17/12/2022 - 9:30
O tempo passa, o tempo voa, e, já são 19 anos da apresentação do primeiro Citroën C3 em nosso mercado. Eis que ele mudou de vida e a terceira geração debutou para afrontar os sub-compactos de entrada Renault Kwid e Fiat Mobi, da mesma forma, que os compactos tradicionais Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Renault Sandero, por exemplo.
Antes, um compacto premium, agora ele assume uma pegada de “hatch com estilo SUV” e oferta opções 1.0 Firefly tricilíndrica e 1.6 de quatro cilindros associadas ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Os preços ficam entre R$ 69.990 e R$ 99.990 (confira aqui as versões e os conteúdos)
Bem diferente do antecessor, o projeto do Novo Citroën C3 adota a plataforma CMP (sigla para Common Modular Platform), a qual também serve de base para os Peugeot 208, e-208 GT e e-2008 GT – os dois últimos 100% elétricos.
O processo construtivo do Novo Citroën C3 aplica 86% de aços de alta e de ultra-alta resistência, com a carroceria medindo 3,981 m de comprimento, 1,733 m de largura, 1,586 m de altura e 2,540 m de entre-eixos. A geração passada, lançada no Brasil em 2012, tinha 3,944 m, 1,708 m, 1,521 m e 2,460 m, na ordem, para comparar.
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Ou seja, as novas dimensões o aproximaram do C4 Cactus e conferindo uma boa amplitude interna. Uma vez dentro, contudo, o acabamento emprega plásticos duros na totalidade da cabine e outros pormenores para controlar os custos para ficar competitivo.
Dimensões Citroën C4 Cactus
Comprimento: 4,170 m
Largura: 1,714 m
Altura: 1,563 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 320 litros
A coluna de direção é regulável apenas em altura e ela despenca ao soltar a trava, assim como há botões sem função do lado esquerdo do volante. Já o banco do motorista apresenta espumas macias e acomoda bem o corpo pelos 52 cm de assento, 52,5 cm (encosto), 49 cm (largura do assento) e 54,6 cm (largura do encosto).
O painel exibe uma pintura azul do lado do carona, além das saídas de ar verticais nas extremidades (duas ao centro), as entradas USB-A/de 12V e a prateleira para acomodar o smartphone. O multimídia de 10” traz Android Auto/Apple CarPlay sem fio, porém, os parafusos de fixação ficam aos olhos do lado de fora do carro.
Não só isso, pois os comandos dos retrovisores, da função Eco e do travamento central das portas, por exemplo, ficam em uma posição pouco cômoda da mesma forma que as teclas dos vidros traseiros atrás do freio de estacionamento. Outra crítica vai pela falta de um descanso de pé.
Em contrapartida, quem viaja atrás dispõem de espaço para as pernas/joelhos graças ao entre-eixos de 2,540 m – uma medida superior sobre o Renault Kwid (2,423 m) ou o Fiat Argo (2,521 m). Só que o túnel central e o desenho do console tira o espaço disponível para um quinto ocupante.
Falando do porta-malas, o do Novo Citroën C3 acomoda 315 litros e é maior comparado ao Renault Kwid (290) e ao Fiat Argo (300) – no Renault Sandero são até 320.
Convence ao volante?
Sob o capô da configuração First Edition avaliada, está o conhecido propulsor de quatro cilindros 1.6 16V EC5 naturalmente aspirado atrelado ao câmbio automático de seis marchas para entregar 120 cv de potência e 153,96 Nm (15,7 kgfm) de torque, quando abastecido com etanol.
No entanto, não espere pelo comportamento dos carros com propulsor 1.0 turbo, embora as reações sejam apenas condizentes à proposta. Há boa dose de força desde os giros baixos e a caixa automática trabalha de maneira eficiente para aproveitar o fôlego, enquanto as trocas sequenciais são realizadas apenas pela alavanca seletora de marchas.
A função Eco atua em prol da eficiência e, quando acionada, deixa as reações mais comedidas. Contudo, ao abusar do pedal do acelerador, o ruído do propulsor invade a cabine e o isolamento acústico não contém os barulhos de ruídos de vento e da rolagem dos pneus.
Algo que é difícil de acreditar está na ausência do essencial conta-giros e a união da unidade ao câmbio automático, segundo o Inmetro, transmite médias com etanol de 7,2 km/l (cidade) e 8,5 km/l (estrada) ao passo que com gasolina crava 10,3 km/l e 12,4 km/l, na ordem.
De todo modo, a direção assistida eletricamente é leve ao esterço e as suspensões são MacPherson no eixo frontal e eixo de torção atrás. Elas são calibradas para o conforto deixando a condução agradável e os ângulos de entrada de 23º, de saída (39º) e os 18 cm de altura em relação ao solo possibilitam transpor sem sustos as valetas/lombadas.
As frenagens são garantidas pelos discos de freios ventilados de 252×22 mm na dianteira e os tambores traseiros de 203 mm. O pacote de segurança inclui apenas o essencial, sendo a lista composta pelo duplo airbag dianteiro, pelos controles eletrônicos de tração/estabilidade, pelo assistente de partida em rampas e pela câmera de ré para auxiliar nas manobras/nas balizas.
O Novo Citroën C3 quebrou os laços com o passado, mas ele convence dentro das suas limitações. Os antigos proprietários podem torcer o nariz para a novidade, mas ele possui atributos para encontrar o seu lugar ao sol.
FICHA TÉCNICA
NOVO CITROËN C3 1.6 16V AUTOMÁTICO FIRST EDITION
Preço básico: R$ 69.990 (versão C3 Live 1.0 MT)
Carro avaliado: R$ 99.990
Emissão de CO2: 121 g/km
Com etanol: não é flex
Nota do Inmetro: C
Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition
Motor: quatro cilindros em linha 1.6, 16V, dupo comando de válvulas com variação na admissão
Cilindrada: 1587 cm³
Combustível: flex
Potência: 113 cv (g) e 120 cv (e) a 6.000 rpm
Torque: 151,04 kgfm a 4.250 rpm (g) e 153,96 Nm a 4.500 rpm (e)
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensão: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: Disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: Dianteira
Dimensões: 3,981 m (c), 1,733 m (l), 1,586 m (a) ou 1,604 m com o rack de teto
Entre-eixos: 2,540 m
Pneus: 195/60 R15
Porta-malas: 315 litros
Tanque: 47 litros
Peso: 1.152 kg
0-100 km/h: 11 s (g) e 10s4 (e)
Velocidade máxima: 180 km/h (g/e)
Consumo cidade: 10,3 km/l (g) e 7,2 km/l (e)
Consumo estrada: 12,4 km/l (g) e 8,5 km/l (e)
Emissão de CO2: 121 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: C (Utiitário Esportivo Compacto)
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