Ao longo dos anos, o Nissan Kicks provou as suas qualidades e caiu no gosto popular. Entre os atributos, estão o projeto e a boa dirigibilidade proporcionada pela leveza do conjunto. Não à toa encerrou o ano passado com 36.433 unidades licenciadas e superou alguns rivais, como o Honda HR-V (32.511) e o Renault Duster (19.476), para comparar, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Para seguir como um “queridinho” dos brasileiros, a linha 2022 do Nissan Kicks evoluiu na fórmula e nos conteúdos. Com chegada às concessionárias na segunda quinzena de março, foram evidentes as boas evoluções por dentro, por fora e de tecnologias.

A plástica caiu bem ao utilitário esportivo compacto, cujo lançamento mundial ocorreu durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Feito no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), agora ele exibe uma nova dianteira dotada de para-choque redesenhado, grade frontal Double V-Motion, frisos cromados e detalhes em black piano. Os faróis de LED com DRL (iluminação diurna) são um item de série nas versões equipadas com transmissão continuamente variável (CVT). E tanto as luzes de neblina quanto os repetidores de seta nos retrovisores também são de LED.

A porção posterior se destaca pela nova lanterna de LED conectada por uma régua e o para-choque diferente. Os toques de design dão a impressão de maior largura da carroceria, porém, ela manteve os 1,760 m do Nissan Kicks antigo. Já nas laterais aparecem o teto flutuante, a antena no estilo barbatana de tubarão e as belas/inéditas rodas de 17”. 

PreviousNext

+ Tiger Woods: qual o carro envolvido no acidente?
+ Apps de desconto em gasolina são confiáveis?
+ SP: posto de gasolina é campeão de reclamações
+ Avaliação: Mercedes GLA 2021 oferece motor 1.3 e visual esportivo por R$ 325.900; vale a pena?

Cabine confortável e som de respeito

É evidente o salto evolutivo ao abrir a porta, pois o conforto e a ergonomia foram evidenciados na linha 2022 do Nissan Kicks. Um ponto alto está nos bancos com tecnologia “Gravidade Zero”, que apoiam muito bem o corpo e são um dos melhores do mercado. Outra novidade aparece no novo multimídia Nissan Connect com tela tátil de 8” trazendo conectividade Android Auto/Apple CarPlay, assistente de voz e aplicativos de streaming de áudio. Já o quadro de instrumentos possui TFT de 7” e 12 funcionalidades.

A “sonzeira” do Nissan Kicks 2022 merece um capítulo à parte. Afinal, o áudio da renomada Bose é composto por oito alto falantes (dois deles tweeters), amplificador digital mais dois falantes de 2,5” posicionado dentro do encosto de cabeça do banco do motorista – uma solução interessante presente na topo de linha Exclusive CVT. Igual modelos de segmentos superiores, a qualidade, os graves, o palco e a pureza sonora impressionam. Além disso, agora há duas entradas USB, sendo uma delas do tipo USB-C. E quem viaja atrás encontra bom espaço para as pernas/joelhos, enquanto o volumoso porta-malas é de 432 litros.

PreviousNext
Atributos conhecidos ao volante

Nosso primeiro contato aconteceu na pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo. A versão avaliada foi a topo de linha Exclusive CVT (antiga SL) – o SUV estreou uma nova nomenclatura tal e qual o sedã Nissan Versa. Sob o capô, o motor naturalmente aspirado 1.6 16V (nomenclatura HR16DE) está atrelado ao câmbio continuamente variável (CVT), mas o Nissan Kicks também pode vir com transmissão manual.

Esse conjunto dá conta do recado permitindo uma dirigibilidade esperta graças a leveza do conjunto, como já dito anteriormente. Estão disponíveis 114 cv de potência e 15,5 kgfm (etanol/gasolina) e o peso de 1.139 kg revela uma relação peso-potência de 9,9 kg/cv. Mesmo sem uma mecânica turbinada, a dirigibilidade segue eficiente e ele parte da imobilidade aos 100 km/h em 11,8 segundos – a caixa CVT possui o modo Sport. Um comportamento que agrada. Além disso, o conforto ao rodar melhorou após a adoção do para-brisas acústico. De acordo com o fabricante, houve uma redução de 35% nos ruídos. 

PreviousNext

A direção assistida eletricamente é rápida ao esterço – de batente a batente são 3,1 voltas – e a dinâmica melhorou após o trabalho dos novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção. Assim foram aprimorados a área de contato e a firmeza das suspensões. Ou seja, o Nissan Kicks ficou mais ágil e estável nas mudanças de trajetórias. O contato com o piso é mérito dos pneus Bridgestone Turanza T005 205/55 R17. 

O Nissan Kicks 2022 até deixa o motorista com um “gostinho” de piloto. Há controle dinâmico de chassi, controle inteligente em curvas, estabilizador inteligente de carroceria e o controlador de freio motor. Com esse aparato o SUV é muito na mão sem demonstrar uma tendência de subesterço (sair de frente). Além disso, o controle inteligente de freio motor transmite maior conforto tanto no contorno de curvas quanto nas descidas de serras.

+ Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line: fotos, equipamentos e ficha técnica
+ Segredos: projeções exclusivas do novo VW Polo e mais sete novidades mundiais que chegam este ano
+ Viagem de carro: Pirenópolis, cidade de cachoeiras e muita história
+ Avaliação: Volkswagen T-Cross 200 TSI é SUV 1.0 com dirigibilidade acertada

Segurança em primeiro lugar

A partir de agora, o Nissan Kicks 2022 possui um pacote mais completo em prol da segurança. Destaques para o alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA), o monitoramento de ponto cego (BSW), o alerta inteligente de mudanças de faixa (LDW) e o acendimento dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA).

O alerta de tráfego cruzado traseiro ajuda o motorista a prevenir batidas ou atropelamentos nas manobras de marcha à ré. O sistema funciona por meio dos sensores no para-choque traseiro (alcance de até 20 metros).

O BSW emite alertas visuais e sonoros ao perceber um veículo nas laterais e o LDW transmite uma vibração ao volante nas saídas involuntárias de faixas – ao acionar a seta o sistema é desativado. Outro recurso é o acendimento inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade, que opera automaticamente a partir de 30 km/h, e muda o facho do farol alto para o baixo ao perceber um veículo no sentido oposto.

Mais recursos do Nissan Kicks 2022 estão no alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem (pode parar totalmente o veículo), no auxílio de partida em rampas e na visão 360º com detector de movimento (MOD). Este último, emprega quatro câmeras externas instaladas na dianteira, na traseira e nos dois retrovisores para criar uma visão periférica de 360 graus e ajudar nas situações de manobras de ré e ainda detectar objetos em torno do veículo (emite alertas visuais e sonoros). Com tudo isso, o Nissan Kicks possui os atributos para seguir na parada entre os clientes.

Confira os preços e conteúdos das versões do Nissan Kicks 2022 

Sense Manual (R$ 90.390)

  • Abertura e fechamento das portas através de controle remoto
  • Acabamento dos bancos em tecido 
  • Acendimento inteligente dos faróis
  • Aerofólio integrado na cor do veículo
  • Airbags duplos frontais, laterais e de cortina
  • Alarme perimétrico
  • Alerta de cinto de segurança destravado – frontal e traseiros
  • Antena estilo barbatana de tubarão
  • Apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis (5)
  • Ar-condicionado
  • Bancos do motorista com ajuste de altura
  • Banco traseiro rebatível e bipartido 60/40
  • Bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero
  • Comandos de áudio e telefone no volante
  • Cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros (5)
  • Controle de Tração e Estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control)
  • Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica
  • Faróis dianteiros com sistema Follow me Home
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX) 
  • Freios ABS com controle eletrônico (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Grade frontal com acabamento cromado
  • Lanternas traseiras em LED
  • Limpador de para-brisa dianteiro e traseiro com controle intermitente variável
  • Luz de freio em LED
  • Maçanetas externas na cor do veículo e internas cromadas
  • Para-sol com espelhos para motorista e passageiro
  • Porta-copos no console central e nas portas
  • Porta-malas com iluminação interna
  • Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras
  • Rack de teto longitudinal na cor prata
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria
  • Rodas de aço 16″ e pneus 205/60 R16
  • Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
  • Sistema de áudio com display sensível ao toque, colorido de 7 polegadas, com rádio AM/FM, Bluetooth, Apple CarPlay® e Android Auto® e 4 alto-falantes
  • Tag SEM PARAR 
  • Tomada 12V (2)
  • Travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque para baixo somente para o motorista
  • Volante com regulagem de altura e profundidade

