Com pegada escurecida e “bandidona”, eis a Ford Ranger Black, cujo conceito apareceu no Salão de São Paulo de 2018. A nova versão pega uma carona no estilo já aplicado na Nissan Frontier Attack e na Chevrolet S10 Midnight, com os cromados eliminados em troca do tom preto brilhante.

O tal “Black” da nova Ford Ranger aparece na grade frontal, no para-choque traseiro, nas rodas de 18” e no santantônio vindo da topo Limited. Também foram aplicados faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, estribos laterais, enquanto o rack de teto suporta até 80 kg de carga.

A aparência do exterior da picape se repete na cabine oferecendo os bancos da versão XLT revestidos em couro preto, o ar-condicionado de duas zonas, os sete airbags, o multimídia SYNC 3 com Android Auto/Apple CarPlay e as duas entradas USB.

Uma novidade em toda a gama é o Ford PassConnect. Por meio de um aplicativo de smartphone, entre as funções, é possível realizar agendamentos de revisões, travar/destravar as portas ou dar a partida remota com climatização, por exemplo.   

Esta estreante cobra R$ 179.900 e oferece um valor mais em conta frente ao da Fiat Toro Ultra (iniciais R$ 186.933). Além disso, a picape média da Ford possui construção do tipo carroceria sobre chassi ao invés de monobloco do utilitário do fabricante de Betim (MG).

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Oferecendo maior robustez, sob o capô está o motor 2.2 Duratorq a diesel atrelado ao câmbio automático de seis marchas para garantir boa dose de força nos baixos giros – o torque máximo está disponível a partir de baixos 1.600 rpm.

Embora tenha tração 4×2 a Ford Ranger Black não faz feio no fora-de-estrada leve e os controles eletrônicos de tração/estabilidade ajudam a vencer terrenos irregulares/lama ou áreas alagadas, com capacidade de imersão de 800 mm. 

A condução ainda é beneficiada pela direção assistida eletricamente leve ao esterço e o acerto de suspensão semelhante ao da configuração XLS. Uma calibração macia sim, mas que não cobra o preço nas curvas contornadas mais rapidamente.

Os pneus Bridgestone Dueler All Seansons H/T são voltados ao uso urbano e não “roncam” ao trafegar em velocidade mais alta no asfalto – a versão Storm (parte de R$ 200.390) traz os “borrachudos” Pirelli Scorpion All Terrain Plus.

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Uma solução interessante está na cobertura rígida da caçamba com acionamento elétrico por controle remoto. Esse equipamento fornecido pela Keko possui uma abertura/fechamento rápido e trava de segurança. Contudo, o acessório reduz em 128 litros o volume do compartimento de carga, indo de 1.180 para 1.028 litros. 

A gama de equipamentos também traz o protetor de caçamba e a rede porta-objetos. E os 100 primeiros clientes ganham gratuitamente esses três equipamentos. Segundo a Ford, eles somam R$ 10.000. Com um design bacana e elegante, a Ford Ranger Black agradará os picapeiros urbanos!


FICHA TÉCNICA

Ford Ranger Black
Preço básico: R$ 163.490 (XL Cabine Simples 2.2 Diesel 4×4 MT)
Carro avaliado: R$ 179.900
Emissão de CO2: 194 g/km

Ford Ranger Black
Motor: quatro cilindros em linha 2.2, 16V, turbo, injeção direta
Cilindrada: 2198 cm³
Combustível: diesel
Potência: 160 cv a 3.200 rpm
Torque: 39,2 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensão: Braços sobrepostos (d) e eixo rígido (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: traseira
Dimensões: 5,354 m  (c), 1,860 m (l), 1,815 m (a)
Entre-eixos: 3,220 m
Pneus: 265/60 R18
Caçamba: 1.028 litros
Tanque: 80 litros
Peso: 2.032 kg
0-100 km/h: 15s
Velocidade máxima: 164 km/h
Consumo cidade: 9,6 km/l
Consumo estrada: 11,3 km/l
Nota do Inmetro: D
Nota na categoria: B (Picape)