Depois de alguns dias ao volante da nova Fiat Strada Freedom Cabine Plus, devo dizer que a Fiat acertou na fórmula da picapinha, mas errou no nome. Porque nessa versão, mais focada na carga do que nos passageiros, a caçamba é espaçosa, mas não se pode dizer o mesmo da cabine. Então, deveria se chamar Caçamba Plus, e não Cabine Plus.

Avaliamos a nova Fiat Strada Cabine Plus, ou Fiat Nova Strada Cabine Plus, como prefere a marca, na versão Freedom. Vendida por R$ 71.990, é a única desta nova geração com cabine simples e mecânica Firefly 1.3 16V – a Endurance Cabine Plus, de R$ 64.990, vem com o velho Fire 1.4, que é bem menos potente (21 cv a menos) e muito mais gastão.

PreviousNext

A CAÇAMBA

Vamos começar pelo maior destaque da Fiat Strada Cabine Plus, e que deveria ser destacado em seu nome: a caçamba. A Fiat Strada Cabine Plus tem uma caçamba ainda maior do que tinha na geração anterior. Embora a capacidade de carga, em peso, tenha se mantido em 720 quilos, a caçamba ficou maior e principalmente mais “funda” – e, portanto, cresceu no volume, que passou de 1.220 para 1.354 litros.

+Avaliação: Mitsubishi L200 Triton Sport reage à S10 e se prepara para Hilux
+Comparativo: Chevrolet Onix vs. Hyundai HB20 (um novo patamar)

+Avaliação: Toyota Corolla GLi é o melhor carro para comprar com R$ 110 mil
+Avaliação: Toyota Mirai é o elétrico que dispensa recarga

Para se ter ideia, é mais espaço do que oferecem as “picaponas” com cabine dupla – modelos do segmento médio como Chevrolet S10 (1.061 litros), Ford Ranger (1.180 litros) e até a campeã em volume, VW Amarok (1.280 litros). Sim, sei que as médias com cabine dupla levam mais peso, uma tonelada ou mais – mas, para grande parte dos usuários de picapes (diria que a maioria), importa mais o volume do que o peso (com cabine simples, as médias superam a Strada, obviamente, com cerca de 1.500 litros, mas custam o dobro).

Pude testar na prática o volume da cabine para uma missão pessoal: transportar um sofá-cama de casal. Achei que, pelo tamanho dele, teria que ficar “apoiado” em uma das bordas da caçamba, meio para fora. Mas, para minha surpresa, ele encaixou certinho – deu até para fechar a tampa, sem problemas.

Além do bom volume, a caçamba me agradou por ter uma capota marítima que veda bem, uma luz dedicada para carregá-la de noite e, principalmente, por enfim ter uma trava elétrica, que fecha junto com as portas da picape, usando o comando na chave (como na Toro). Assim, o motorista fica mais seguro para levar coisas na caçamba, mesmo que pegue chuva ou estacione na rua. Aliás, com essa cabine simples, é na caçamba que ele precisará levar suas coisas (a menos que esteja sozinho e use o banco do passageiro para isso). 

A CABINE

Sim, porque o que não tem nada de “plus” nesta Fiat Strada Cabine Plus é o espaço disponível na cabine. Não sobra quase nenhum vão livre para guardar as coisas atrás dos bancos. Aliás, falta até mesmo um acabamento atrás deles – ali há apenas lata.

Fiat Strada Cabine Plus

Já em relação ao resto do habitáculo, apesar de alguns haters da internet falarem em “cabine de Mobi”, não achei que a topo de linha Volcano (leia aqui a avaliação) fuja muito à regra do segmento para carros abaixo de R$ 100 mil (e até de alguns mais caros do que isso). Aqui, a coisa piora um pouco, mas não é no acabamento do painel.

Este é igualmente simples, sim, mas com tudo fácil de usar – incluindo o volante, que tem uma boa pegada e diversos comandos do som, computador de bordo e funções do carro. O volante multifunção, porém, é opcional, parte de um pacote de R$ 2.990 que inclui a central multimídia Uconnect de 7″ (com o prático Android Auto sem fio!), tweeters, câmera de ré e sensor de estacionamento (sem ele, vem só o rádio com USB).

COMO ANDA

Nesta versão mais leve, o motor 1.3 flex de até 109 cv, o mesmo usado hoje pela cabine dupla topo de linha, mostra disposição surpreendente no uso urbano. As relações de transmissão são curtas e próximas nas primeiras marchas, para ajudar a aguentar melhor a caçamba carregada. Marcamos, circulando no trânsito de São Paulo, médias de 10 km/l.

Já na estrada, como na cabine dupla, também por causa das relações do câmbio manual de cinco marchas, o motor vai em rotações altas demais (quase 4.000 rpm), e seu  ruído invade a cabine sem muito pudor (merecia uma sexta). Mas ao menos as médias de consumo foram boas, bem na faixa de 15 km/l. Neste cenário, o desempenho não agrada tanto, pois falta potência para respostas mais vigorosas em ultrapassagens e retomadas.

Em relação às suspensões, são preparadas para transportar cargas mais pesadas, então ao circular com a caçamba vazia a traseira pula mais do que na versão cabine dupla. Não chega a ser muito desconfortável, mas, dependendo do piso, torna-se cansativa para os ocupantes. Já a direção responde bem, com peso sempre correto.

CABINE ESTENDIDA?

Para quem precisa transportar objetos volumosos, como bicicletas ou até mesmo uma moto, e vai andar sozinho ou no máximo com outra pessoa, esta Fiat Strada Cabine Plus atende muito bem, apesar das falhas de acabamento e do pouco espaço na cabine. E, dependendo do quando e de onde se roda, pode ser vantajosa mesmo se comparada à versão mais barata, com motor 1.4, pois gastará bem menos combustível, além de entregar uma dirigibilidade muito mais agradável, com mais elasticidade e respostas mais lineares.

Para quem não faz questão de cabine dupla, fica a dúvida: porque a nova geração da Fiat Strada não tem uma opção intermediária? Se a cabine dupla oferece quatro lugares, mas com uma caçamba que pode ser pequena demais para muitos, e esta versão tem uma caçamba enorme, mas uma cabine demasiadamente apertada, porque então não ter uma cabine estendida, como na geração anterior? Ela poderia se chamar… “cabine plus”?


FICHA TÉCNICA

FIAT STRADA
Preço básico: R$ 63.590 (motor 1.4 Fire)
Carro avaliado: R$ 72.480

Fiat Strada Freedom Cabine Plus
Motor: quatro cilindros em linha 1.3, 8V
Cilindrada: 1332 cm³
Combustível: flex
Potência: 101 cv (g) e 109 cv a 6.250 rpm (e)
Torque: 13,7 kgfm (g) e 14,2 (e) kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, cinco marchas 
Direção: elétrica
Suspensão: MacPherson (d) e eixo rígido (t)
Freios: Disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: Dianteira
Dimensões: 4,474 m (c), 1,732 m (l), 1,607 m (a)
Entre-eixos: 2,737 m
Pneus: 195/65 R15
Caçamba: 1.354 litros ou 720 kg
Tanque: 55 litros
Peso: 1.092 kg
0-100 km/h: 12s3 (g) e 11s (e)
Velocidade máxima: 164 km/h (g) e 168 km/h (e)
Consumo cidade: 12,8 km/l (g) e 9 km/l (e)
Consumo estrada: 14,2 km/l (g) e 9,8 km/l (e)
Emissão de CO2: n/d
Nota do Inmetro: B*
Classificação na categoria: A* (Picape compacta)
*estimadas