30/10/2025 - 10:00
A Omoda & Jaecoo lançou mais um produto para disputar mercado entre os SUVs médios e grandes, trata-se do Omoda 7 SHS-P, que chega ao Brasil em duas versões: Luxury (R$ 254.990) e Prestige (R$ 279.990). No portfólio da marca, ele ficará acima do Jaecoo 7, hoje vendido a partir de R$ 229.990.
O modelo desembarca bem competitivo, seja pelo seu preço, suas tecnologias embarcadas ou autonomia de até 1.422 km, mas tem suas questões. Ele vai disputar principalmente com os modelos GWM Haval H6 (a partir de R$ 245.000) e BYD Song (a partir de R$ 249.990).
A Omoda & Jaecoo também cita SUVs grandes, como o “irmão” Caoa Chery Tiggo 8 (R$ 269.990) e o Jeep Commander (R$ 273.990). Mesmo querendo atingir um mercado superior, ele tem 4,66 m de comprimento, ou seja, menor que o Haval H6 (4,68 m) e Song Plus (2,76 m). O 7 tem 2,72 m de entre-eixos, 1,87 m de largura e 1,67 m de altura. O porta-malas cabe 590 litros declarados.
+ Teste de autonomia: Omoda 7 rende 1.422 km com um tanque em viagem entre SP e ES
 + Omoda 7 faz até 40 km/l em teste longo

Autonomia
Um dos pontos altos é sua autonomia total, que durante o teste feito pela MOTOR SHOW, chegou a 1.422 km, com uma média de até 40 km/l.
O teste de autonomia, promovido pela marca, ocorreu da cidade de São Paulo até Vitória, capital do Espírito Santo. Ao todo, foram 1.051 km percorridos em dois dias. Após o término da viagem, ainda restaram 371 km no quadro de instrumentos (totalizando os 1.422 km), enquanto a bateria ficou em 24%.

Vale destacar que em trechos com muitas retas, pouco trânsito e nada de relevo acidentado, o carro regenerou menos a bateria. Consequência: a média de consumo mínima foi de 21 km/l e não passou dos 26 km/l.
A direção ocorreu sempre no modo “Eco” e o carro foi abastecido com gasolina aditivada. Nas rodovias, o velocímetro sempre ficou nos 80 km/l ou abaixo, enquanto na cidade em 60 km/l ou abaixo. Antes de começar a jornada, a autonomia exibida no painel era de quase 1.200 km.
Segundo dados do Inmetro, ele consegue fazer até 33,4 km/l na cidade e 28,4 km/l na estrada.

Motor
O motor 1.5 turbo, o mesmo do Jaecoo 7, combinado com um propulsor elétrico, é bem silencioso na cabine. Para se ter uma ideia, o motor a combustão rende 135 cv e o elétrico desenvolve 204 cv, que juntos chegam a 279 cv e 37,2 kgfm de torque. O trem de força está acoplado a uma transmissão automática DHT.
Com uma bateria de 18,4 kWh, a sua autonomia apenas elétrica é de 60 km. O conjunto permite boas ultrapassagens e retomadas tranquilas.

Tecnologias
Por dentro, há uma tela multimídia de 15,6 polegadas UHD 2.5K e painel de instrumentos com visual minimalista. Aqui, nada de botões e até para configurar o retrovisor o motorista irá precisar acessar a tela multimidia. Os sistemas são um pouco confusos até pegar o jeito. A dirigibilidade é suave, com o pedal do acelerador um pouco “molenga” demais.
A suspensão dá uma sensação levemente de “banheira”, com flutuação e algum balanço constante. Mas, de forma geral, é muito confortável para viajar, inclusive com bom espaço atrás. Os passageiros da segunda fileira contam com saídas de ar e para carregar o celular.

Outros destaques do Omoda 7 incluem: um sistema de fragrâncias recarregável (com três perfumes e opções de intensidade), oito airbags (um a mais que o Jaecoo 7), pacote ADAS 2.5 de 19 itens – com câmeras que até exibem qual tipo de veículo está ao lado, por exemplo – e teto solar.
Tem alguns itens de série que só o modelo tem para a categoria, tais como: bancos dianteiros e traseiros aquecidos, assento do passageiro com massagem e função relax, assim como volante aquecido.
Os materiais da cabine são bem acabados e apresentam textura macia ao toque, com muitos compartimentos. Quem senta na frente conta com carregador por indução, bem como saídas USB e USB-C. O som é assinado pela Sony e tem 12 alto-falantes e 390 W (Prestige).

Visual
Um dos pontos que pode desagradar é o seu visual um tanto “futurista”, com grade frontal sem moldura, apenas com pequenos buracos, que remete um pouco a do novo Corolla Cross, allém de um “bico” para cima com o nome da marca.
Nas laterais estão presentes as maçanetas embutidas e as rodas aro 19 e 20, de pendendo da versão, com pinças esportivas.
A traseira, talvez, foi a parte da carroceria que mais agradou, com desenho cupê e lanternas interligadas com desenho de raios.
Ele será comercializado em cinco cores para a carroceria: Branco Artic, Prata Crest, Preto Andromeda, Cinza Theron

Itens de série por versão
Luxury
- Rodas 19″
- Faróis de LED com função “welcome”
- Sensor crepuscular
- Lanternas em LED
- Espelhos aquecidos e com rebatimento e memória
- Teto solar
- Porta-malas elétrico
- Bancos dianteiros elétricos e ventilados
- Banco do motorista com memória
- Multimídia com tela 2.5K de 15,6″
- Carregador por indução com função cooling
- Ar-condicionado de duas zonas
- 7 airbags
- Câmera 540º
- TPMS
- ADAS 2.5
Prestige
- Rodas de 20″
- Banco do motorista com ajuste de lombar
- Aquecimento dos bancos dianteiros
- Aquecimento do banco traseiro
- Banco do carona com massagem e função “relax”
- Volante com aquecimento
- Som com 12 alto-falantes e 390 W
- Airbag central dianteiro
- Sistema de fragrâncias
Pós-venda
Outra coisa que pode incomodar o consumidor é o pós-venda. Como a marca chegou ao país recentemente, em abril para ser mais preciso, pode gerar algum tipo de desconfiança sobre a reposição de peças e o atendimento.
Para isso, a marca do Grupo Chery anunciou a ampliação de seu centro logístico em Cajamar (SP), que visa o lançamento do Omoda 5 e Omoda 7.

O galpão, inaugurado em 2024, passou uma por expansão que contabiliza mais de 15 mil novas peças em estoque e aumentou quase três vezes sua área, saindo de 600 m2 para 1.600 m².
A Omoda & Jaecoo afirma que há mais de 15 mil peças diferentes e índice de disponibilidade (de peças críticas) entre 95% e 97%.
Atualmente, a marca conta com aproximadamente 50 lojas, distribuídas em 17 estados do Brasil. A meta é alcançar 80 concessionárias até o fim de 2025. A previsão é que a rede alcance 150 pontos de venda até 2028.

Veredicto
O Omoda 7 é um lançamento que tem um preço muito atraente ante seus concorrentes, autonomia de dar inveja e boas tecnologias embarcadas. No entanto, o visual divide opiniões, assim como a falta de botões no interior. É um ótimo produto, mas pode demorar para “pegar no gosto” do brasileiro.

 
  