Dentro da Porsche, a nomenclatura GTS foi inaugurada pelo 904 Carrera de 1963 – vencedor da Targa Florio, na Sicília, em 1964, com um total de 106 unidades produzidas.

Ao longo dos anos, a sigla também nomeou o sobrenome do 924 Carrera GTS, do 911 Carrera GTS (997.2, 991.2 e 992, para citar), do Panamera, além dos SUVs Cayenne e Macan.

Atualmente, o clã Gran Turismo Sport à venda no Brasil é composto pelos modelos 718 Cayman GTS 4.0, 718 Boxster GTS 4.0, 911 Carrera GTS, 911 Carrera GTS Cabriolet, 911 Carrera 4 GTS, 911 Carrera 4 GTS Cabriolet, 911 Targa 4 GTS, Macan GTS e o elétrico Taycan GTS.

“Todo Porsche é adequado para uma corrida”, comentava Ferdinand Alexander Porsche (1935-2012), o criador do icônico 911. E o 718 Boxster GTS 4.0 é o olímpio de quem almeja desempenho e equilíbrio magistrais, sem abrir mão da típica usabilidade dos modelos da Porsche.

Porsche 904 GTS
O 904 foi o primeiro Porsche a receber a nomenclatura GTS. Ao todo, foram construídas 106 unidades (Foto: Divulgação)

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Construção sob medida

Curto e baixo, com 4,391 m de comprimento e 1,262 m de altura, a ergonomia do habitáculo oferece a entrada da chave à esquerda do painel – uma herança das 24 horas de Le Mans – os dois bancos esportivos, que acomodam/apoiam muito bem o corpo e o volante com aquecimento praticamente a 90º. Ou seja, fazendo mínimos ajustes você rapidamente veste o Porsche.

No console central estão os comandos de ligar/desligar o sistema Start-Stop, do escape esportivo, de erguer/recolher a asa traseira, dos amortecedores, para desativar o controle de tração e outros dois para o fechamento/abertura da capota de lona. Aliás, ela vai acomodada em um local específico para não roubar espaço do porta-malas de 275 litros – o compartimento dianteiro tem capacidade volumétrica de 150 litros.

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Ainda falando do recheio do 718 Boxster GTS 4.0, o multimídia de 7” possui conectividade Apple CarPlay com fio e uma interface não muito amigável de operar. Contudo, há o som da Bose e o ar-condicionado de duas zonas.

Esportivo à moda antiga

Ao contrário dos “irmãos” 718 Boxster e 718 Boxster S, os quais empregam motores de quatro cilindros Boxer turbinados 2.0 ou 2.5, na ordem, o Porsche 718 Boxster GTS 4.0 acomoda um seis cilindros Boxer (cilindros contrapostos) naturalmente aspirado de 4-litros capaz de promover uma potência específica de 100,1 cv/litro e uma relação peso-potência de 3,5 kg/cv.

Em trabalho conjunto ao câmbio PDK (Porsche Doppelkupplungsgetriebe) de sete marchas surgem 400 cv de potência e 430 Nm (43,84 kgfm) de torque entregues no pé e sem o característico turbolag das mecânicas turboalimentadas.

À medida que pisamos no pedal do acelerador é possível escutar o ar sendo admitido pelas tomadas laterais bem como o acoplamento das engrenagens da transmissão de dupla embreagem. Com o escape esportivo acionado, o ronco passa de borbulhante em baixas rotações para uma tonalidade mais aguda nos médios e altos giros. 

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Apesar do poderio mecânico, o Porsche 718 Boxster GTS 4.0 é um esportivo fácil de guiar e o dirigindo de forma comedida é possível cravar médias urbanas de até 10 km/l (sem trânsito). Aliás, ao trafegar a 60 km/h, dependendo da situação, a sexta ou a sétima marcha está engatada, com baixo nível de ruído dentro da cabine.

