O segmento de picapes médias oferta múltiplas alternativas para todos os gostos e bolsos. E a Nissan Frontier debutou aprimoramentos no início deste ano para combater as rivais Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.

Produzida em Santa Isabel, Córdoba, a gama oferta seis versões, sendo a Attack AT 4×4 comercializada por iniciais R$ 274.890. Ela se diferencia das demais pelo apelo visual, com faróis máscara negra, grafismos alusivos à configuração e os detalhes em preto (rodas de 17”, maçanetas externas, capas dos retrovisores, estribos laterais e rack de teto).

As diferenças da cabine frente as demais configurações S MT 4×4, SE AT 4×4, XE AT 4×4, Platinum AT 4×4 e Pro-4X AT 4×4 está no exclusivo revestimento de tecido dos bancos “Gravidade Zero”. Eles possuem um desenho quanto uma densidade das espumas elogiáveis por acomodarem muito bem o corpo e não cansarem após longas horas ao volante.

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A ergonomia ainda é evidenciada pelos comandos à mão, assim como o quadro de instrumentos com tela TFT de 7” e o multimídia de 8” dotado de Android Auto/Apple CarPlay. Quem viaja atrás encontra as saídas de ar dedicadas e um bom espaço para as pernas e joelhos por conta dos 3,150 m de entre-eixos.

Uma medida superior frente a Chevrolet S10 (3,096 m), a Mitsubishi L200 Triton (3,000 m), a Volkswagen Amarok (3,097 m) e a Toyota Hilux (3,085 m), enquanto a Ford Ranger oferece 3,220 m.

A caçamba do utilitário da Nissan possui 1,509 m de comprimento, 1,560 m de largura e 47,3 cm de altura ao passo que a capacidade volumétrica é de 1.054 litros e de carga de 1.209 kg.

Foto: Divulgação

Para facilitar na hora do carregamento, o para-choque traseiro possui um degrau de acesso e a tampa com o nome Frontier gravado traz dois amortecedores diminuindo o peso na hora da abertura/fechamento.

Meu sobrenome é Attack!

A nomenclatura Attack surgiu no Brasil, em 2005, e à época batizava uma série especial limitada em 800 unidades. O sucesso resultou na produção estendida até 2008 – o nome retornou em 2011 já como uma versão de produção. 

A pegada da “picapona” esconde sob o capô o propulsor 2.3 16V Biturbo associado ao câmbio automático de sete marchas para render 190 cv de potência e torque de 450,13 Nm (45,9 kgfm) entre 1.500 e 2.500 rpm.

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No comparativo de números, a Chevrolet S10 2.8 entrega 200 cv e 51 kgfm, enquanto a Ford Ranger 2.2 produz 160 cv e 39,3 kgfm – o utilitário do “oval azul” também é comercializado com o propulsor 3.2 de 200 cv e 47,9 kgfm.

Mesmo assim, a Nissan Frontier não nega fogo e o desempenho auxiliado pela transmissão automática de sete marchas possibilita andar a 80 km/h com a agulha do conta-giros em torno de 1.600 rpm.

Com baixa vibração em marcha lenta, a condução suave ainda é garantida pelas suspensões duplo braço na dianteira e atrás multi-link com molas helicoidais e eixo rígido ao passo que a direção assistida hidraulicamente é ligeiramente mais pesada em baixa velocidade comparado a caixa elétrica da Chevrolet S10 e da Ford Ranger.

Nissan Frontier Attack AT 4x4
Foto: Divulgação

Se a ideia é sair do asfalto, estão disponíveis os modos de tração 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida da mesma forma que ângulo de ataque de 31,4º, de saída (25,8º) e uma altura livre do solo de 24,9 cm. As rodas de liga leve de 17” calçam pneus Pirelli Scorpion All Terrain de medidas 255/65, enquanto os freios são a disco no eixo frontal e traseiro.

Nissan Frontier Attack 4x4
Foto: Divulgação

Falando em segurança, o pacote compreende seis airbags (frontais, laterais e de cortina), os freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem, além de controles de tração/estabilidade, bloqueio de diferencial eletrônico, assistente de descida e de partida em rampas, para citar.

Tanto a Platinum AT 4×4 quanto a Pro-4X AT 4×4, ambas por iniciais R$ 323.890 (a Ram Classic Laramie tem tamanho de picape grande e parte de R$ 349.990), trazem a mais frente a Attack AT 4×4 os faróis de LED, os alertas de atenção do motorista, de tráfego cruzado traseiro, além dos assistentes de prevenção de mudança de faixa, de pontos cegos, de frenagem, os faróis altos inteligentes e a visão 360º com detecção de objetos em movimento.


FICHA TÉCNICA
NISSAN FRONTIER ATTACK AT 4X4
Preço básico: R$ 274.890
Carro avaliado: R$ 274.890

Nissan Frontier Attack AT 4×4
Motor: quatro cilindros em linha 2.3, 16V, duplo comando de válvulas, injeção direta, turbo
Cilindrada: 2298 cm3
Combustível: diesel
Potência: 190 cv a 3.750 rpm
Torque: 45,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm
Câmbio: automático sequencial, sete marchas
Direção: hidráulica
S
uspensões: braço duplo com barra estabilizadora (d) e multilink com molas helicoidais, eixo rígido e barra estabilizadora (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida
Dimensões: 5,260 m (c), 1,850 m (l), 1,860 m (a)
Entre-eixos: 3,150 m
Pneus: 255/65 R17
Caçamba: 1.054 litros
Tanque: 73 litros
Peso: 2.180 kg
0-100 km/h: 11s3
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo cidade: 9,1 km/l
Consumo estrada: 11 km/l
Emissão de CO2: 203 g/km
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: C (Picape)

 

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