O Honda HR-V é o nono carro de passeio 0km mais vendido do Brasil em 2025 até agosto. Segundo dados da Fenabrave, o modelo já emplacou 40.113 unidades. Na categoria de SUV compacto, ele é o terceiro mais comercializado, atrás do Hyundai Creta (45.680) e o campeão de vendas Volkswagen T-Cross (61.252).

Mas o que faz o SUV compacto fazer tanto sucesso, apesar de sua versão topo, a Touring, ser a mais cara entre seus pares, a partir de R$ 209.900? Tradição, visual bem resolvido e bons itens, explicam um pouco. A primeira geração que estreou no Brasil chegou em 2015, em um momento que os SUVs estavam começando a despontar por aqui.

Agora, em sua segunda geração, que foi lançada em 2022, o modelo ganhou atualizações pontuais para a linha 2026 e também ficou mais salgado na última reestilização lançada há dois meses – a Touring recebeu R$ 5,7 mil adicionais.

    • Hyundai Creta Ultimate 1.6: R$ 193.590
    • Volkswagen T-Cross Extreme: R$ 196.990
    • Honda HR-V Touring: R$ 209.900
Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

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Visual

O visual é o ponto alto da configuração. A nova grade frontal, com elementos trapezoidais e linhas mais retas, o concedeu um ar mais sóbrio. A Touring também passou a contar com luzes de seta dinâmicas, pela primeira vez, dando um toque de carro mais caro. Os detalhes em preto brilhante entregam um bom acabamento.

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com desenho diamantado. Atrás, destaque para as lanternas horizontais em vermelho e escape duplo.

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Porém, o porta-malas pode ser uma das questões para escolher a concorrência. Apesar de caber 354 litros e atender “na medida” a uma viagem de fim de semana para uma família com três pessoas, o espaço é menor que do T-Cross (373 litros) e do Creta (422 litros). Ele tem abertura e fechamento elétricos.

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

O teto solar é outro aspecto que ficou faltando frente aos carros das outras marcas. Ele não aparece nem como opcional no configurador do site da Honda.

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Quando o assunto é tamanho, ele é o maior em comprimento ante os outros dois e tem um entre-eixos semelhante:

  • HR-V Touring: 4.385 mm de comprimento e 2.610 mm de entre-eixos
  • Creta Ultimate: 4.330 mm de comprimento e 2.610 mm de entre-eixos
  • T-Cross Extreme: 4.218 mm de comprimento e 2.651 mm de entre-eixos
Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Interior

Por dentro, a Touring, assim como as demais versões, recebeu uma nova multimídia de 8 polegadas, com moldura mais fina. Ela é simples, com ícones grandes, e apresentou pequenas dificuldades na conexão com o Apple Car Play sem fio, e leves falhas no momento de reprodução no Spotify, mas entregou. O som (4 alto-falantes + 4 tweeters) tem uma qualidade na média.

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

O carregador de celular por indução e as saídas USB e USB-C facilitam caso o motorista e passageiros queiram carregar seus aparelhos. 

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

O painel de instrumentos tem tela de 7” digital e mescla um velocímetro analógico. O banco do motorista tem ajuste elétrico. Além disso, há ajuste manual da posição do volante, quanto altura e profundidade.

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Itens de série

A lista de equipamentos é bem completa para um SUV compacto. Ela agrega: seis airbags, ar-condicionado automático de duas zonas com ventilação para os ocupantes traseiros, monitor de pressão dos pneus (TPMS), controle eletrônico de descidas (HDC), sistema Lane Watch com câmera anti-ponto cego, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, farol alto com comutação automática e piloto automático adaptativo (ACC).

O ACC, inclusive, funciona muito bem, mas apresenta frenagens extremas em alguns momentos, mesmo com distâncias médias diante dos veículos.

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Motorização

O motor 1.5 turboflex desenvolve 177 cv e 24,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), associado à transmissão automática CVT com sete marchas simuladas. O conjunto permite ultrapassagens com facilidade e é muito esperto. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. 

Apesar de potente, comparado com Creta Ultimate (1.6 de 193 cv e 27 kgfm) ele perde em cavalaria e torque, e com T-Cross Extreme (1.4 de 150 cv e 25,5 kgfm) em torque.

Durante os testes, realizados sempre no modo econômico e com gasolina, o computador de bordo anotava números próximos de 12 km/l e 14 km/l, na cidade e estrada, respectivamente. Os números oficiais são de 11,5 km/l e 12,9 km/l, na mesma base.

Honda HR-V Touring 2026 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Veredicto

O Honda HR-V Touring é grande e entrega um visual com detalhes refinados. Ele talvez seja o SUV compacto mais médio do mercado. Um design acima da média e com o tamanho na medida certa para quem tem dificuldade de estacionar ou tem vagas apertadas.

Por outro lado, ele peca no porta-malas e na falta de um teto solar, como visto nos seus principais concorrentes. Em motorização, apesar de seus bons números, perde para o Creta Ultimate 1.6.

Gosto não se discute, mas quem optar pelo HR-V Touring vai pagar por isso – bem mais que seus concorrentes.

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