27/09/2025 - 7:00
O Honda HR-V é o nono carro de passeio 0km mais vendido do Brasil em 2025 até agosto. Segundo dados da Fenabrave, o modelo já emplacou 40.113 unidades. Na categoria de SUV compacto, ele é o terceiro mais comercializado, atrás do Hyundai Creta (45.680) e o campeão de vendas Volkswagen T-Cross (61.252).
Mas o que faz o SUV compacto fazer tanto sucesso, apesar de sua versão topo, a Touring, ser a mais cara entre seus pares, a partir de R$ 209.900? Tradição, visual bem resolvido e bons itens, explicam um pouco. A primeira geração que estreou no Brasil chegou em 2015, em um momento que os SUVs estavam começando a despontar por aqui.
Agora, em sua segunda geração, que foi lançada em 2022, o modelo ganhou atualizações pontuais para a linha 2026 e também ficou mais salgado na última reestilização lançada há dois meses – a Touring recebeu R$ 5,7 mil adicionais.
- Hyundai Creta Ultimate 1.6: R$ 193.590
- Volkswagen T-Cross Extreme: R$ 196.990
- Honda HR-V Touring: R$ 209.900

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Visual
O visual é o ponto alto da configuração. A nova grade frontal, com elementos trapezoidais e linhas mais retas, o concedeu um ar mais sóbrio. A Touring também passou a contar com luzes de seta dinâmicas, pela primeira vez, dando um toque de carro mais caro. Os detalhes em preto brilhante entregam um bom acabamento.

Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com desenho diamantado. Atrás, destaque para as lanternas horizontais em vermelho e escape duplo.

Porém, o porta-malas pode ser uma das questões para escolher a concorrência. Apesar de caber 354 litros e atender “na medida” a uma viagem de fim de semana para uma família com três pessoas, o espaço é menor que do T-Cross (373 litros) e do Creta (422 litros). Ele tem abertura e fechamento elétricos.

O teto solar é outro aspecto que ficou faltando frente aos carros das outras marcas. Ele não aparece nem como opcional no configurador do site da Honda.

Quando o assunto é tamanho, ele é o maior em comprimento ante os outros dois e tem um entre-eixos semelhante:
- HR-V Touring: 4.385 mm de comprimento e 2.610 mm de entre-eixos
- Creta Ultimate: 4.330 mm de comprimento e 2.610 mm de entre-eixos
- T-Cross Extreme: 4.218 mm de comprimento e 2.651 mm de entre-eixos

Interior
Por dentro, a Touring, assim como as demais versões, recebeu uma nova multimídia de 8 polegadas, com moldura mais fina. Ela é simples, com ícones grandes, e apresentou pequenas dificuldades na conexão com o Apple Car Play sem fio, e leves falhas no momento de reprodução no Spotify, mas entregou. O som (4 alto-falantes + 4 tweeters) tem uma qualidade na média.

O carregador de celular por indução e as saídas USB e USB-C facilitam caso o motorista e passageiros queiram carregar seus aparelhos.

O painel de instrumentos tem tela de 7” digital e mescla um velocímetro analógico. O banco do motorista tem ajuste elétrico. Além disso, há ajuste manual da posição do volante, quanto altura e profundidade.

Itens de série
A lista de equipamentos é bem completa para um SUV compacto. Ela agrega: seis airbags, ar-condicionado automático de duas zonas com ventilação para os ocupantes traseiros, monitor de pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônico de descidas (HDC), sistema Lane Watch com câmera anti-ponto cego, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, farol alto com comutação automática e piloto automático adaptativo (ACC).
O ACC, inclusive, funciona muito bem, mas apresenta frenagens extremas em alguns momentos, mesmo com distâncias médias diante dos veículos.

Motorização
O motor 1.5 turboflex desenvolve 177 cv e 24,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), associado à transmissão automática CVT com sete marchas simuladas. O conjunto permite ultrapassagens com facilidade e é muito esperto. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
Apesar de potente, comparado com Creta Ultimate (1.6 de 193 cv e 27 kgfm) ele perde em cavalaria e torque, e com T-Cross Extreme (1.4 de 150 cv e 25,5 kgfm) em torque.
Durante os testes, realizados sempre no modo econômico e com gasolina, o computador de bordo anotava números próximos de 12 km/l e 14 km/l, na cidade e estrada, respectivamente. Os números oficiais são de 11,5 km/l e 12,9 km/l, na mesma base.

Veredicto
O Honda HR-V Touring é grande e entrega um visual com detalhes refinados. Ele talvez seja o SUV compacto mais médio do mercado. Um design acima da média e com o tamanho na medida certa para quem tem dificuldade de estacionar ou tem vagas apertadas.
Por outro lado, ele peca no porta-malas e na falta de um teto solar, como visto nos seus principais concorrentes. Em motorização, apesar de seus bons números, perde para o Creta Ultimate 1.6.
Gosto não se discute, mas quem optar pelo HR-V Touring vai pagar por isso – bem mais que seus concorrentes.