Com fórmula de SUV, mas transmitindo maior versatilidade, a Ford Maverick, por enquanto, está à venda unicamente na versão Lariat FX4 de iniciais R$ 246.502. Afinal, no primeiro trimestre deste ano, está confirmada a estreia da variante híbrida em nosso mercado (leia mais aqui).

Tecnologias à parte, ao dividir a plataforma C2 com o Bronco Sport (parte de R$ 274.598), a Ford Maverick oferece 5,073 m de comprimento, 1,844 m de largura, 1,733 m de altura e 3,076 m de entre-eixos, que a deixa um degrau acima diante da Fiat Toro (4,945 m, 1,845 m, 1,730 m e 2,990 m, na ordem).

Fato é, que as picapes cresceram ao longo dos anos, e determinadas medidas da Ford Maverick são maiores comparada a Ford Ranger STX de 1997, cuja a carroceria com cabine estendida à época ofertava 5,032 m de ponta a ponta, 1,763 m de largura, 1,560 m de altura e eram 3,175 m de entre-eixos.

Com uma altura em relação ao solo de 218 mm, a entrada/saída da Ford Maverick é confortável e uma vez dentro agradam os materiais, os acabamentos nas tonalidades azul/cobre da mesma forma que o desenho dos puxadores de portas.

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A posição de dirigir elogiável é assegurada pela coluna direção amplamente regulável em altura/profundidade e o formato dos bancos, sendo o do motorista regulável eletricamente em oito posições, enquanto o do carona é manualmente em seis. Também há porta-objetos para garrafas de até um litro e outras duas de 600 ml, entradas USB-A/USB-C, multimídia SYNC de 8” com Android Auto/Apple CarPlay (requer cabo) e seis alto-falantes, os quais produzem boa qualidade e pureza sonora.

Ford Maverick Lariat FX4
A câmera de ré é um item de série, mas os sensores de estacionamento são cobrados à parte (Foto: Divulgação)

Outras particularidades do interior vão para o quadro de instrumentos com velocímetro/conta-giros analógicos ao passo que a tela central de 6,5” exibe as informações do computador de bordo, do ângulo de esterço das rodas, da inclinação da carroceria e do funcionamento da tração, por exemplo. Além disso, a janelinha do vidro traseiro pode ser aberta/fechada por meio de um botão no painel.

Quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas/joelhos devido aos 3,076 m de entre-eixos e o ângulo do encosto não tira o conforto após longos deslocamentos. Sob o assento há um compartimento de 73 litros e, segundo a marca do oval azul, o interior pode levar uma bicicleta disposta lateralmente ao passo que os tapetes em formato de bandeja e com abas pronunciadas facilitam a limpeza.

Ford Maverick Lariat FX4
Foto: Divulgação

Ao falar de uma picape, seja ela compacta, intermediária, média ou full size, a caçamba é um dos pontos decisivos de compra e a da Ford Maverick oferta 943 litros e uma capacidade de carga de 617 kg – a Fiat Toro Ultra acomoda 937 litros e leva 1.010 kg. No utilitário da Ford, o manuseio da tampa do compartimento é leve e há ainda um abridor de garrafas, porém, para proteger os objetos é preciso desembolsar R$ 6.372,34 extras pela cobertura manual ou R$ 8.138,78 com acionamento elétrico.

Outros itens cobrados à parte, para citar, são as caixas organizadoras laterais (R$ 2.465,88 cada), o santantônio (R$ 1.731,74), os estribos laterais (R$ 2.063,77) e para deixar o visual mais bombado existem os alargadores de para-lamas (R$ 6.045,78), assim como a entrada de ar no capô (R$ 4.464,57).

Embora tenha um bom diâmetro de giro, o que facilita a manobra em locais apertados, os sensores de estacionamento cobram R$ 545,03 e eles são indispensáveis em um utilitário com mais de cinco metros de comprimento.

Entre os acessórios disponíveis, estão disponíveis os alargadores de para-lamas, a entrada de ar no capô, a capota rígida e o kit elétrico para engate do reboque. Este último, sai por R$ 613,83 (Foto: Divulgação)
Fôlego de sobra e acelera forte! 

A Ford Maverick foi desenvolvida nos mesmos moldes da “irmã” maior F-150 e ao todo foram mais de 10.000.000 de quilômetros percorridos (500.000 km no Campo de Provas de Tatuí).

