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A experiência da Subaru no WRC (Campeonato Mundial de Rali) sempre foi rápida e claramente transferida para os carros de rua. Assim, como quase todo Subaru, o novo Forester tem dirigibilidade acima da média – quase um hatch médio em corpo de SUV. Nesta quinta geração, ele adotou a plataforma SGP (Subaru Global Platform), que estreou no XV. Aqui, ela cresce três centímetros no comprimento (4,625 m), dois na largura (1,815 m) e três no entre-eixos (2,670 m). A altura quase não muda (-0,5 cm) No visual, novos para-choques, faróis full-LED com DRL e luzes de neblina com iluminação de curvas, além de novas saias laterais, rodas aro 18 e lanternas bipartidas.

Na cabine, as maiores novidades são a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e os alto-falantes da Harman/Kardon. As novas dimensões garantem uma maior sensação de amplitude, enquanto o porta-malas cresceu de 505 para 520 litros e agora conta com uma tampa motorizada. A posição de dirigir segue agradável e a visibilidade é boa graças às colunas estreitas e à grande área envidraçada.

O motor 2.0 boxer trabalha com uma transmissão CVT, o que pode não agradar a todos. Mas ela ao menos simula marchas – agora são sete, uma a mais que antes – daí as novas “relações”. Em comparação com o antigo Forester, o tradicional motor com cilindros contrapostos teve 80% das peças redesenhadas e consegui ficar 12 kg mais leve. Interessante também é a nova grade frontal ativa, que se abre ou se fecha conforme a velocidade e a temperatura dos líquidos de arrefecimento. Tudo isso aumentou a eficiência energética em 6%.

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Nosso contato com o SUV japonês foi curto e em circuito fechado, mas pudemos comprovar que continua afiado. Embora não seja mais ofertado com o antigo motor 2.0 turbinado de 240 cv e 35,7 kgfm, os 156 cv e 20 kgfm desse 2.0 naturalmente aspirado ainda resultam em arrancadas adequadas à pro-posta do carro. Ao volante, destacam-se o controle e o equilíbrio garantidos pela tração integral permanente – a vetorização de torque distribui a força entre as rodas para maior controle.

O já conhecido sistema eletrônico SI-Drive (Subaru Intelligent Drive) agora oferece os modos de condução Intelligent (prioriza conforto e consumo) e Sport (melhor desempenho), enquanto o X-Drive reúne os programas Snow/Dirt (terra/areia/cascalho), Snow/Mud (lama/barro) e Deep Snow/Mud, que interrompe o controle de torque para ajudar em terrenos mais difíceis. Falando nisso, o Subaru têm ângulos de entrada de 20,2º, de saída de 25,8º e vão livre de 22 cm. Não é um SUV raiz, mas aguenta bem algumas aventuras fora de estrada.

No bom pacote de segurança, destaque para o pacote semiautônomo EyeSight, que inclui sistema de frenagem pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), gerenciamento de aceleração pré-colisão, aviso de mudança involuntária de faixa, além de alertas de ziguezague, de pontos cegos e de partida do veículo à frente e frenagem automática em caso de colisão traseira. Outro recurso permite deixar a chave em casa ou dentro do carro e ter acesso a ele por meio de um código. Quanto vale o show? R$ 159.990 – ou R$ 169.990 equipado com EyeSight.


Ficha técnica:

Subaru Forester 2.0i-S EyeSight

Preço básico: R$ 159.990
Carro avaliado: R$ 169.990
Motor: quatro cilindros contrapostos (boxer) 2.0, 16V, injeção direta
Cilindrada: 1995 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 156 cv a 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: continuamente variável (CVT), sete marchas simuladas
Direção: elétrica
Suspensões: independente (d) e braço duplo oscilante (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral permanente
Dimensões: 4,625 m (c), 1,815 m (l), 1,730 m (a)
Entre-eixos: 2,670 m
Pneus: 225/55 R18
Porta-malas: 520 litros
Tanque: 63 litros
Peso: 1.586 kg
0-100 km/h: 10s3
Velocidade máxima: 193 km/h
Consumo cidade: 10,1 km/l
Consumo estrada: 11,6 km/l
Nota do Inmetro: C*
Classificação na categoria: A (SUV Grande 4×4)*

*estimados