PreviousNext

Comprar um compacto de entrada em sua versão topo de linha é por vezes uma escolha mais passional do que racional. Embora sejam bem equipados, custam quase o mesmo que alguns modelos de categorias superiores, mas deixam a desejar em itens como acabamento ou desempenho. Mas o Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT é uma exceção à regra. Novidade da linha 2019 do Ka (que chegou com mudanças no visual e reforços na estrutura), tem preço de tabela de R$ 70.990 e é a nova configuração mais cara do modelo.

O novo motor 1.5 de três cilindros – um dos destaques do compacto – é o mesmo empregado no EcoSport. Ele desenvolve 136 cv (com etanol) e é de longe o mais potente oferecido nos modelos de entrada. Combinado ao também novo câmbio automático de seis marchas, o conjunto motriz do Ka Sedan não demonstra falta de fôlego mesmo com cinco adultos a bordo, funcionando de maneira suave até quando se pisa fundo no acelerador.

Elogiados desde o lançamento desta geração, há quatro anos, os sistemas de direção e suspensão foram recalibrados e continuam sendo outros pontos fortes do modelo. Mesmo usando a pressão dos pneus recomendada pela Ford (para reduzir o consumo de combustível) o rodar ainda é confortável, inclusive em pisos irregulares. Embora não seja tão leve quanto em outros carros com assistência elétrica, a direção é precisa e contribui para a sensação de segurança que se sente ao volante do Ka Sedan em altas velocidades.

PreviousNext

No interior, os plásticos são duros (como em todos os compactos de entrada), mas no geral o acabamento agrada com encaixes precisos e apliques em preto brilhante. A posição de dirigir é outro destaque. É possível se sentir confortável em várias configurações de altura e inclinação dos bancos (algo raro em um compacto) e os comandos estão sempre bem acessíveis, sem a necessidade de desviar os olhos do trânsito ou do quadro de instrumentos, que é simples, mas funcional.

Desde a versão SE Plus, o Ka Sedan traz de série o sistema multimídia Sync 3. Com tela flutuante de 6,5”, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e se destaca pelo funcionamento ágil e pela facilidade com que é possível acessar suas funções. O espaço interno é típico dos compactos de entrada, mas os passageiros do banco de trás se beneficiam dos cintos de três pontos e do apoio de cabeça para todos os ocupantes. O porta-malas tem dobradiças pantográficas na tampa, outro item raro mesmo em carros mais caros. Se a ideia for levar os bebês para passear, o modelo conta com fixações isofix, agora obrigatórias, para duas cadeirinhas.

A lista de equipamentos também merece elogios. Sem opcionais, traz de série alguns itens raros no segmento, como os airbags laterais e de cortina e o sistema de partida por botão. A lista inclui ainda bancos de couro, volante multifuncional, duas entradas USB no painel, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15”, controles eletrônicos de tração e estabilidade, piloto automático, assistente de partida em rampas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. O Ka Sedan Titanium traz qualidades na medida certa para tornar o que seria uma compra puramente emocional em uma aquisição com boas doses de razão.


Ficha técnica:

Ford Ka Sedan Titanium 1.5 AT

Preço básico: R$ 49.490
Carro avaliado: R$ 70.990
Motor: 3 cilindros em linha 1.5, 12V, duplo comando variável
Cilindrada: 1497 cm³
Combustível: flex
Potência: 128 cv a 6.500 rpm (g) e 136 cv a 6.500 rpm (e)
Torque: 15,3 kgfm a 4.750 rpm (g) e 15,8 kgfm a 4.750 rpm (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,275 m (c), 1,774 m (l), 1,525 m (a)
Entre-eixos: 2,490 m
Pneus: 195/55 R15
Porta-malas: 445 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.135 kg
0-100 km/h: 10s6 (e)
Velocidade máxima: 180 km/h (e)
Consumo cidade: 10,9 km/l (g) e 7,6 km/l (e)
Consumo estrada: 14,0 km/l (g) e 10,1 km/l (e)
Emissão de CO²: 109 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: C (Médio)