Sob o capô, o propulsor de quatro cilindros 2.0 EcoBoost com turbo e injeção direta em trabalho conjunto ao câmbio automático de oito marchas rende 253 cv de potência e 380 Nm (38,74 kgfm) de torque, bebericando apenas gasolina.

Ao volante, fica a sensação de sobrar motor contribuindo em uma dirigibilidade animada. E, em nenhum momento, a picape monobloco demonstra uma falta de fôlego, seja nas retomadas ou nas acelerações. O turbolag (aquele atraso antes de o turbocompressor pegar para valer) é baixo e o ânimo cooperado pelo rápido trabalho da caixa Ford 8F35 de oito velocidades.

Viajando a 120 km/h em última marcha, a agulha do conta-giros repousa nas 2.000 rpm auxiliando no conforto acústico quanto no gasto de gasolina. Apesar dos pneus Pirelli Scorpion ATR de medidas 225/65 R17 (na variante híbrida é 225/60 R18), a Ford Maverick roda silenciosa e tampouco sofre de ruídos aerodinâmicos.

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Durante a nossa convivência, o computador de bordo registrou médias superiores de 16 km/l na estrada, enquanto na cidade cravou 7,2 km/l. E para ajudar no gasto de combustível (a Maverick não é flex), o sistema Start-Stop funciona de forma suave ao desligar/acionar o propulsor 2-litros durante as breves paradas e a tração AWD sob demanda opera em grande parte do tempo no eixo frontal.

Ford Maverick Lariat FX4 Laranja Delhi
A tampa da caçamba exibe o nome Maverick gravado e o para-choque traseiro exclusivo traz o local da placa Mercosul à direita devido ao reboque central. O ângulo de saída é de 21,2º (Foto: Divulgação)

Algumas modificações foram realizadas para adequar o utilitário às nossas condições, como na otimização das trocas de marchas, na calibração para rodar com o nosso combustível e nas suspensões, que merecem um capítulo à parte.

Elas adotam arquitetura MacPherson à frente e multilink atrás, o que promove uma condução de SUV, assim como um ótimo controle de carroceria nas curvas feitas mais rapidamente, além de também filtrar/absorver muito bem as irregularidades do asfalto.

Pelo seletor de modos de condução estão disponíveis os programas Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rebocar. Entretanto, os ângulos de entrada de 20,6º faz a dianteira raspar com facilidade ao transpor valetas ou lombadas mais pronunciadas.

Foto: Divulgação

Falando agora do pacote de segurança, ele é composto por sete airbags (dianteiros, laterais, cortinas e joelho do motorista), assistente de pré-colisão com frenagem de emergência e detecção de pedestres/ciclistas (funciona até 50 km/h), farol alto automático, assistente de frenagem pós-colisão, monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração/estabilidade, controle automático de descida (funciona de 30 a 5 km/h), assistente de partida em rampas e freios a discos nas quatro rodas.

Na coluna B do lado do motorista é encontrado um teclado numérico, como era no Ford Fusion, permitindo acessar a cabine sem a necessidade da chave. Gostou da cor? Ela se chama Laranja Delhi, sendo ofertada sem custos (Foto: Divulgação)

Caso você tenha ficado interessado pela Ford Maverick Lariat FX4, mas não quer desembolsar os R$ 246.502 cobrados, o utilitário passou a fazer parte do programa de assinatura Ford GO, com mensalidade de R$ 6.550 já incluso o IPVA, a documentação, as revisões/manutenções e o seguro.

Além da Maverick Lariat FX4, o Ford Go também oferece o Bronco Sport (R$ 7.990/mês), a picape média Ranger (Black, XLS, Storm, FX4 e Limited) por a partir de R$ 5.650, o Territory Titanium (partindo de R$ 5.050) e a Transit (furgão e minibus), que começam em R$ 6.100/mês.


FICHA TÉCNICA

FORD MAVERICK LARIAT FX4
Preço básico: R$ 246.502
Carro avaliado: R$ 246.502

Ford Maverick Lariat FX4 2022
Motor: quatro cilindros em linha, 2.0, 16V, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1999 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 253 cv a 5.500 rpm
Torque: 38,7 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: automático, oito velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: integral
Dimensões: 5,073 m (c), 1,844 m (l), 1,733 m (a)
Entre-eixos: 3,076 m
Pneus: 225/65 R17
Caçamba: 943 litros
Tanque: 67 litros
Peso: 1.744 kg
0-100 km/h: 7s2
Velocidade máxima: 175 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade: 8,8 km/l
Consumo estrada: 11,1 km/l
Emissão de CO2: 139 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (Picape)

 

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