pelo contrário: se sai bem neles. Também não desaponta em curvas rápidas ou frenagens bruscas, ainda que esse não seja seu forte (tem o Abarth de 185 cv preparado pra isso).
Abaixo de R$ 120 mil: um dos melhores SUVs
Não é exagero falar que essa versão do Fastback é um dos SUVs mais interessantes para o público PCD. Oferece bastante conteúdo, um espaço interno agradável, porta-malas generoso e cumpre bem na missão de conciliar desempenho com economia. Perdoando suas limitações, uma opção honesta abaixo dos R$ 120 mil.









































