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Sempre gostei de carros pequenos. Compactos. Se forem coloridos, então, fazem meus olhos brilharem. Eu me lembro de quando as versões do novo Uno foram lançadas. Disse a mim mesma que compraria um Uno Vivace com a cor amarelo citrus – como diz o documento do veículo – e comprei. O grande lance do Uno é que ele é compacto por fora e espaçoso por dentro. É um carro para andar na cidade, mas é melhor ainda para viajar. Já viajei de São Paulo ao Rio de Janeiro com três amigas – e olha que o meu é duas portas – e as malas couberam no porta-malas. Melhor: viajamos confortavelmente.

O mais incrível é que por ser 1.0 flex, nós fomos com meio tanque de etanol e meio de gasolina e chegamos à cidade do Cristo Redentor sem precisar reabastecer. Ele também é delicioso de dirigir – leve, parece um carro de brinquedo. Todos os meus amigos que dirigiram me disseram o quanto é gostoso guiar o meu Uno. Conheci o Mobi e o achei lindo à primeira vista. As opções das cores me encantaram. Fiquei apaixonada. Quando entrei no carro, a primeira coisa que percebi foi o painel. Muito mais atual, prático e elegante do que o do Uno, que é praticamente todo analógico.

A sensação de dirigir é ainda mais leve e o carro responde mais na estrada. As trocas de marchas são mais macias e o volante também (ambos têm direção hidráulica). Mas, para quem pode ter apenas um carro na garagem, o Mobi deixa a desejar. O porta-malas é muito pequeno. Coloquei minha mochila de viagens curtas e não coube mais uma mala. A Fiat diz que é um carro para os centros urbanos e, de fato, é. É pequeno, fácil de manobrar. Mas para quem também usa o carro para outras finalidades, falha por não ter espaço. Além disso, não é tão econômico quanto o Uno. Em três dias que rodei na cidade precisei abastecer.

Com o Uno, abasteço uma vez por semana, fazendo os mesmos trajetos. Ouvi muitas pessoas nas ruas, quando eu estacionava, de que era apenas um modelo que copiava o novo Uno. E é mesmo! Ele copia o Uno, mas perde nas questões que eu citei. Como tenho apenas um carro na garagem para resolver todas as minhas questões e preciso de um veículo que seja econômico, eu não compraria um Mobi. Prefiro manter o meu Uno por mais um tempo. Agora, se você consegue ter um carro grande para viajar com a família e amigos e gosta de um menor para a correria do dia-a-dia, o Mobi é uma opção.

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Ficha técnica:

Fiat Mobi Like On 1.0

Preço básico: R$ 31.900
Carro avaliado: R$ 43.550
Motor: 4 cilindros em linha 1.0, 8V
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex
Potência: 73 cv a 6.250 rpm (g) e 75 cv a 6.250 rpm (e)
Torque: 9,5 kgfm a 3.850 rpm (g) e 9,9 kgfm a 3.850 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco sólido (d)e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,566 m (c), 1,633 m (l), 1,500 m (a)
Entre-eixos: 2,305 m
Pneus: 175/65 R14
Porta-malas: 215 litros (235 na versão Easy)
Tanque: 47 litros
Peso: 946 kg
0-100 km/h: 14s6 (g) e 13s8 (e)
Velocidade máxima: 153 km/h (g) e 154 km/h (e)
Consumo cidade: 11,9 km/l (g) e 8,4 km/l (e)
Consumo estrada: 13,3 km/l (g) e 9,2 km/l (e)
Consumo nota: B
Emissão de CO2: 107 g/km (com etanol = 0 g/km)
Nota do Inmetro: B Classificação na categoria: A (Micro Compacto)

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Contraponto

Por Sergio Quintanilha

Ao contrário da Ludmilla, eu não gosto muito de carros pequenos. Prefiro os maiores, pois não gosto de aperto no trânsito e muito menos nas minhas viagens. Mas, como ela, eu também gostaria de ver mais cores nas ruas. Uma vez me apaixonei por um Volkswagen New Beetle amarelo e só não comprei um porque o achava caro. Por culpa da área do jornalismo em que atuo, entretanto, não me empolgo demais com alguns carros. É o caso do Uno Vivace. E não fiquei nada empolgado quando conheci o Mobi.

O painel, ao invés de me atrair, me decepcionou, pois achei que tem excesso de elementos (e muitos deles aproveitados de outros modelos). Concordo que o porta-malas do Mobi é muito pequeno e que ele atende mais a quem usa o carro sozinho e só na cidade, mas ele não gasta muito mais combustível que o Uno. Mesmo com a redução do preço do Mobi em sua versão de entrada, eu também não o compraria, mesmo que fosse para usar só na cidade. Dentro da linha Fiat, como minha colega da IstoÉ, ainda prefiro o Uno.

COMPRE SE…
Você quer um carro ágil na cidade e fácil de estacionar, pois o Mobi se encaixa em qualquer buraquinho do trânsito e em pequenas vagas.
Quer um carro “descolado”, com opção de cores fortes e soluções inteligentes para um pequeno porta-malas, se não carrega bagagens.

NÃO COMPRE SE…
Viagens longas são uma de suas prioridades, pois o porta-malas muito pequeno atrapalha a vida quando se vai longe com os amigos.
A sua máxima prioridade é um carro eficiente e bastante econômico, pois o Mobi bebe mais do que devia, devido ao motor antigo.

CONSIDERE TAMBÉM ESSES CONCORRENTES

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