21/07/2022 - 8:00
A Ford Ranger apareceu no Brasil durante o Salão de São Paulo de 1994. Em sua segunda geração, era produzida na fábrica de Dearborn, nos Estados Unidos, com a comercialização em nosso mercado a partir de 1995. Passado dois anos, em 1997, o utilitário ganhou o passaporte argentino ao sair do polo de General Pacheco.
Em 28 anos de trajetória em terras tupiniquins, o utilitário até conquistou o status de sonho de consumo na década de 1990. E a Splash (importada de forma independente) exibia tanto a icônica caçamba abaulada quanto uma palheta de cores vivas, como o Canary Yellow, o Sapphire Blue e o Eletric Red, por exemplo.
Dos 5,032 m de comprimento, 1,763 m de largura, 1,560 m de altura, 3,175 m de entre-eixos e 1.060 litros de caçamba, da versão STX cabine estendida, ano 1995, a Ford Ranger espichou ao longo dos anos e a atual geração ostenta 5,354 m, 1,860 m, 1,821 n, 3,220 m e 1.180 litros, na ordem, para comparar.
A pegada de pickup truck norte-americana trouxe neste ano a versão FX4, que debutou acima da configuração Storm (parte de R$ 267.390) oferecendo um preço inicial de R$ 298.790.
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Built Ford Tough
A Ranger FX4 (junção de Ford com 4×4 – a nomenclatura também aparece na Maverick) ostenta um estilo sem detalhes cromados ou diamantados. A grade do radiador exclusiva possui acabamento em black piano – a mesma tonalidade ainda recobre as capas dos retrovisores, a porção inferior dos para-choques dianteiro/traseiro e as rodas de 18” vestidas por pneus Pirelli Scorpion ATR de tamanho 265/60.
Opcionalmente, há o conjunto de 17” com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus de medidas 265/65 R17, os quais foram desenvolvidos para a versão Storm.
Outras particularidades estão nos faróis Full LED com máscara negra, nos apliques plásticos nos para-lamas, no santantônio tubular, nos logotipos FX4 nas laterais/na tampa da caçamba e o exterior ainda pode receber alguns acessórios.
Entre eles: a capota marítima (R$ 1.816,88), a capota rígida retrátil com acionamento automático (R$ 8.840,91), a capota rígida retrátil com acionamento manual (R$ 6.975,59), o snorkel (R$ 4.364,77), o protetor de caçamba (R$ 1.363,97) e as caixas organizadoras compartimento de carga (R$ 2.657,00 cada). As já citadas rodas de 17” com os pneus Pirelli Scorpion ATR Plus cobram R$ 2.000 extras.
Portanto, uma Ford Ranger FX4 igual ao das fotos e na tonalidade sólida branco Ártico sai por R$ 311.842,62.
Cabine Dupla
O interior da Ford Ranger FX4 transmite uma boa construção e arremates, assim como a posição dirigir é agradável e a ergonomia evidenciada pelos comandos posicionados à mão. Aparecem os detalhes em preto brilhante no aplique do volante, à direita do painel e nas maçanetas internas, enquanto os bancos são revestidos em couro (o do motorista ajustável eletricamente), com as costuras em vermelho e o logotipo FX4 em baixo relevo nos encostos frontais.
Além disso, de série o pacote da Ford Ranger FX4 ainda oferta o ar-condicionado de duas zonas, o quadro de instrumentos parcialmente digital, o sensor de estacionamento, a câmera de ré e o multimídia SYNC 3 com Android Auto/Apple CarPlay (requer o uso de cabos).
Quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas e os joelhos por conta do entre-eixos de 3,220 m. Uma medida superior ao das rivais Chevrolet S10 (3,096 m), Mitsubishi L200 Triton e L200 Triton Sport, ambas com 3,000 m, Nissan Frontier (3,150 m), Toyota Hilux (3,085 m) e Volkswagen Amarok (3,097 m).
A caçamba da Ford Ranger FX4 acomoda 1.180 litros ao passo que Chevrolet S10 (1.061), Mitsubishi L200 Triton (1.046)/L200 Triton Sport (1.046), Nissan Frontier (1.054), Toyota Hilux (1.000) e Volkswagen Amarok (1.280).
Propulsor de cinco cilindros 3.2 turbodiesel
Sob o capô, o motor de cinco cilindros 3.2 Duratorq vai associado ao câmbio automático de seis marchas para entregar 200 cv de potência a 3.000 rpm e 469,74 Nm (47,9 kgfm) de torque a 1.750 rpm.
De acordo com o fabricante, para se adequar ao Proconve L7, a Ford Ranger recebeu o tratamento com o reagente líquido Arla 32, o que trouxe uma nova calibração do propulsor, porém, sem alterar os números de desempenho.
Embora a cavalaria seja igual ao da Chevrolet S10, a rival produz 500,14 Nm (51 kgfm) garantindo retomadas mais animadas. Já o V6 3.0 turbodiesel da Volkswagen Amarok (nomenclatura EA 897) descarrega 258 cv de potência e brutais 579,57 Nm (59,1 kgfm).
Mesmo assim, a Ford Ranger FX4 não decepciona ao volante por entregar acelerações espertas partindo da imobilidade e acompanhadas de um ronco alto e encorpado (quando equipada com o snorkel), além da baixa vibração/ruído em marcha lenta. O câmbio automático trabalha de maneira esperta ajudando na tarefa de caminhar à frente.
Um ponto alto da Ford Ranger está no conjunto de suspensões, que filtram/absorvem muito bem as irregularidades do asfalto da mesma forma que promove um ótimo controle de carroceria. A direção assistida eletricamente é direta e precisa ao esterço contribuindo na dirigibilidade, enquanto a tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida por ser escolhida pelo seletor giratório no console central.
A Ford Ranger FX4 é a versão de despedida da atual geração do utilitário médio da marca do “oval azul”, pois a novíssima Ranger foi apresentada no final do ano passado e virá ao Brasil em 2023.
FICHA TÉCNICA
FORD RANGER FX4 3.2 DIESEL 4X4 AT 2023
Preço básico: R$ 298.790,00
Carro avaliado: R$ 311.842,62
Ford Ranger FX4 3.2 Diesel 4×4 AT 2023
Motor: 5 cilindros em linha 3.2, 20V, turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas no cabeçote
Cilindrada: 3198 cm³
Combustível: diesel
Potência: 200 cv a 3.000 rpm
Torque: 469,74 a 1.750 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: braços sobrepostos (d) e eixo rígido (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida
Dimensões: 5,354 m (c), 1,860 m (l), 1,821 m (a)
Entre-eixos: 3,220 m
Pneus: 265/60 R18 (265/65 R17 opcionais)
Caçamba: 1.180 litros
Tanque: 80 litros
Peso: 2.247 kg
0-100 km/h: 11s6
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo cidade: 8,6 km/l
Consumo estrada: 9,6 km/l
Emissão de CO²: 222 g/km
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: D (picape)
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