PreviousNext

Na era do turbo, cilindrada não diz nada. Então não há por que torcer o nariz para esse Golf Comfortline 1.0 TSI que chega agora ao Brasil. Primeiro hatch médio do Brasil com motor “mil” –  e ainda por cima 3 cilindros –, ele é mais um exemplo de motores menores e tecnológicos (downsizing) não servem só para reduzir consumo e poluição. Na maioria dos casos, como no desse Golf, também aumenta o prazer ao volante. Isso porque motores turbo tem mais torque, e em rotações mais baixas do que nos aspirados que substituem.

No caso da Volks, o Jetta ganhou muito trocando seu velho 2.0 pelo 1.4 TSI. Nesse Golf, o downsizing já havia sido feito na versão Highline, oferecida só com o 1.4 turbo. Já a Comfortline tinha apenas o 1.6 MSI. Agora, em uma estratégia distinta, esse 1.0 com turbo e injeção direta não o substitui, mas, a princípio, convive com ele. E, também a princípio, há só versão manual; quem quiser automático terá que ir de 1.6 MSI ou 1.4 TSI. Estaria a Volks com medo do preconceito do consumidor em relação aos motores 1.0?

O medo não seria infundado. Muitos ainda desconfiam de motor 1.0 em carro grande – talvez por trauma do Ford EcoSport Supercharged. Mas isso foi há mais de uma década. Os tempos são outros, e, após guiar esse Golf, garantimos: não há o que temer. Ele é muito melhor que o 1.6. Para começar, gasta menos e anda mais. Com etanol, atinge 100 km/h em 9s7, contra 10s4 do 1.6, e tem consumo nota A na categoria e no ranking geral, enquanto o 1.6 tem notas D e B, respectivamente.

Se a melhoria no consumo impressiona – e na estrada superamos 16 km/l –, a do desempenho, olhando só os números, não parece tão grande. Fora os 7 décimos de vantagem na aceleração, o 1.0 TSI soma 5 cv aos 120 do motor 1.6. Mais importantes, porém, são os números de torque. Seus 20,4 kgfm são dignos de um 2.0 e quase 4 kgfm a mais que no motor maior – e estão disponíveis a 2.000 rpm (ante 4.000).

Ao volante, isso faz muita diferença. As respostas são mais vigorosas e imediatas, como comprovamos em estradinhas sinuosas na Serra do Mar (SP), entre a Tamoios, Salesópolis e Santa Branca. Na tangência das curvas, sempre quer pedíamos motor ele respondia sem retardo (turbo lag). Isso porque além de ter turbina pequena, o intercooler é integrado ao coletor de admissão, reduzindo volumes de gases deslocados. E essas não foram as únicas mudanças em relação ao 3 cilindros do Up (105 cv). Para citar só as mais importantes, a potência subiu aumentando a pressão do turbo (de 0,9 para 1,3 bar) e alterando os pontos de ignição; e para conter a temperatura, as válvulas foram recheadas de sódio e o radiador auxiliar quase dobrou de tamanho.

O prazer ao volante é reforçado pelo ótimo câmbio de seis marchas (o 1.6 tem cinco). Os engates são precisos e a marcha extra contém as rotações (são 2.900 rpm a 120 km/h). No mais, é o Golf de sempre, com excelente acabamento, dinâmica excepcional e direção precisa. O preço inicial é de R$ 74.990, indo a R$ 93.731 completo (confira itens de série e opcionais abaixo). Assim, o Golf Comfortline 1.0 TSI é sempre R$ 1.860 mais caro que o 1.6 Comfortline manual (R$ 78.130 oficiais, R$ 73.130 nas lojas). Vale a pena pagar essa diferença pela novidade. Não há o que temer.

Ficha Técnica

VW GOLF COMFORTLINE 1.0 TSI

Preço básico: R$ 74.990
Carro avaliado: R$ 93.641
Motor: 3 cilindros em linha 1.0, 12V, duplo comando variável, turbo, injeção direta
Cilindrada: 999 cm3
Combustível: flex
Potência: 116 cv a 5.500 rpm (g) e 125 cv a 5.500 rpm (e)
Torque: 20,4 de 2.000 a 3.500 (g/e)
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,255 m (c), 1,799 m (l), 1,468 m (a)
Entre-eixos: 2,638 m
Pneus: 205/55 R16 (Opcional: 225/45 R17)
Porta-malas: 313 litros
Tanque: 51 litros
Peso: 1.223 kg
0-100 km/h: 9s9 (g) e 9s7 (e)
Velocidade máxima: 190 km/h (g) e 194 km/h (e)
Consumo cidade: 11,9 km/l (g) e 8,4 km/l (e)
Consumo estrada: 14,3 km/l (g) e 10,1 km/l (e)
Emissão de CO2: 103 g/km – Com etanol: ZERO
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (Médio)

LISTA DE EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE

7 airbags, alerta de perda de pressão dos pneus, ar-condicionado, banco traseiro bipartido e rebatível (1/3 e 2/3), bancos dianteiros com ajuste de altura e lombar, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, cintos de segurança com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, cintos traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central), ajuste de altura e profundidade do volante, porta-malas com iluminação e tomada 12V, controles de tração e de estabilidade, alavanca de transmissão e freio de estacionamento revestidos em couro, descanso de braço dianteiro central com porta objetos e regulagem longitudinal e de altura, descanso de braço traseiro central com porta copos e acesso ao compartimento de bagagem, direção elétrica, display multifuncional com computador de bordo, retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis e com luzes indicadoras de direção integradas, faróis de neblina com luz de conversão estática, isofix, assistência de partida em subidas, freios com sistema “Multicollision Brake”, ABS, gaveta sob o banco do motorista, lanterna de neblina, luzes de leitura dianteiras e traseiras, para-sóis com espelho e iluminação, porta-luvas iluminado e refrigerado, porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, rodas de liga leve aro 16” e pneus 205/55 R16, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alarme com comando remoto, chave tipo canivete, sistema de Infotainment “Composition Media” com CD-Player, tela touchscreen de 6.5”, App-Connect, sensor de aproximação, bluetooth, entradas SD-Card, USB e Aux-In, Android Auto e Apple CarPlay, 8 alto-falantes e comando de voz, sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, travamento elétrico central, vidros dianteiros e traseiros elétricos “one touch”, volante em couro.

 PACOTE COMFORT (R$ 4.632)

(exige pacotes Elegance ou Exclusive)

Bancos de couro e ar-condicionado automático de duas zonas.

 PACOTE ELEGANCE (R$ 3.200)

(não pode ser comprado junto com Exclusive)

Sensores de chuva, faróis com acendimento automático, função “Coming & Leaving home”, retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico), piloto automático, limitador de velocidade, volante multifuncional, rodas de liga leve 17, pneus 225/45

 PACOTE EXCLUSIVE (R$ 9.549)

(não pode ser comprado junto com Elegance) Pacote Elegance + sistema infotainment “Discover Media” com navegação, entradas SD-Card (2), USB, auxiliar, interface para iPod/iPhone, navegador GPS e app-Connect

TETO SOLAR (R$ 4.560)

Teto solar panorâmico

CORES:

Preto Ninja, Branco Puro, Vermelho Tornado, Prata Sargas, Azul Night, Cinza Platinum, Preto Mystic, Prata Tungstênio