O Mercedes-Benz EQB 250 é um SUV de sete lugares e 100% movido a eletricidade oferecido por R$ 502.990. Exibindo um design que remete ao antigo GLK, a variante elétrica do GLB, íntegra a trupe de emissões zero de Stuttgart ao conviver junto dos “irmãos” EQA, EQC, EQE e EQS.

Nem tão grande, nem tão compacto, a semelhança tanto para o Mercedes-Benz GLB 200 (iniciais R$ 378.900) quanto para o Mercedes-AMG GLB 35 4Matic (R$ 530.900) está no visual quadrado da carroceria, afinal o EQB 250 se diferencia deles pela grade frontal fechada, pelas faixas luminosas na dianteira/traseira e pelas rodas de 19” com pneus de medidas 235/50.

Feito sobre a plataforma MFA2 (do EQA 250, por exemplo), o Mercedes-Benz EQB 250 acomoda confortavelmente a família e o porta-malas é um ponto alto. Uma vez dentro, a cabine minimalista prioriza os acabamentos e a ergonomia, assim como a posição de dirigir é evidenciada pela coluna de direção amplamente ajustável em altura/profundidade e o desenho dos bancos, com bons apoios lombares e para as pernas.

PreviousNext

O quadro de instrumentos totalmente digital apresenta 10”, enquanto o multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) oferece 10,2” com Android Auto/Apple CarPlay por cabo. De série, entre os itens, estão presentes ar-condicionado de duas zonas, controlador de velocidade adaptativo com alerta de colisão, farol alto adaptativo, sete airbags, assistente de manutenção em faixas, alerta de desembarque e de tráfego cruzado traseiro, teto solar panorâmico e carregador de smartphone por indução.

Com dimensões de 4,684 m de comprimento e 2,829 m de entre-eixos (são 2,820 m no BYD Tan EV), quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas/joelhos e a terceira fileira de bancos levanta/recolhe facilmente. Contudo, lá atrás viajam apenas crianças ou adultos de baixa estatura. Já o porta-malas possui a tampa motorizada e uma capacidade volumétrica de 495 litros indo a 130 litros com os sete lugares –  ao rebater as duas fileiras o espaço cresce para volumosos 1.710 litros.

Mercedes-Benz EQB 250
Foto: Roberto Assunção

+ Impressões: EQA, EQB e EQC são o novo trio elétrico da Mercedes
+ Compra do Ano 2023/SUV de Luxo: Mercedes-Benz GLS 450
+ Compra do Ano 2023/Sedã Premium: Mercedes-Benz Classe C
+ Compra do Ano 2023/Hatch premium: Mercedes-Benz Classe A

Condução livre de emissões

O Mercedes-Benz EQB 250 é equipado com um propulsor elétrico na dianteira alimentado pela bateria de 66,5 kWh para produzir 190 cv de potência e torque de 385 Nm (38,2 kgfm). Um comportamento sincero para um utilitário esportivo de 2.110 kg, que permite ir aos 100 km/h em 8,9 segundos e cravar 160 km/h de máxima. Na Europa, a marca da estrela de três pontas comercializa o EQB 300 4Matic (228 cv) e o EQB 350 4Matic (292 cv), ambos com tração integral.

Como em todo elétrico, as respostas ao pedal do acelerador são instantâneas e, nas saídas de semáforo, dificilmente uma motocicleta ou um carro a combustão lhe alcançará. Pelo Dynamic Select estão disponíveis os programas Eco, Comfort, Sport e Individual, os quais alteram o comportamento e a forma de entrega do desempenho.

PreviousNext

No primeiro, o Mercedes-Benz EQB 250 transmite respostas comedidas focadas na economia. Mesmo assim, no dia a dia o mais indicado é o Comfort pela forma que administra a entrega, seja nas acelerações quanto nas retomadas de velocidade.

A direção é ligeiramente anestesiada e poderia ser mais precisa, mas as suspensões convivem bem em nosso asfalto garantindo boas doses de conforto aos ocupantes – as rodas de 19” calçadas por pneus Continental EcoContact 6 SSR de perfil 50 requerem atenção aos buracos ou remendos no piso.

