Muitos brasileiros desejam um utilitário esportivo para chamar de seu. Só que os três volumes vivem dentro do universo da Mercedes-Benz. Do “baby-Benz” Classe A Sedan até o 100% elétrico Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ existem diversas alternativas para todos os gostos e… bolsos.

O Mercedes-Benz CLA 250 aposta no estilo cupê de quatro portas para atrair o público jovem, sendo ofertado entre R$ 321.900 e R$ 343.900. A família ainda traz as variantes esportivas de Affalterbach, sendo o Mercedes-AMG CLA 35 4Matic (iniciais R$ 469.900) e o Mercedes-AMG CLA 45 S 4 Matic (R$ 585.900).

A segunda geração (C118) buscou referências estilísticas nos modelos CLS e AMG GT de quatro portas. Feito sobre a plataforma MFA2 (do Classe A, do GLA e do GLB), as medidas espicharam para 4,688 m de comprimento, 1,830 m de largura, 1,444 m de altura e 2,729 m de entre-eixos – o antecessor (C117) tinha 4,640 m, 1,777 m, 1,432 m e 2,699 m, na ordem.

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As novas dimensões elevaram a habitabilidade, contudo, as pessoas de alta estatura não se acomodam confortavelmente no banco traseiro, seja pelo entre-eixos ou pelo caimento do teto, enquanto o túnel central elevado tira o conforto do quinto ocupante.

Mercedes-Benz CLA 250
Não há saídas de ar para os ocupantes traseiros e pessoas de altura estatura podem raspar a cabeça no teto (Foto: Roberto Assunção)

A cabine encanta pela qualidade dos acabamentos, assim como as duas telas de 10,2” dedicadas ao quadro de instrumentos totalmente digital e ao multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) com Android Auto/Apple CarPlay por fios e comandos de voz para algumas funções, como ajustar a temperatura do ar-condicionado de uma zona ou escolher uma estação de rádio.

As portas não exibem molduras, mas a chave presencial só atua para dar a partida no motor ao passo que o banco do motorista e do carona não ofertam os comandos elétricos. Segundo o fabricante, por conta da crise dos semicondutores.

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A visibilidade traseira não é comprometida pelo desenho do vidro e o porta-malas acomoda 460 litros – superior ao Mercedes-Benz Classe A Sedan (430) e ao Classe C de geração W206 (455).

Mercedes-Benz CLA 250
A capacidade do porta-malas é de 460 litros (Foto: Roberto Assunção)

Motor 2.0 turbo de 224 cv

A mecânica de quatro cilindros 2.0 turbinada (nomenclatura M260DE20) vai casada ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas para garantir 224 cv de potência e saudáveis 350 Nm (35,7 kgfm) de torque entregues em ampla faixa de 1.800 a 4.000 rpm.

É um conjunto capaz de entregar um funcionamento suave, assim como um comportamento esperto cooperado tanto pela relação peso-potência de 6,65 kg/cv quanto pela atuação da transmissão, a qual realiza rápidas mudanças/reduções. De acordo com os números de desempenho, o zero a 100 km/h ocorre em 6,3 segundos.

Os modos de condução Eco, Comfort, Individual e Sport mudam determinados parâmetros do veículo, como do propulsor, da direção e do controle de estabilidade, para citar.

Os modos de condução são escolhidos por meio do comando no console central (Foto: Roberto Assunção)

No primeiro (Eco), as reações são comedidas em prol da eficiência e durante nossa convivência o computador de bordo indicou médias urbanas superiores aos 10 km/l e rodoviárias próximas de 18 km/l. Ainda no programa Eco é acionada a função Coasting, que engata o ponto-morto eletrônico do câmbio para aproveitar a inércia reduzindo o gasto de gasolina.

As suspensões não alteram ao passear pelos modos de condução e conjunto adota arquitetura MacPherson no eixo frontal e multilink atrás, o que assegura uma ótima dinâmica permitindo abusar da velocidade no contorno das curvas.

As rodas de liga leve de 18” calçam pneus Runflat Bridgestone Turanza T005 de medidas 225/45, enquanto a direção assistida eletricamente é rápida ao esterço e conectada ao piso. Já as frenagens competentes são mérito dos freios com discos ventilados na dianteira e sólidos atrás.

Foto: Roberto Assunção

Em segurança, estão presentes o assistente ativo de frenagem e de estacionamento, assim como o monitoramento da pressão dos pneus, os airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, o controlador de velocidade e o alerta de pontos cegos, para citar.


FICHA TÉCNICA
MERCEDES-BENZ CLA 250
Preço inicial: R$ 321.900
Carro Avaliado: R$ 321.900

Mercedes-Benz CLA 250
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1991 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 224 cv a 5.500 rpm
Torque: 350 Nm entre 1.800 e 4.000 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, sete marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multlink (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,688 m (c), 1,830 m (l), 1,444 m (a)
Entre-eixos: 2,729 m
Pneus: 225/45 R18
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 43 litros
Peso: 1.490 kg
0-100 km/h: 6s3
Vel. máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade: 9,5 km/l
Consumo estrada: 13,3 km/l
Emissão de CO2: 124 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: B (Extra Grande)

 

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