26/10/2017 - 8:00
Como jornalistas automotivos, temos que tomar muito cuidado ao dosar razão e emoção para levar a avaliação mais precisa ao leitor. Mas fica difícil não se empolgar com determinados modelos. Na redação da MOTOR SHOW, o primeiro a avaliar o novo Peugeot 3008 (confira o teste na edição 408) foi nosso editor Flavio Silveira. Mesmo com anos de experiência (e várias máquinas avaliadas), ele ficou impressionado com o SUV e me perguntou se havia exagerado na animação em seu texto.
Na ocasião, achei que sim. Havia rodado somente uns poucos quilômetros com o novo Peugeot. Mas depois de passar uma semana com o 3008, pegando estrada e enfrentando o trânsito parado do horário de pico da capital paulista, sinto que me enganei. Poucos carros conseguem concentrar tantas qualidades em um mesmo pacote. O estilo da carroceria dessa segunda geração, menos família, me agrada mais que o do antigo 3008. E o novo conserva qualidades reconhecidas do seu antecessor, como o bom espaço interno e a boa capacidade do porta-malas (aqui, um detalhe negativo para quem gostava de dividir o espaço ao meio com a “prateleira” móvel: o ajuste mudou).
Na cabine, os passageiros encontram acabamento impecável (com materiais macios ao toque e detalhes em tecido no painel e laterais de porta), ótima posição de dirigir (destaque para o pequeno volante, digno de um esportivo) e mimos como painel digital configurável, iluminação ambiente indireta com LEDs até na moldura do teto panorâmico, carregador de celular por indução e bancos dianteiros com ajuste elétrico, memória, aquecimento e programas de massagem. O prazer ao dirigir é outra qualidade do SUV da marca francesa.
O conjunto motor e câmbio (1.6 turbo de 165 cv e 24,5 kgfm a 1.400 rpm, com seis marchas) trabalha com uma afinação exemplar, garantindo o silêncio na tocada mais sossegada e ótimas arrancadas quando se pisa fundo. Combinado à suspensão firme (porém confortável) e a direção leve e direta, é possível esquecer que se está no comando de um SUV com mais de 1.500 kg. Apesar de defender uma sociedade menos consumista e achar que ninguém precisa de fato gastar mais de R$ 100 mil em um carro (o 3008 sai por R$ 135.990, menos até do que alguns rivais menos sofisticados), às vezes fica difícil resistir à tentação. Realmente, o Flavio tinha toda razão ao se empolgar tanto com esse 3008.
Ficha técnica:
Peugeot 3008 Griffe THP
Preço básico: R$ 135.900
Carro avaliado: R$ 135.900
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm de 1.400 a 4.000 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: pseudo MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,447 m (c), 1,906 m (l), 1,625 m (a)
Entre-eixos: 2,675 m
Pneus: 235/50 R19
Porta-malas: 521 litros
Tanque: 53 litros
Peso: 1.567 kg
0-100 km/h: 8s9
Velocidade máxima: 206 km/h
Consumo cidade: 9,4 km/l
Consumo estrada: 9,6 km/l
Emissão de CO2: 142 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (SUV Grande)
Contraponto
Por Rafael Poci Déa
Fico ressabiado quando meu colega Evandro fala de Peugeot. Afinal, estamos lidando com um apaixonado pela marca do leão e proprietário de um 207. Depois de implorar, enfim meu colega “largou o osso” e pude conferir as tão aclamadas qualidades do 3008, contadas exaustivamente por ele e pelo editor Flavio Silveira. E eles estavam certos. Que dirigibilidade acertada, que acabamento e silêncio interno! Esse utilitário esportivo (realmente) é de tirar o chapéu. Mas, como nem tudo são flores, não curti a visibilidade traseira e a interface da central multimídia.
Aliás, tudo é feito por meio dela, como ajustar o ar-condicionado ou escolher o programa de massagem. Estou com 35 anos e não sou casado, tampouco tenho a pretensão de ter filhos – questão de opção de vida. Portanto, esse Peugeot não me serve e eu não o compraria, apesar de suas ótimas qualidades. Ao invés do 3008 prefiro comprar um hatch alemão e desfilar por aí de Mercedes Classe A, BMW Série 1 ou Audi A3. O difícil seria escolher um deles. Como já disse, tudo é questão de gosto e, principalmente, de estilo de vida.
COMPRE SE…
▲ Quer um carro com bom espaço interno, mas gosta de também uma tocada mais esportiva.
▲ Faz questão de um carro completo, com equipamentos inexistentes na concorrência.
NÃO COMPRE SE…
▼ Prefere um SUV com motor a diesel. Este 3008 só é comercializado com a motorização 1.6 THP a gasolina.
▼ Quer um visual pacato e um interior mais versátil. Leve um Citroën C4 Picasso, que é tem a mesma mecânica e custa quase o mesmo.
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