Sense CVT (R$ 98.390)

Todos os itens da versão Sense com câmbio manual adicionados de:

  • Câmbio XTRONIC® CVT com função Overdrive
  • Câmera traseira de estacionamento
  • Controle de velocidade automática no volante
  • Luzes de condução diurna (DTRL)
  • Rodas de liga leve 16” e pneus 205/60 R16
  • Sensor de estacionamento traseiro 

Advance CVT (R$ 106.390) 

Todos os itens da versão Sense CVT adicionados de:

  • Chave inteligente presencial (I-Key)
  • Controle do computador de bordo no volante
  • Espelho retrovisor eletrocrômico
  • Fechamento dos vidros por meio de controle remoto
  • Multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque colorida de 8 polegadas, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay® e Android Auto®
  • Painel multifuncional em TFT de 7”
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção
  • Rodas de liga leve de 17” e pneus 205/55 R17
  • Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque e antiesmagamento
  • Volante com acabamento revestimento sintético

Pack Plus (opcional)

  • Bancos com revestimento sintético

Exclusive CVT (R$ 116.390) 

Todos os itens da versão Advance CVT adicionados de:

  • Ar-condicionado automático digital
  • Apoio de braço frontal
  • Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake)
  • Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control)
  • Detector de objetos em movimento (MOD
  • Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control)
  • Faróis dianteiros e de neblina em Full LED
  • Maçanetas externas cromadas
  • Retrovisores externos rebatíveis automaticamente
  • Sistema premium de som BOSE® Personal Space com alto-falante no apoio de cabeça do motorista com oito alto-falantes
  • Visão 360° Inteligente

Pack Tech (opcional)

  • Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA)
  • Alerta de Colisão Frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB)
  • Alerta Inteligente de mudanças de faixa (LDW)
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
  • Monitoramento de ponto cego (BSW)

    Alguns dos acessórios disponíveis no Nissan Kicks 2022: 
  • Carregador de celular por indução
  • Sensor de estacionamento dianteiro 
  • Soleira de portas
  • Acabamento cromado da régua do porta-malas
  • Retrovisores Tilt Down (abaixam quando a ré é engatada)

FICHA TÉCNICA

NISSAN KICKS EXCLUSIVE CVT 2022
Preço básico: R$ 90.390
Carro avaliado: R$ 116.390

Nissan Kicks Exclusive CVT 2022
Motor: quatro cilindros em linha 1.6, 16V, sistema de variação contínua da fase de abertura das válvulas (CVVTCS)
Cilindrada: 1.598 cm³
Combustível: flex
Potência: 114 cv a 5.600 rpm (g/e)
Torque:  15,5 kgfm a 4.000 rpm (g/e)
Câmbio: automático, continuamente variável (CVT)
Direção: elétrica
Suspensão: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,310 m  (c), 1,760 m (l), 1,590 m (a)
Entre-eixos: 2,610 m
Pneus: 205/55 R17
Porta-malas: 432 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.139 kg
0-100 km/h: 11s8 (e)
Velocidade máxima: 175 km/h (e)
Consumo cidade: 11,3 km/l (g) e 7,6 km/l (e)
Consumo estrada: 13,6 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Emissão de CO2: 109 g/km
Nota do Inmetro: B
Nota na categoria: C