Avaliação: Peugeot 3008 Griffe Pack traz mais tecnologia e um fim para as filas

O 3008 ganha a versão Griffe Pack, que soma incríveis sistemas de assistência ao motorista, e passa a ser importado em volume maior

29610

Sucesso absoluto na Europa, o Peugeot 3008 foi muito bem recebido em todo o mundo. Tanto que a marca não está dando conta da produção e há filas de espera em diversos países – inclusive no Brasil, onde 500 clientes aguardam pelo SUV. Ansiosa por anunciar o fim da fila (por enquanto dobrando a importação para 500 unidades mensais, e não fabricando o modelo aqui como se especula) a marca já apresentou sua linha 2019.

De novo, além do aumento da versão Griffe, até então única disponível (de R$ 135.900 para R$ 145.990), há a estreia da Griffe Pack, com incrementos visuais e tecnologias de assistência ao motorista. Por R$ 154.990, a nova opção se diferencia visualmente pelo teto e retrovisores pretos (a marca chama de Black Diamond), independentemente da cor da carroceria. As demais diferenças estão nas tecnologias semi-autônomas.

Alguns sistemas são bem conhecidos. O detector de fadiga analisa o modo de guiar e alerta o motorista se acha que está com sono. O alerta de colisão detecta não só outros carros, mas também pedestres (como nos Volvo) e, após alertar o motorista, até freia sozinho. Além disso, há assistente de manutenção em faixa, que alerta – e atua no volante – quando se muda de faixa sem sinalizar, e o monitor de ponto-cego ativo, que alerta e pode até aumentar a resistência ao esterço para evitar que você feche outro carro. Há, ainda, piloto automático adaptativo (ACC), que mantém a distância do carro adiante, chegando até a parar totalmente sem intervenção do motorista.

O assistente de farol alto também é bastante prático: aumenta e reduz o facho conforme detecta outros carros. Exclusivo no Brasil é o leitor de placas ativo: além de ler a indicação de velocidade máxima e mostrá-la no painel, o 3008, com um toque no botão, o ACC para o novo limite da estrada. Muito prático, mas podia ter opção de agir automaticamente. De resto, é o mesmo excelente 3008. O motor 1.6 turbo garante agilidade com economia, o painel elevado com volante pequeno proporciona muita diversão ao volante, o comportamento dinâmico é elogiável e o design, arrebatador. E agora que deixaram o carro ainda mais atraente, deve ficar mais difícil ainda acabar com a fila.


Ficha técnica:

Peugeot 3008 Griffe Pack

Preço básico: R$ 145.990
Carro avaliado:
R$ 154.990
Preço básico:
R$ 145.990
Carro avaliado: R$ 154.990
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1598 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm de 1.400 a 4.000 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: pseudo MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,447 m (c), 1,906 m (l), 1,625 m (a)
Entre-eixos: 2,675 m
Pneus: 235/50 R19
Porta-malas: 521 litros
Tanque: 53 litros
Peso: 1.567 kg
0-100 km/h: 8s9
Velocidade máxima: 206 km/h
Consumo cidade: 9,2 km/l
Consumo estrada: 11,5 kml
Emissão de CO²: 135 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: C (Grande)