Mercedes-Benz EQB 250
Foto: Roberto Assunção

As borboletas atrás do volante estão lá para alterar o modo de regeneração de energia e o SUV elétrico também permite ser conduzido apenas com o acelerador por conta das desacelerações intensas, sendo necessário pressionar o pedal de freio para frear completamente o carro. E quem quiser uma pitada de emoção pode selecionar o modo Sport para deixar as reações mais brutas.

Durante a nossa convivência com o Mercedes-Benz EQB 250, o consumo urbano informado pelo computador de bordo oscilou entre 5,9 km/kWh e 6,4 km/kWh, que contribuiu no alcance de pouco mais de 380 km – o declarado no ciclo WLTP é de até 474 km.

Mercedes-Benz EQB 250
Foto: Roberto Assunção

Na hora de “encher o tanque”, no valor do Mercedes-Benz EQ250 está incluso o wallbox da Enel X de 7,2 kW permitindo conquistar 100% da bateria em 6h25, enquanto em estações de carregamento rápido leva somente 32 minutos.

O Mercedes-Benz EQB 250 é um bom elétrico e a versatilidade fica pelos sete assentos, porém, ele cobra R$ 502.990, sendo mais caro tanto ao BMW iX3 M Sport (R$ 485.950) quanto ao Volvo XC40 Recharge (R$ 329.950) – o BYD Tan EV cobra R$ 529.890 e também leva sete ocupantes.


FICHA TÉCNICA

MERCEDES-BENZ EQB 250
Preço básico: R$ 502.990
Carro avaliado: R$ 502.990

Mercedes-Benz EQB 250
Motor: elétrico, dianteiro, assíncrono
Combustível: a bateria
Potência: 190 cv
Torque: 385 Nm
Câmbio: automático, caixa redutora fixa
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,684 m (c),1,834 m (l), 1,667 m (a)
Entre-eixos: 2,829 m
Pneus: 235/50 R19
Porta-malas: 495 litros (cinco lugares), 130 litros (sete lugares) e 1.710 litros (todas as fileiras rebatidas)
Bateria: íons de lítio, 66,5 kWk
Peso: 2.110 kg
0-100 km/h: 8s9
Velocidade máxima: 160 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo médio: 33 km/l*
Emissão de CO2: zero g/km
Consumo nota: A
Autonomia: 474 km (WLTP)
Tempo de recarga: carregadores de 100 kW em 30 minutos, wallbox de 7,2 kW de 0 a 100% em 6h25
Nota do Inmetro: A*
Classificação na categoria: A (SUV Grande)*
*estimado 

 

LEIA MAIS SOBRE CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS:

+ Avaliação: mais cupê do que SUV, elétrico Volvo C40 exagera na potência para marcar território
+Avaliação: uma semana de Renault Zoe – carro elétrico vale a pena?
+Seguro para automóveis híbridos e elétricos; confira como funciona
+Avaliação: Volvo XC40 vira SUV elétrico com bom custo-benefício e pegada de esportivo
+Avaliação: Audi RS e-tron GT pode soar falso, mas é ridiculamente rápido
+Primeiro elétrico da Fiat, 500e chega ao Brasil por R$ 239.990
+
Diesel, híbrido, plug-in ou elétrico; qual é o melhor para você?
+Carro elétrico traz vantagens, mas não é solução mágica
+Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
+Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: os SUVs elétricos que adiantam o futuro
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking
+Avaliação: Mercedes-Benz EQA, o GLA elétrico que chega ao Brasil em breve
+Avaliação: Volkswagen ID.4 é o Taos do futuro (e já chegou)

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ SP suspende rodízio de veículos para aniversário da cidade
+ Leilões de veículos do Bradesco e BV ocorrem nesta quinta (26)
+ Confira quais são os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Ford irá leiloar o primeiro Mustang GT 2024
+ Compra do ano 2023: os melhores carros em 22 categorias
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Avaliação: É possível usar o Ford Mustang Mach 1 no dia a dia?
+ Licenciamento SP 2023: confira o calendário completo
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens