23/08/2022 - 8:00
O Mercedes-Benz GLB virou um SUV esportivo após uma atenção especial da AMG. Logo, eis o Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC, que acolhe os conteúdos técnicos do A 35 (hatch e sedã), assim como do CLA 35 e do “irmão” GLA 35.
Consequentemente, temos sob o capô o propulsor de quatro cilindros 2.0 turbo (nomenclatura M260DE20) associado ao câmbio de dupla embreagem AMG SpeedShift DCT 8G de oito marchas para lançar 306 cv de potência a 5.800 rpm e torque de 400 Nm (40,78 kgfm) entre 3.000 e 4.000 rpm. Ou seja, um poderio maior comparado ao do Mercedes-Benz GLB 200, com 163 cv e 25,5 kgfm (leia nossa avaliação).
Ao oferecer uma condução animada sem abdicar da versatilidade, o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic atende as famílias com um condimento extra ao volante, pois o SUV assinado pela divisão de Affalterbach acorda com ânimo acima das 2.000 rpm.
Um desempenho cooperado pelo câmbio de dupla embreagem e oito marchas (de sete, no A 35 4MATIC) capaz de efetuar ágeis mudanças/reduções – as trocas sequenciais são feitas pelas borboletas atrás do volante AMG Performance.
Aliás, a peça ostenta a base achatada, fita centralizadora em vermelho e ainda incorpora o seletor giratório/tátil dos modos de condução. São eles: Comfort, Individual, Slippery (pisos com baixa aderência), Sport e Sport+, os quais alteram determinados parâmetros, como o do motor/transmissão e o comportamento da direção e das suspensões. Um outro comando à esquerda possibilita ajustar separadamente as suspensões, acionar/desligar o Start-Stop e o modo manual do câmbio, para citar.
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E a irrepreensível engenharia alemã nos faz esquecer de estar a bordo de um SUV de sete lugares com 1,662 m de altura pela capacidade de serpentear nas curvas transmitindo uma mínima inclinação de carroceria, enquanto as suspensões adotam arquitetura MacPherson à frente e Multilink atrás.
O conjunto possui amortecimento adaptativo e, dependendo do programa de condução, vai do macio ao firme. Embora mais duro que o Mercedes-Benz GLB 200, o GLB 35 AMG não incomoda no dia a dia e convive bem no nosso piso, mesmo ao optar pelo modo Sport+. Contudo, sendo necessário atenção aos buracos por conta das belas rodas de 21” calçadas por pneus de medidas 255/35.
A dinâmica do SUV também é auxiliado pela direção rápida/precisa ao esterço e a tração 4MATIC o mantém pregado no chão distribuindo a força na ordem de 50:50 ou 100% no eixo dianteiro.
Indo com o pé leve no pedal do acelerador (no modo Comfort) o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic realiza as trocas de marchas brevemente e trafegando a 65 km/h a sétima marcha está engatada cooperando no gasto de combustível, enquanto a 120 km/h o ponteiro do conta-giros repousa abaixo das 2.000 rpm.
E durante nossa convivência o computador de bordo indicou médias urbanas de mais de 8 km/l e rodoviárias de 10 km/l.
Ao trocar para o Sport+ a conversa muda de tom, com as marchas passadas em rotações mais elevadas, as suspensões e a direção se enrijecem da mesma forma que os “pipocos” emitidos durante as trocas de marchas são emulados pelo sistema de áudio.
Como tudo o que anda, uma hora precisa parar foram aplicados discos frontais de 350 mm com pinças de quatro pistões e traseiros de 330 mm e um pistão.
Aqui cabem sete
A cabine ostenta detalhes imitando fibra de carbono e as saídas de ar/cintos são vermelhos. O quadro de instrumentos é totalmente digital configurável com rápida visualização e o multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) oferta uma interface intuitiva de utilizar e Android Auto/Apple CarPlay. Também está presente o comando de voz. Basta falar “Oi, Mercedes” para realizar alguns ajustes, como a temperatura do ar-condicionado ou selecionar/mudar uma estação de rádio, por exemplo.
Quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas e os joelhos devido aos 2,829 m de entre-eixos (2,729 m no Mercedes-AMG GLA 35 4Matic) ao passo que o diferencial do GLB está na terceira fileira de bancos. O acesso é descomplicado, mas lá atrás apenas pessoas com baixa estatura ou crianças se acomodam confortavelmente.
Em um SUV a capacidade do porta-malas é importante. E o do Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC acomoda 570 litros (bancos em posição normal) indo a 130 com os sete lugares ou 1.805 após o rebatimento da segunda fileira.
Exibindo um visual próprio e o caráter assinado pela AMG, o GLB 35 4MATIC reúne versatilidade associada a uma condução empolgante e cirúrgica.
FICHA TÉCNICA
MERCEDES-AMG GLB 35 4MATIC
Preço básico: R$ 508.900
Carro avaliado: R$ 508.900
Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1991 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 306 cv a 5.800 rpm
Torque: 400 Nm entre 3.000 e 4.000 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, oito marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multlink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral sob demanda
Dimensões: 4,650 m (c), 1,834 m (l), 1,662 m (a)
Entre-eixos: 2,829 m
Pneus: 255/35 R21
Porta-malas: 570 litros (cinco lugares), 130 litros (sete lugares) ou 1.805 litros com o banco traseiro rebatido
Tanque: 60 litros
Peso: 1.770 kg
0-100 km/h: 5s3
Vel. máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade: 8,4 km/l
Consumo estrada: 10 km/l
Emissão de CO2: 152 g/km
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: D (Extra Grande)
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