26/03/2021 - 11:00
Com pegada escurecida e “bandidona”, eis a Ford Ranger Black, cujo conceito apareceu no Salão de São Paulo de 2018. A nova versão pega uma carona no estilo já aplicado na Nissan Frontier Attack e na Chevrolet S10 Midnight, com os cromados eliminados em troca do tom preto brilhante.
O tal “Black” da nova Ford Ranger aparece na grade frontal, no para-choque traseiro, nas rodas de 18” e no santantônio vindo da topo Limited. Também foram aplicados faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, estribos laterais, enquanto o rack de teto suporta até 80 kg de carga.
A aparência do exterior da picape se repete na cabine oferecendo os bancos da versão XLT revestidos em couro preto, o ar-condicionado de duas zonas, os sete airbags, o multimídia SYNC 3 com Android Auto/Apple CarPlay e as duas entradas USB.
Uma novidade em toda a gama é o Ford PassConnect. Por meio de um aplicativo de smartphone, entre as funções, é possível realizar agendamentos de revisões, travar/destravar as portas ou dar a partida remota com climatização, por exemplo.
Esta estreante cobra R$ 179.900 e oferece um valor mais em conta frente ao da Fiat Toro Ultra (iniciais R$ 186.933). Além disso, a picape média da Ford possui construção do tipo carroceria sobre chassi ao invés de monobloco do utilitário do fabricante de Betim (MG).
+ Chevrolet Equinox 2021 deixa de oferecer o motor 2.0 turbo
+ Lexus SC 400 1992 exibe uma conservação impecável
+ Linha 2022 do Hyundai HB20 ganha novos itens de série
+ Aston Martin Vantage F1 Edition é um safety car para as ruas
Oferecendo maior robustez, sob o capô está o motor 2.2 Duratorq a diesel atrelado ao câmbio automático de seis marchas para garantir boa dose de força nos baixos giros – o torque máximo está disponível a partir de baixos 1.600 rpm.
Embora tenha tração 4×2 a Ford Ranger Black não faz feio no fora-de-estrada leve e os controles eletrônicos de tração/estabilidade ajudam a vencer terrenos irregulares/lama ou áreas alagadas, com capacidade de imersão de 800 mm.
A condução ainda é beneficiada pela direção assistida eletricamente leve ao esterço e o acerto de suspensão semelhante ao da configuração XLS. Uma calibração macia sim, mas que não cobra o preço nas curvas contornadas mais rapidamente.
Os pneus Bridgestone Dueler All Seansons H/T são voltados ao uso urbano e não “roncam” ao trafegar em velocidade mais alta no asfalto – a versão Storm (parte de R$ 200.390) traz os “borrachudos” Pirelli Scorpion All Terrain Plus.
Uma solução interessante está na cobertura rígida da caçamba com acionamento elétrico por controle remoto. Esse equipamento fornecido pela Keko possui uma abertura/fechamento rápido e trava de segurança. Contudo, o acessório reduz em 128 litros o volume do compartimento de carga, indo de 1.180 para 1.028 litros.
A gama de equipamentos também traz o protetor de caçamba e a rede porta-objetos. E os 100 primeiros clientes ganham gratuitamente esses três equipamentos. Segundo a Ford, eles somam R$ 10.000. Com um design bacana e elegante, a Ford Ranger Black agradará os picapeiros urbanos!
FICHA TÉCNICA
Ford Ranger Black
Preço básico: R$ 163.490 (XL Cabine Simples 2.2 Diesel 4×4 MT)
Carro avaliado: R$ 179.900
Emissão de CO2: 194 g/km