09/10/2019 - 13:33
A Nissan Frontier S é uma versão destinada a frotistas e empresas, mas até que oferece um pacote de itens de série bacana. Ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, controles de tração/estabilidade, assistente de partida em subida e ajuda em descidas são alguns deles. O visual sem “frescuras” exibe para-choques na cor da carroceria, faróis com máscara negra, maçanetas e retrovisores pretos e rodas de 16” com calota central.
A marca cobra R$ 137.550 pelo modelo, que enfrenta Ford Ranger XL (R$ 132.320), Mitsubishi L200 Triton Sport GLX (R$ 137.990), Toyota Hilux STD Power Pack (R$ 149.705), VW Amarok SE (R$ 153.190) e Chevrolet S10 LT (R$ 166.090) – todas a diesel e com cabine dupla. Sob o capô, a picape da Nissan fabricada na Argentina traz o motor 2.3 turbodiesel e a caixa manual de seis marchas.
Ao contrário das versões mais caras, o motor da Frontier S tem um turbocompressor de geometria variável para oferecer 160 cv e 41 kgfm de torque – as outras são biturbo, com 190 cv e 45,9 kgfm. Mesmo com a força menos, a configuração S “acorda” logo acima das 2.000 rpm, transmitindo boas arrancadas e retomadas. A caixa de seis marchas oferece engates pesados e justos – típico em picapes manuais –, e a direção hidráulica é pesada ao esterço. As suspensões possuem boa calibração e a tração 4×4 é acionada pelo seletor giratório no painel.
Na cabine, os bancos têm revestimento em veludo e ajuste de altura – também na coluna de direção –, com quadro de instrumentos de fácil visualização, computador de bordo e indicador de troca de marchas. Entretanto, a ausência dos sensores de ré dificulta bastante as manobras em um veículo de mais de 5 metros.
O compartimento de carga da Frontier pode levar 1.005 kg e tem quatro ganchos de fixação. Fica devendo o protetor de caçamba e a capota marítima, vendidos como acessórios Falando nisso, caso ache essa Frontier muito “crua” você pode equipá-la com rodas de liga leve aro 16 (R$ 4.796) e rádio (R$ 458 sem a instalação). Completa, custa R$ 142.804. Uma picape que mira frotistas e empresas, mas que pode atender a outros consumidores.