Ao contrário do que muitos pensam ou falam dá para manter uma boa convivência no uso diário, embora seja mais firme comparado aos 718 Boxster e 718 Boxster S.  As suspensões ativas Porsche Suspension Management (PASM) rebaixadas em 20 mm exigem atenção nas valetas ou nas lombadas.

No entanto, a dianteira não raspa com facilidade, o que eleva a possibilidade de uso cotidiano. Já as rodas de 20” calçadas por pneus Pirelli P Zero de medidas 235/35 na dianteira e 265/35 no eixo traseiro requerem cuidados nos buracos e nos remendos do nosso asfalto.

Porsche 718 Boxster GTS 4.0
As rodas dianteiras calçam pneus Pirelli P Zero de medidas 235/35 ZR20 e as pinças de freio são pintadas de vermelho (Foto: Roberto Assunção)

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Mr. Equilíbrio

Dificilmente estaremos a bordo de um esportivo tão equilibrado quanto o 718 Boxster GTS 4.0. Os responsáveis são o propulsor em posição central-traseira associado ao pequeno entre-eixos de 2,475 m, a calibração das suspensões e a rapidez/precisão da direção.

A dianteira aponta com extrema rapidez, sendo acompanhada pela traseira pregada no chão. Um (verdadeiro) ballet automotivo que encanta pela forma de contornar e serpentear nas curvas.

Para deixar tudo melhor, o seletor giratório no volante oferece os modos de condução Normal, Sport, Sport Plus, Individual e ao centro a função Sport Response configura o Porsche para uma entrega máxima de desempenho por 20 segundos.

Porsche 718 Boxster GTS 4.0
Foto: Roberto Assunção

Os programas alteram, por exemplo, os parâmetros do motor/transmissão, das suspensões, da direção, dos coxins adaptativos, do escape e da direção desta quarta geração (982) do Boxster.

Indo a 120 km/h com a capota recolhida no modo Sport Plus, o nível de ruído e de turbilhonamento do vento no interior não incomoda, o que permite manter uma conversa sem alterar o tom de voz.

O ronco do seis cilindros aguça os sentidos e ao cravar o pé no acelerador, a caixa PDK reduz da sétima para a quarta em um piscar de olhos. Uma obra-prima da engenharia moderna!

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Já as frenagens eficientes são de responsabilidade dos discos ventilados/perfurados de 350 mm com pinças de seis pistões no eixo frontal e de 330 mm (pinças de quatro pistões) atrás. Outros destaques aparecem na modularidade do pedal do freio da mesma forma que inexistem transferências de cargas durante as frenagens mais fortes.

O Porsche 718 Boxster GTS é um esportivo à moda antiga e a sua deliciosa dirigibilidade irrepreensível é tudo o que buscamos em um roadster esportivo.


FICHA TÉCNICA

PORSCHE 718 BOXSTER GTS 4.0
Preço básico: R$ 659.000
Carro avaliado: R$ 659.000

Porsche 718 Boxster GTS 4.0
Motor: seis cilindros contrapostos 4.0, 24V, injeção direta, duplo comando com variação na admissão e no escape, start-stop, sistema de vetorização de torque
Cilindrada: 3995 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 400 cv a 7.000 rpm
Torque: 430 Nm a 5.500 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem, sete marchas, trocas sequenciais
Direção: elétrica
Suspensões: independentes Macpherson (d/t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: traseira
Dimensões: 4,391 m (c), 1,801 m (l), 1,262 m (a)
Entre-eixos: 2,475 m
Pneus: 235/35 R20 (d) e 265/35 R20 (t)
Porta-malas: 275 litros + 150 litros (compartimento dianteiro)
Tanque: 64 litros
Peso: 1.435 kg
0-100 km/h: 4s
Velocidade máxima: 288 km/h
Consumo cidade: 7,1 km/l
Consumo estrada: 8,9 km/l
Emissão de CO²: 175 g/km
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: C (Esportivo)

 

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