29/05/2021 - 10:30
Começo esta avaliação com uma pergunta: você utilizaria um superesportivo “tradicional” diariamente para ir ao trabalho ou fazer suas tarefas cotidianas? Obviamente, o prazer ao volante seria sempre intenso, mas não dá para ignorar os riscos de cair em buracos ou de enroscar em valetas ou nas lombadas de nossas catastróficas ruas e estradas. E aí que entram em cena os SUVs de alma esportiva, que garantem emoção sem abrir mão da versatilidade. E este Mercedes-AMG GLC 63 S 4Matic+ Coupé faz parte deste seleto clã.
O Mercedes-AMG GLC 63 S Coupé é um monstro de quase duas toneladas capaz de ir da imobilidade aos 100 km/h em ignorantes 3,8 segundos – mais rápido do que o irmão de carroceria mais tradicional, o Mercedes-AMG GLC 63 S 4Matic+ SUV, que cumpre a mesma prova em quatro segundos. Ambos trazem sob o capô um poderoso V8 4.0 montado à mão, com os dois turbos bem no meio do “V” do bloco.
Este motor (código M177DE40AL) também é aplicado em alguns outros “rojões” de Affalterbach, cidadezinha na Alemanha que é a sede da divisão de esportivos AMG – como o sedã Mercedes-AMG C 63 S 4Matic+ (leia aqui a avaliação), o SUV GLE 63 S (também na variante Coupé), o sedã médio E 63 S e o radical Mercedes-AMG GT 4-Door Coupé. Uma prova da brutalidade deste GLC Coupé está no tempo de volta no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha: 7min49s.
Os 510 cv de potência e 71,4 kgfm de torque – a partir de baixas 1.750 rpm – junto da relação peso/potência de 3,8 kg/cv e peso/torque de 27,1 kg/kgfm tornam este SUV-cupê mais veloz do que modelos como Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio (7min51s) e Porsche Cayenne Turbo S (7min59s). E, por muito pouco, ele não superou até mesmo o cobiçadíssimo Lamborghini Urus (leia nossa avaliação completa aqui) (7min47s).
Pura impetuosidade
A carroceria anabolizada e intimidadora do Mercedes-AMG GLC 63 S Coupé tem uma pegada análoga à dos aviões da Lockheed, o SR-71 Blackbird e o F-117 Nighthawk. Outros detalhes que compõem o exterior de arrepiar são a grade frontal “Panamericana”, as enormes rodas com aro 21 pintadas de cinza titânio fosco, a asa traseira estilo “ducktail” e as quatro saídas de escape – responsáveis por transmitir uma sinfonia espetacular.
Embora não tão intenso como no sedã Mercedes-AMG C 63 S, o ronco do V8, quando selecionados os programas Sport+ e Race (este último exclusivo da variante 63 S) do “AMG Dynamic Select” fica mais evidente: surgem os empolgantes “pipocos” nas mudanças de marcha em rotações mais altas. Além desses modos, há ainda as configurações Eco, Comfort, Sport, Individual e Piso Escorregadio – todas selecionadas por uma tecla no console central ou pelo seletor giratório e tátil no próprio volante.
Pisar fundo no acelerador deste GLC Coupé é uma ousadia que exige bastante perícia e (muita) compostura, pois sua voracidade impressiona – ao mesmo tempo em que gera uma pitada de medo nos motoristas menos experientes. Experimente, a 80 km/h, meter o pé na tábua: você será arremessado como uma flecha e rapidamente atingirá velocidades impublicáveis: a máxima é limitada eletronicamente a “apenas” 280 km/h com o Driver’s Package, de série no pacote oferecido aqui no Brasil. Já a transmissão MCT (multidiscos) de nove marchas administra os mais de 70 kgfm de força de forma majestosa.
As trocas sequenciais podem ser feitas pelas aletas no volante – e, se o condutor apertar a tecla “M”, muda imediatamente para o modo manual. Além disso, quando na opção Race, pode-se acionar o Drift Mode, que deixa a traseira escapar por meio de derrapagens controladas.
Agora, para nossa surpresa, este é um SUV que contorna curvas tão facilmente quanto segue em frente ou desliza para os lados. A frente aponta com extrema facilidade e, por vezes, esquecemos que estamos ao volante de um modelo mais alto do que os “verdadeiros” esportivos. A tração batizada de 4Matic+ é integral, mas, ao acelerar mais forte, a traseira “samba” e lixa os borrachudos pneus traseiros de medidas 295/35 – a distribuição da força é da ordem de 31% à frente e 69% atrás.
A caixa de direção, com de costume nos AMG, é extremamente comunicativa. Fica bastante leve ao esterço nos programas Eco e Comfort, enquanto varia minimamente o peso do Sport para o Sport+. Já no Race, fica mais pesada – mas não a ponto de incomodar, mesmo no uso urbano. As suspensões são pneumáticas, mas inevitavelmente sofrem com nosso pisos: não dá para se ter tudo, não é mesmo? Elas são firmes o tempo todo, seja no comportado modo Comfort ou no radical Race.
Mas os ocupantes são compensados com uma cabine luxuosa, exibindo acabamentos em fibra de carbono, volante revestido em couro napa e microfibra, quadro de instrumentos digital, bancos frontais com aquecimento, sistema de iluminação interna configurável (em 64 tonalidades) e multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) – que possibilita realizar diversas funções por meio de comandos de voz, como ajustar a temperatura do ar-condicionado ou mudar a estação de rádio. Para acessar o banco traseiro, no entanto, é preciso se arquear ligeiramente por conta do caimento do teto. O porta-malas de 500 litros coopera na versatilidade.
Obviamente, o preço a se pagar por tudo isso não é nada baixo: são R$ 895.900, quase o valor de dois GLC 300 Coupé (R$ 540.900) – a versão 2.0 turbo de 258 cv que chegou primeiro ao mercado, com um desempenho mais tímido, embora ainda surpreendente (0-100 km/h em 6s3).
Mercedes-AMG GLC 63 S 4Matic+ Coupé
Preço básico R$ 895.900
Carro avaliado R$ 895.900
Motor: oito cilindros em V 4.0, 32V, biturbo, injeção direta, duplo comando variável
Cilindrada: 3982 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 510 cv a 5.500 rpm
Torque: 71,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automatizado, dupla embreagem, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensões: braços sobrepostos (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral
Dimensões: 4,745 m (c), 1,930 m (l), 1,585 m (a)
Entre-eixos: 2,873 m
Pneus: 265/40 R21 (d) e 295/35 R21 (t)
Porta-malas: 500 litros
Tanque: 66 litros P
Peso: 1.935 kg
0-100 km/h: 3s8
Velocidade máxima: 280 km/h (limitada eletronicamente, com o pacote Driver’s Package)
Consumo cidade: 6,2 km/l
Consumo estrada: 8,1 km/l
Emissão de CO2 201 g/km
Nota do Inmetro: E
Classificação na categoria: E (SUV Grande 4×4)
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