Avaliação: Mercedes-AMG A45 é um monstro para quem tem experiência

O Mercedes-AMG A45 segue o ditado de que são nos menores frascos que estão os melhores perfumes. Um bólido de rua para fazer sua alegria

O Mercedes-AMG A45 não é um carro para novatos. E, assim como os compatriotas Audi RS3 Sportback (400 cv), que chega no segundo semestre deste ano, e BMW M140i (340 cv), exige entrosamento e parcimônia do motorista. Um hot hatch de reações rápidas, comportamento intempestivo e desempenho para lá de veloz. Ainda mais frenético, agora seu motor 4 cilindros 2.0 turbinado feito a mão ganhou uma injeção de ânimo e pulou de 360 para 381 cv. Um poderio capaz de entregar uma potência específica de 190,5 cv/l e uma relação peso/potência de 4,1 kg/cv. Aliás, podemos falar que o A45 é praticamente um carro de pista homologado para as ruas.

Ao afundar o pé no pedal do acelerador, esse Mercedes-AMG parte da imobilidade e dispara igual a um foguete pressionando o corpo contra o encosto dos assentos esportivos – literalmente, um soco no peito. São arrancadas vigorosas proporcionadas tanto pelo torque acima das 2.000 rpm quanto pela tração integral 4Matic. O turbo lag (atraso antes de o turbocompressor encher) é pouco, enquanto as mudanças do câmbio de dupla embreagem AMG SpeedShift acontecem num piscar de olhos.

Ao volante, à medida que o giro sobe, o ronco borbulhante junto dos “estouros” nas trocas de marchas reforçam o sentimento de carro de pista. É preciso ficar atento ao velocímetro, pois os limites das vias são facilmente extrapolados. O conjunto de suspensões desse “Super Classe A” o fazem ter uma dinâmica irretocável. Você pode entrar quente nas curvas, que ele contorna transmitindo equilíbrio e exigindo pouquíssimo movimento do volante para contornar sua trajetória – o A45 tende a ser subesterçante (saída de frente).

Como já dissemos, a tração é integral. O Audi RS3 Sportback também, enquanto o BMW M140i, traseira. Verdade é que tudo nesse Mercedes-AMG acontece muito rápido. Mas, ao escolher o programa Comfort no seletor de modos de condução, as respostas ficam menos ariscas e é possível ir tranquilamente ao supermercado ou fazer compras no shopping. Só é preciso ficar atento com as valetas e lombadas devido à sua baixa altura em relação ao solo. Um pequeno monstro, que fará sua diversão diariamente ou em provas de track day nos finais de semana.


Ficha técnica:

Mercedes-AMG A45 4Matic

Preço básico: R$ 309.900
Carro avaliado: R$ 309.900
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta, duplo comando variável
Cilindrada: 1991 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 381 cv a 6.000 rpm
Torque: 48,4 kgfm de 2.250 a 5.000 rpm
Câmbio: automatizado, sete marchas, dupla embreagem
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral
Dimensões: 4,367 m (c), 1,780 m (l), 1,417 m (a)
Entre-eixos: 2,699 m
Pneus: 235/35 R19
Porta-malas: 341 litros
Tanque: 56 litros
Peso: 1.555 kg
0-100 km/h: 4s2
Velocidade máxima: 250 km/h*
Consumo cidade: 8,4 km/l
Consumo estrada: 11,2 km/l
Emissão de CO2: 144 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: E (médio)