A sigla Si faz palpitar o coração dos ávidos por desempenho desde o sedã lançado no Brasil em abril de 2007 – à época feito em Sumaré, no interior de São Paulo. Um carro viciante pelo casamento do “girador” motor 2.0 16V i-VTEC (K20) naturalmente aspirado ao câmbio manual de seis marchas encurtado, com 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm a 6.100 rpm, que desferia um soco na boca do estômago nos giros mais altos.

A partir de 2014, o modelo veio importado do Canadá na carroceria cupê oferecendo um 2.4 16V “aspiradão” também atrelado ao câmbio manual de seis marchas para cravar 206 cv a 7.000 rpm e 23,9 kgfm a 4.400 rpm. Entretanto, não era tão radical quanto o primeiro Si (sigla para Sport Injection) à venda em nosso mercado.

O atual Honda Civic Si está na era dos motores turbinados e apelou para a agressividade do design. Agora, a linha 2020 ganhou pontuais mudanças e até uma mexidinha mecânica. O visual trouxe novas molduras para os faróis de neblina, que agora são de LED, com novo desenho e acabamento em preto brilhante, além de barra transversal em formato de “L” no para-choque dianteiro na cor da carroceria.

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Outra novidade do Honda Civic Si 2020 aparece nas belíssimas rodas de liga leve de 18” em acabamento preto fosco vestidas por pneus Goodyear F1 de medidas 235/40. Atrás, foram mantidos tanto o aerofólio montado na tampa do porta-malas quanto a saída central de escape.

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Ao abrir a porta, o interior passou a ostentar elementos em vermelho vistos na faixa central dos bancos (antes, em cinza) e nas saídas de ar. A cabine também oferece pedaleiras de alumínio, com uma excelente posição dos pedais, e o painel em acabamento Dry Metal Carbon. De acordo com o fabricante, novos equipamentos de conforto/conveniência estão presentes, como o sensor de chuva e o carregamento de smartphones por indução, só para citar.

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O Honda Civic Si ainda traz freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado de duas zonas, multimídia de 7” dotado de conectividade Android Auto/Apple CarPlay e áudio composto por dez alto-falantes e 450 watts de potência.

Motor turbo e câmbio encurtado

A força vem do motor 1.5 com turbo, injeção direta e duplo comando de válvulas variáveis  – também aplicado nas versões Touring de Civic, HR-V e CR-V. Com 208 cv a 5.700 rpm e bons 26,5 kgfm a 2.100 rpm, a entrega de desempenho do Honda Civic Si ficou mais direta por conta da relação de câmbio encurtada em 6%. Ou seja, o que já era bom ficou melhor!

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Tivemos o nosso primeiro contato na pista de testes da Honda, no interior de São Paulo, e, agora passamos alguns dias com o carro para comprovar os benefícios da atualização mecânica. De início, o Honda Civic Si não ficou cansativo no uso diário. Afinal, o torque disponível a partir de baixos giros não pede constantes mudanças de marchas tampouco reduções ao enfrentar valetas ou lombadas. É possível passar por esses obstáculos em terceira e retomar a velocidade gradualmente sem encostar na alavanca de câmbio.

Outra característica está no comportamento mais afiado ao cutucar o pedal do acelerador. Frente ao antecessor, a pegada ficou mais intensa e o Honda Civic Si dispara com vontade e é preciso atenção na agulha de rpm, pois facilmente cortamos o giro durante as acelerações.

Fotos: Divulgação (Caio Mattos)

É marcha sobre marcha, com engates curtos e para lá de precisos, enquanto o pedal de embreagem macio o torna facilmente utilizável no dia a dia. Aliás, por um azar enfrentei um congestionamento de “arrancar os cabelos” e não senti o pé tampouco a perna esquerda cansados após um longo tempo ao volante.

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A posição de dirigir é digna de aplausos e as abas laterais pronunciadas dos bancos ajudam a segurar o corpo nas curvas. Também é de “tirar o chapéu” as reações diretas da caixa de direção. Se antes, a falta de ronco era uma reclamação, o Honda Civic Si ganhou um emulador de som (Active Sound Control) acionado no modo Sport e oferecendo um sonoridade bacana e não muito sintetizada.

Esse programa altera os parâmetros de aceleração, da direção e das suspensões. Aliás, com amortecedores adaptativos, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais atrás), bucha sólidas à frente e na traseira, além de braços de controle na traseira oriundos do radical Civic Type R. Embora fique mais firme no modo Sport, o Honda Civic Si não é daqueles carros que arrancam as obturações dos dentes ao passar por buracos ou demais imperfeições do asfalto.

Se na cidade o Honda agradou, na estrada a história se repete, com um gostinho de quero mais. E que cupê prazeroso de guiar em velocidades mais altas! Plantado no chão, dá risada das curvas ao contorná-las oferecendo altas doses de estabilidade.

Fotos: Divulgação (Caio Mattos)

Mesmo com a relação de câmbio encurtada em 6% é possível viajar a 100 km/h com o ponteiro do conta-giros marcando 2.450 rpm (a 120 km/h repousa em 2.950 rpm). Durante nossa avaliação rodoviária indo a constantes 120 km/h em sexta marcha foi possível chegar um consumo de 15,7 km/l.

Não à toa o Honda Civic Si possui uma legião de fãs espalhados ao redor do mundo. Também pudera, pois é um carro que consegue conciliar esportividade com usabilidade cotidiana – só quem vai atrás precisa de um leve contorcionismo para acessar o banco traseiro.

E ainda torce o pescoço dos pedestres e dos demais condutores pelas ruas. Se você possui os R$ 184.990 disponíveis na conta é uma bela aquisição. Três cores estão disponíveis: Platinum White Pearl, Rallye Red e Crystal Black Pearl.


FICHA TÉCNICA

HONDA CIVIC SI
Preço básico:
R$ 184.990
Carro avaliado: R$ 184.990

Honda Civic Si
Motor:
4 cilindros em linha 1.5, 16V, duplo comando continuamente variável, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1498 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 208 cv a 5.700 rpm
Torque: 26,5 kgfm de 2.100 rpm a 5.000 rpm
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multi-link (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,522 m (c), 1,799 m (l), 1,421 m (a)
Entre-eixos: 2,700 m
Pneus: 235/40 R18
Porta-malas: 334 litros
Tanque: 47 litros
Peso: 1.321 kg
0-100 km/h: 7s2*
Vel. máxima: 238 km/h*
Consumo cidade: 11,2 km/l
Consumo estrada: 13,7 km/l
Emissão de CO²: 110 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Esportivo)
*Estimado