Por Rafael Poci Déa

Depois de avaliar a nova Ranger na versão de topo V6, chegou a hora de ver como ela se sai na configuração 2.0 4×4, que pode ser atraente tanto para o trabalho quanto para o lazer. Antes mesmo de guiá-la, a vantagem aparece na oferta de equipamentos – com itens antes vistos só nas versões de topo – e na plataforma. Afinal, a nova geração estreou há pouco, importada da Argentina, para redefinir o segmento; com visual renovado e 2.700 componentes redesenhados; ela “subiu a régua” em condução e dinâmica, principalmente pelas respostas do conjunto mecânico e pelo trabalho das suspensões.

Debaixo do capô, o motor 2.0 turbodiesel tem 170 cv de potência e 405 Nm de torque (41,3 kgfm) e a caixa automática é de seis marchas (6R80). Obviamente, ela não é uma picape “radical” como a XLS V6 3.0 turbodiesel (R$ 279.990, com 250 cv e 600 Nm). Mas, se o 2.0, não empolga, tampouco falta fôlego em saídas de semáforo e subidas mais íngremes. Com atuação suave e baixa vibração e ruído, mostra sua força a 1.500 rpm, ajudado pela transmissão de seis marchas que atua de modo direto e muda as marchas brevemente – mas, do lado negativo, permite mudanças sequenciais apenas pelo nada prático botão na lateral da alavanca.

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O painel digital aparece como uma vantagem nesta faixa de preços; os bancos são de tecido, a tela multimídia é vertical e o seletor de tração fica junto à alavanca de câmbio

A entrega da potência e torque varia conforme o modo de condução selecionado (Eco, Normal, Rebocar/Transportar e Escorregadio). A direção é eletricamente assistida, com respostas rápidas e precisas, e as suspensões também comunicam bem tudo que se passa no piso. O conjunto traseiro têm amortecedores deslocados para o lado de fora da longarina, o que ajuda no conforto ao rodar com a caçamba de 1.250 litros descarregada.

Para quem gosta ou precisa sair do asfalto, a Ranger 2.0 tem tração 4×4, diferencial traseiro blocante, ganchos de reboque e bons ângulos tanto de ataque (30º) quanto de saída (26º), além de uma boa capacidade de encarar alagamentos (com até 80 cm de profundidade). Completam o bom pacote a lista de itens de série, composta por faróis full-led, quadro de instrumentos digital de 8”, sistema multimídia SYNC 4 de 10” com conectividade sem fio, sete airbags, carregador por indução, sistema anti-capotamento e saídas de ar traseiras, entre outros itens.

Ford Ranger XLS 2.0 Diesel 4×4

Preço básico R$ 259.990
Carro avaliado R$ 260.469

Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta, duplo comando no cabeçote
Combustível: diesel
Potência: 170 cv a 3.500 rpm
Torque: 405 Nm a 2.000 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: braços sobrepostos (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambores (t)
Tração: 4×2 e 4×4
Dimensões: 5,370 m (c), 1,918 m (l), 1,884 m(a)
Entre-eixos: 3,270 m
Pneus: 255/70 R17
Capacidade da caçamba: 1.250 litros
Tanque: 80 litros
Peso: 2.183 kg
0-100 km/h: 15s
Vel.máxima: 164 km/h
Consumo na cidade: 10 km/l
Consumo na estrada: 11,5 km/l
Emissão de CO2 187g/km
Consumo nota b
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: B (Picape)