Remodelado no ano passado, o Porsche Macan nasce na fábrica de Leipzig, na Alemanha, e oferta em nosso mercado as versões Macan (iniciais R$ 475.000), Macan T (R$ 520.000), Macan S (R$ 610.000) e Macan GTS (R$ 710.000).

Dos para-lamas inspirados no 917 KH – vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1970 e 1971 – o Porsche Macan está notadamente diferente pela dianteira atualizada trazendo os faróis PDLS (Porsche Dynamic Light System) de série em toda a gama tal como os retrovisores externos Sport Design.

A novidade da traseira surge no difusor de ar, responsável por acomodar as duas saídas de escape, enquanto o visual é completado pelas rodas de 19” calçadas por pneus 235/55 na frente e 255/50 na traseira – há a possibilidade de instalar opcionalmente os conjuntos de 20” e de 21”.

Sem abrir mão da típica usabilidade dos modelos de Stuttgart, o Porsche Macan promove versatilidade da mesma forma que faz o Cayenne, o Panamera Sport Turismo e o Taycan Cross Turismo.

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Na ponta da fita métrica 

Ao adotar a arquitetura MLB (sigla para Modularer Längsbaukasten) – também utilizada por alguns modelos da Audi e da VW – o Porsche Macan entrega boa habitabilidade graças aos 4,726 m de comprimento, 1,922 m de largura e 1,621 m de altura.

O interior aprimorado mostra superfícies de torque ao invés de botões e a alavanca seletora de marchas encurtada ao passo que o charmoso relógio analógico sobre o painel é de série.

Com poucos ajustes, o motorista se encaixa nos bancos e a posição baixa tem um grau de parentesco com o 911 – outra ancestralidade da Porsche está na partida à esquerda vinda das 24 Horas de Le Mans.

O clássico painel concentra o conta-giros ao centro e o volante GT de aro fino entrega ótima empunhadura incluindo o seletor giratório de modos de condução com a tecla da função Sport Response.

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O multimídia PCM (Porsche Communication Management) de 10,9” oferece só conectividade Apple CarPlay e quem viaja atrás encontra um espaço suficiente para as pernas/joelhos pelos 2,807 m de entre-eixos e há saídas de ar dedicadas com controle de temperatura. Apenas o quinto passageiro sofre ligeiramente com o túnel central elevado por conta do sistema de tração sob demanda.

Foto: Roberto Assunção

O porta-malas atribui 488 litros podendo ir a 1.503 litros após o rebatimento da segunda fileira de bancos. Como já falamos, a configuração Macan inicia em R$ 475.000 e a Porsche oferta uma vasta quantidade de equipamentos e de personalização cobrados à parte.

Foto: Roberto Assunção

A unidade avaliada por Motor Show, entre eles, ostentava a pintura especial Miami Blue (R$ 65.692), os bancos ajustáveis eletricamente em 14 vias (R$ 6.538) mais aquecimento (R$ 2.824) e o pacote Sport Chrono (R$ 6.740), por exemplo. 

A lista ainda oferecia assistente de mudança de faixas (R$ 3.955) e de estacionamento (R$ 5.004), sistema de ionização da cabine (R$ 1.937), som da Bose (R$ 7.991), as rodas de 20″ com pintura Vesuvius Grey (R$ 23.363) e a suspensão ajustável em três níveis (R$ 7.827). Ao todo, R$ 131.871, que elevaram o preço do Porsche Macan para R$ 606.871.

Propulsor 2.0 turbo com 265 cv e 400 Nm

O Porsche Macan utiliza o propulsor de quatro cilindros 2.0 turbo e injeção direta (da família EA888) atrelado ao câmbio de dupla embreagem PDK de sete marchas para produzir 265 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque em ampla faixa de 1.800 rpm a 4.500 rpm.

Um poderio competente para ir aos 100 km/h em 6,4 segundos e cravar 232 km/h de velocidade máxima. Frente ao modelo antecessor, são 13 cv e 30 Nm (3 kgfm) extras, sendo a unidade do Macan a mesma usada pelo Macan T.

O turbolag (atraso antes de o turbocompressor pegar para valer) é baixo e o ronco encorpado aumenta a experiência. As trocas promovidas pela caixa Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK) são absurdamente rápidas e acima das 5.000 rpm são emitidos “pipocos” pelas duas saídas de escape. Sem dúvidas, uma obra-prima da engenharia moderna no mundo das transmissões.

Porsche Macan
Foto: Roberto Assunção

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No uso urbano, é possível andar com a sexta ou até a sétima engatada contribuindo no consumo. Aliás, durante a nossa avaliação, o computador de bordo indicou médias urbanas superiores aos 10 km/l (trânsito moderado). Nada mal! A direção eletricamente assistida é rápida ao esterço e as trocas sequenciais ocorrem pelas borboletas atrás do volante.

Com relação peso-potência de 6,96 kg/cv, o comportamento do Porsche Macan transforma ao escolher um dos quatro programas de condução (Normal, Sport, Sport Plus e Individual). Eles alteram alguns parâmetros do carro a exemplo das respostas do motor/câmbio, da direção e das suspensões.

O desempenho é entregue de forma progressiva e o SUV ficou 0,3 segundos e 3 km/h mais rápido que o antecessor. Contudo, ao escolher o modo Sport Plus as reações ficam mais ágeis, assim como a direção e as suspensões com novos amortecedores assumem uma calibração mais firme. Nada que incomode na cidade e o conjunto de suspensões lida muito bem com as irregularidades do piso.

Outro predicado está no Porsche Macan desconhecer o centro de gravidade elevado, pois serpenteia muito bem nas curvas contornadas mais rapidamente. A tração é integral sob demanda e prioriza o eixo traseiro – a força é enviada ao eixo frontal somente quando se faz necessário. E tudo fica melhor ao pressionar o botão Sport Response ao centro do seletor giratório no volante. Ele configura o utilitário esportivo de Stuttgart para entregar o máximo de desempenho por 20 segundos. Diversão pura!

Porsche Macan
Foto: Roberto Assunção

Os aprimoramentos técnicos junto do design atualizado deixaram o Porsche Macan é um patamar louvável. Afinal, ele preserva toda a alma dos esportivos da Porsche e se aproxima mais de um carro baixo ao invés de um SUV. Agora, vamos esperar pelo Macan eletrificado, cuja a chegada está programada para 2024 (leia mais).


FICHA TÉCNICA

PORSCHE MACAN
Preço básico: R$ 475.000
Carro avaliado: R$ 606.871

Porsche Macan
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta e indireta, duplo comando com variação na admissão e no escape 
Cilindrada: 1984 cm³
Combustível: gasolina
Potência: 265 cv a 6.800 rpm
Torque: 400 Nm a 1.800 rpm
Câmbio: automatizado, sete marchas, trocas sequenciais
Direção: elétrica
Suspensões: Braços sobrepostos (d) e Multilink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral sob demanda 
Dimensões: 4,726 m (c), 1,922 m (l), 1,621 m (a)
Entre-eixos: 2,807 m
Pneus: 235/55 R19 (D) e 255/50 R19 (T)
Porta-malas: 488 litros
Tanque: 75 litros
Peso: 1.845 kg
0-100 km/h: 6s4
Velocidade máxima: 232 km/h
Consumo cidade: 7,4 km/l
Consumo estrada: 8,3 km/l
Emissão de CO²:  176 g/km
Nota do Inmetro: D
Classificação na categoria: E (Extra-grande)

 

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