18/02/2026 - 8:00
O avanço da estrutura de recarga tem permitido que as montadoras invistam em modelos eletrificados no Brasil. E uma das principais marcas com esse foco é a GWM. Com quase 100% do seu portfólio composto por modelos eletrificados, a fabricante chinesa já oferece desde o hatch 100% elétrico ORA 03, até SUV híbridos, como a linha Haval e o Tank 300, por exemplo.
+GWM Haval H6 2026 para PCD chega mais barato que Pulse, mas para poucos
+Impressões ao dirigir: Volvo EX30 Ultra Twin Motor é (quase) um pecado pelo excesso

Este último, aliás, conta com motorização híbrida plug-in, que alimenta as baterias em tomadas para, assim, poupar o consumo. O grandalhão não tem concorrente direto e se vale da aparência robusta. É, inclusive, comparável a modelos como Jeep Wrangler e Mercedes-AMG G 63, porém, bem mais barato.
Tank 300 é mais barato do que parece
Pelo Tank 300, o interessado não precisa desembolsar meio milhão de reais ou (bem) mais. Vendido em única configuração de acabamento, o modelo sai por R$ 339.000, e vem bem completo. Equipado com radares e sensores, oferece recursos de última geração, como o sistema ADAS de nível 2.

Ou seja, conta com frenagem de emergência autônoma, alerta de emergência de tráfego traseiro cruzado, estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de permanência em faixa e alerta de mudança de faixa, entre outras funções. Inclusive, tem até controle de cruzeiro com modo off-road.

Sem contar que a vasta lista de mimos oferece ao motorista itens como sistema de capô invisível (a câmera mostra o que acontece debaixo do cofre do motor) e até o Tank Steering. Em síntese, reduz o diâmetro de giro em 20% para manobras em espaços mais apetados.
Estilo parrudo e boas dimensões

Só para ter base, o jipão que tem faróis redondos cortados por uma faixa de LEDs, para-choque parrudo, carroceria quadrada e estepe pendurado na tampa traseira (com abertura lateral) tem, de acordo com a ficha técnica fornecida pela GWM, 4,76 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de altura e vastos 2,75 m de espaço entre-eixos. Desse modo, cinco adultos viajam com folga a bordo do Tank 300.
Aliás, como o carro é voltado ao público aventureiro, que precisa de mais espaço para bagagem e acomodação de equipamentos e acessórios para trilhas, bikes e afins, não há opção de sete assentos. Quem ganha é o porta-malas, de vastos 863 litros de capacidade – do piso ao teto. A má notícia é que não tem tampão. Logo, quem usa o carro na cidade precisa esvaziar o compartimento onde quer eu estacione, ou gastar um valor extra pelo acessório, que é vendido à parte.
Interior
Na cabine, materiais premium, tela inteiriça que divide quadro de instrumentos e central multimídia (cada uma com 12,3″) e um toque de Mercedes Classe G. Afinal, além de saídas de ar-condicionado em formato circular, o modelo vem com o charmoso relógio analógico no centro do painel.

Em termos de tecnologia, o Tank 300 disponibiliza espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, além de comodidades como wi-fi, conexão 4G, sistema de navegação GPS nativo e comandos de voz em português do Brasil. A atualização de software é remota – nada de se deslocar até uma concessionária.

Seguindo a lista, volante aquecível, bancos com ajustes elétricos, massagem, ventilação, aquecimento e revestimento com couro, bem como iluminação ambiente com 64 cores distintas. Tem teto solar (que poderia ser panorâmico), carregador de celular por indução e seis airbags. Para ajudar na condução, bússola, inclinômetro, ângulo de giro e outras funções estão no pacote.
Na prática
Por falar em condução, o Tank 300 usa motorização – exclusiva para o mercado brasileiro – PHEV (híbrida plug-in). Nela, um motor elétrico trabalha em conjunto com o 2.0 turbo com injeção direta de gasolina. Tem potência total de 394 cv e torque máximo de brutos 76,5 mkgf. Tais credenciais levam o modelo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e aos 180 km/h de velocidade máxima – limitada eletronicamente.

Durante a avaliação, fica fácil constatar que o Tank 300 é um modelo valente nas acelerações e que oferece extremo conforto. Apesar de um pouco escandaloso nas emissões de alertas ao motorista, e do acionamento constante da exibição das imagens captadas pelas câmeras em meio ao trânsito (o que atrapalha a navegação por GPS), o jipe da GWM é firme em curvas fechadas, tem ótimo isolamento acústico – conta com cancelamento ativo de ruído – e rende respostas diretas de direção.

A alta capacidade do Tank 300 tanto no on-road quanto no fora-de-estrada é um capítulo extra. Afinal, o modelo oferece tração 4×4 com opções de 2H, 4H e 4L (reduzida), além de bloqueio eletrônico de diferencial central, traseiro e dianteiro. Tem, no total, nove modos de condução. E, ao contrário do que se pensa quando vemos um veículo deste porte, o silêncio é total em arrancadas e com o uso do motor elétrico – quando carregado. Aquela ideia de carro moroso ou pesadão é coisa do passado.

Autonomia elétrica de 75 km
Isso, claro, se deve a eletrificação. A bateria (fica no eixo traseiro e tem capacidade de 37,1 kWh) aceita recarga rápida e proporciona autonomia de 75 km no modo 100% elétrico. Os dados são do Inmetro. Assim, quem gasta, por exemplo, 25 km para ir ao trabalho e outros 25 km para voltar, pode evitar as visitas aos postos de abastecimento. Cabe, ainda, pontuar que o recurso V2L (Vehicle to Load) é capaz de fornecer energia para outros aparelhos, como cafeteiras e fornos, por exemplo. Em épocas de apagões, essa tecnologia é uma “mão na roda”.

Ademais, o Tank 300 é bom de asfalto. O trabalho do câmbio automático de nove marchas é primoroso. E o SUV encara ladeiras, trechos de lama, depressões e tudo quanto é tipo de terreno, tudo, sem sair dos trilhos. Aliás, mesmo com tanta eletrônica, a GWM garante que o SUV pode imergir até 70 cm.

Mais números: são 32 graus de ângulo de entrada, 33° de ângulo de saída, 22,2 centímetros de altura livre do solo, 440 kg de capacidade de carga, 750 kg de capacidade de reboque sem freio e 2.500 kg de reboque com freio. Por fim, o peso em ordem de marcha do GWM Tank 300 é de 2.630 kg.




