08/05/2018 - 8:00
Em 2009, comprei um Honda Civic LXS, com o qual fiquei por três anos. Agora, dirigindo a décima geração, lembrei-me de quanto o sedã conserva-se bom ao longo do tempo. A linha 2018 ganhou novidades, principalmente nas versões Sport e EX (avaliada), com a nova central multimídia dotada de tela de 7” e Android Auto/Apple CarPlay (estreou no Fit), enquanto a EXL recebeu os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A turbinada versão Touring segue inalterada.
Outras mudanças estão nos acabamentos. A Sport estreou os retrovisores pintados de preto e mudanças no revestimento dos assentos. O quadro de instrumentos da Sport e da EX ainda receberam indicador de temperatura do motor e do nível do combustível em vermelho, substituindo a antiga iluminação azulada. Foram atualizações pontuais, que não mexeram nos preços. O Civic EX custa R$ 99.900.
O sedã não teve mudanças mecânicas. A marca manteve o motor 2.0 aspirado associado a um câmbio continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas. Embora não seja rápido igual ao 1.5 turbo de 173 cv e 22,4 kgfm da configuração Touring (R$ 124.900), a dirigibilidade do Civic EX agrada pelas boas respostas e o trabalho eficiente da transmissão, com opção de trocas sequenciais por meio das borboletas atrás do volante. Ao acionar o botão Econ, o conjunto se adequa para privilegiar o consumo, oferecendo um comportamento mais contido, mesmo na versão 2.0.
As suspensões transmitem conforto e pitadas de esportividade, evitando que a carroceria incline nas curvas contornadas mais rapidamente. Também merecem elogios a precisa direção elétrica de relação variável e os eficazes freios a disco nas quatro rodas. Em segurança, o Civic EX traz controles eletrônicos de tração/estabilidade, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida e isofix para fixação de cadeirinhas infantis, por exemplo. Quem viaja como passageiro encontra uma cabine espaçosa e bom espaço para as pernas e joelhos dos ocupantes traseiros, devido aos 2,700 m de entre-eixos – mesma medida do Corolla e do Cruze. O Hionda Civic mudou pouco, é verdade, mas essa mexida pontual poderá ajudá-lo a tentar recuperar o terreno perdido nesses últimos tempos.
Ficha técnica:
Honda Civic 2.0 EX CVT
Preço básico: R$ 89.400
Carro avaliado: R$ 99.900
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando continuamente variável (i-VTEC)
Cilindrada: 1997 cm³
Combustível: flex
Potência: 150 cv a 6.300 rpm (g) e 155 cv a 6.300 rpm (e)
Torque: 19,3 kgfm a 4.700 rpm (g) e 19,5 kgfm a 4.800 rpm (e)
Câmbio: CVT (continuamente variável), sete marchas simuladas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,637 m (c), 1,798 m (l), 1,433 m (a)
Entre-eixos: 2,700 m
Pneus: 215/50 R17
Porta-malas: 519 litros
Tanque: 56 litros
Peso: 1.290 kg
0-100 km/h: 10s9
Velocidade máxima: 195 km/h
Consumo cidade: 10,5 km/l (g) e 7,2 km/l (e)
Consumo estrada: 13,0 km/l (g) e 8,9 km/l (g)
Emissão de CO²: 116 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Grande)