Avaliação: Nissan Sentra mostra que há vida além dos SUVs

Com preço de Kicks, o Sentra SV traz um pacote bem equilibrado com espaço, conforto e desempenho, podendo ser opção de carro familiar

A febre dos SUVs anda mesmo mexendo com os nossos sentidos. Por R$ 3 mil a menos do que o valor pedido pelo topo de linha Kicks SL, é possível levar para casa o sedã médio Sentra SV, um carro bem maior e mais potente, ambos da Nissan. Até julho, o Sentra vendeu apenas 2.163 unidades, enquanto o Kicks registrou 24.994 emplacamentos. Apesar desse banho em vendas do SUV sobre o três-volumes importado do México, o Sentra é mais negócio do que aparenta e merece a sua atenção se quiser um carro para as viagens da família.

Enquanto o Kicks tem 4,295 m de comprimento e entre-eixos de 2,610 m, o Sentra é 34 cm mais comprido e tem entre-eixos 9 cm mais longo. O resultado prático disso é que o sedã leva cinco passageiros e a bagagem de todos com bom espaço para as pernas, enquanto o motor 2.0 flex de 140 cv e o câmbio automático CVT garantem o bom fôlego principalmente no uso rodoviário (e sem incomodar mesmo nos giros mais altos, graças ao bom isolamento acústico da cabine). Já o acerto de suspensão agrada, embora esteja mais voltado para firme do que para confortável.

O sedã da Nissan agrada ainda pelo bom acabamento interno, com boa variação de texturas e materiais e plásticos macios ao toque no painel e nas laterais de porta. Embora não traga os faróis de LED, o alerta de colisão frontal e o sistema de som premium Bose da versão de topo SL, o Sentra SV é bem equipado, trazendo ar-condicionado automático de duas zonas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, chave presencial, bancos de couro, piloto automático e faróis com acendimento automático. Novidade na linha 2019 é o sistema multimídia Multi-App, que embora não seja compatível com Android Auto tem acesso à internet via Wi-Fi e é capaz de reproduzir DVDs.

Porém, escolher o Nissan Sentra no lugar do Kicks significa abrir mão do painel com instrumentos digitais, câmera 360º e design mais ousado na cabine e no exterior, além dos (importantes) airbags laterais e de cortina. Mas o sedã oferece um bom pacote para o seu preço. E mostra que existe vida inteligente fora do mundo dos SUVs. Pelo menos para quem se dispõe a fugir da modinha e olhar além do universo dos utilitários esportivos.


Ficha técnica:

Nissan Sentra SV

Preço básico: R$ 82.900
Carro avaliado: R$ 93.350
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, comando variável
Cilindrada: 1997 cm³
Combustível: flex
Potência: 140 cv a 5.100 rpm (g/e)
Torque: 20 kgfm a 4.800 rpm (g/e)
Câmbio: automático CVT
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,635 m (c), 1,761 m(l), 1,504 m (a)
Entre-eixos: 2,700 m
Pneus: 205/50 R17
Porta-malas: 503 litros
Tanque: 52 litros
Peso: 1.360 kg
0-100 km/h: 10s1 (g/e)
Vel. máxima: 186 km/h (g/e)
Consumo cidade: 9,8 km/l (g) e 6,6 km/l (e)
Consumo estrada: 13,1 km/l (g) e 9,0 km/l (e)
Emissão de CO²: 123 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: B (grande)