06/11/2021 - 10:04
Com três anos de mercado, o Fiat Cronos passou por uma atualização de meia-idade exibindo a nova grade do radiador, com o nome do fabricante por extenso (Logo Script) e o Fiat Flag, a simpática bandeirinha da Itália na porção inferior – um estilo visto no Argo, no Mobi e inaugurado pela picape Strada.
Os faróis têm luzes de posição em LED, as rodas de liga leve de 16” ostentam pintura preto/prata, enquanto as lanternas também são de LED. O visual do exterior ainda é complementado pelos detalhes cromados conferindo ares de requinte.
A plataforma MP-S, derivada da MP1 do Argo, atribui 4,364 m de comprimento, 1,726 m de largura, 1,516 m de altura e 2,521 m de entre-eixos. O porta-malas de abundantes 525 litros é superior aos modelos Chevrolet Onix Plus (469), Hyundai HB20S (475), Nissan Versa (482), Renault Logan (510), Toyota Yaris Sedã (473) e Volkswagen Virtus (521). O compartimento do Honda City oferece 536 litros.
O interior do três volumes da Fiat, fabricado em Córdoba, na Argentina, acomoda bem quatro adultos e uma criança por conta da largura da carroceria. Afinal, com 1,726 m é maior frente aos sedãs da Honda (1,695 m) e da Hyundai (1,720 m), porém, fica atrás dos modelos da Chevrolet (1,730 m), da Nissan (1,740 m) da Renault (1,733 m), da Toyota (1,730 m) e da Volkswagen (1,751 m).
+ Fiat Argo assume liderança dos veículos mais vendidos no país
+ Avaliação: Como anda a Fiat Toro Ranch 2022, a versão que aposta nos cromados
+ Avaliação: Fiat Pulse chega para ser um divisor de águas
+ Fiat Pulse chega a mais de 5,5 mil reservas; veja as versões e preços
Quem viaja atrás no Fiat Cronos encontra uma entrada USB e apenas espaço suficiente para as pernas/joelhos graças ao entre-eixos de 2,521 m (mesma medida do Argo). Ou seja, menor que City (2,600 m), HB20S (2,530 m), Logan (2,635 m), Versa (2,620 m), Onix Plus (2,600 m), Virtus (2,651 m) e Yaris Sedã (2,550 m).
Ainda falando do interior, o Fiat Cronos Precision agrada pelos acabamentos e os arremates bem feitos. Já o revestimento em tecido só aparece nas laterais das portas dianteiras. Contudo, entre os itens de série, há chave presencial, ar-condicionado digital automático, quadro de instrumentos com tela TFT de 3,5”, volante revestido em couro com a coluna regulável em altura/profundidade, controlador de velocidade e multimídia UCONNECT de 7” dotado de Android Auto/Apple CarPlay.
Câmbio automático e até 139 cv de potência
Sob o capô, o propulsor de quatro cilindros 1.8 naturalmente aspirado casado ao câmbio automático de seis marchas entrega até 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Trata-se do mesmo conjunto do Jeep Renegade e que também equipa a versão Fiat Cronos HGT (sigla para High Gran Tourism) – uma nomenclatura já aplicada no antigo Fiat Brava à época trazendo motor 1.8 16V de 132 cv e 16,7 kgfm.
O Fiat Cronos Precision transmite uma condução agradável e silenciosa, porém, ele só responde bem a partir dos médios giros. Na estrada, ao pisar fundo no pedal do acelerador o câmbio automático de seis velocidades reduz da sexta para a quarta para manter o fôlego. E dependendo da situação, essa mudança é acompanhada de leves trancos. Já quem preferir assumir o controle pode fazer trocas sequenciais pela alavanca ou pelas borboletas atrás do volante.
Um ponto elogiável no Fiat Cronos Precision é o acerto das suspensões, pois elas garantem conforto ao absorver/filtrar muito bem as irregularidades do asfalto ao passo que permitem contornar as curvas rapidamente sem a carroceria demonstrar a tendência de rolar.
As rodas de 16” vestidas por pneus de perfil 55 cooperam na tarefa de absorver os impactos ao passo que a direção assistida eletricamente é leve ao esterço em baixa velocidade contribuindo na hora de manobrar ou de fazer balizas.
Itens de segurança e opcionais
O pacote de segurança inclui os controles eletrônicos de tração/estabilidade, o isofix para fixação de bancos infantis, a sinalização de frenagem de emergência, o assistente de partida em rampas e o monitoramento da pressão dos pneus.
O pormenor fica pelos dois airbags frontais de série, pois as bolsas de ar laterais são oferecidas no pacote opcional Pack Precision Full de R$ 6.190 extras (R$ 6.394 em São Paulo), que ainda inclui o quadro de instrumentos com tela TFT de 7″, os retrovisores com rebatimento elétrico, os sensores de chuva/crepuscular, os bancos revestidos em couro, o retrovisor interno eletrocrômico, a câmera de ré e as rodas de 17″ vestidas por pneus de medidas 205/50.
Portanto, um Fiat Cronos Precision 2021 “completão” com a carroceria na tonalidade perolizada vermelho Marsala, sai por R$ 107.070 (ou R$ 110.592 para São Paulo).
FICHA TÉCNICA
FIAT CRONOS PRECISION 1.8 AT6
Preço básico: R$ 98.990 (R$ 102.246 para São Paulo)
Carro avaliado: R$ 100.880 (R$ 104.198 para São Paulo)*
*a unidade avaliada por Motor Show não trazia o pacote opcional Pack Precision Plus
Fiat Cronos Precision 1.8 AT6
Motor: quatro cilindros em linha 1.8, 16V, comando variável na admissão
Cilindrada: 1747 cm3
Combustível: flex
Potência: 135 cv (g) e 139 cv (e) a 5.750 rpm
Torque: 18,8 kgfm (g) e 19,3 kgfm (e) a 3.750 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,364 m (c), 1,726 m (l), 1,516 m (a)
Entre-eixos: 2,521 m
Pneus: 195/55 R16
Porta-malas: 525 litros
Tanque: 48 litros
Peso: 1.271 kg
0-100 km/h: 9s9 (e)
Vel. máxima: 181 km/h (e)
Consumo cidade: 9,8 km/l (g) e 6,7 km/l (e)
Consumo estrada: 13,2 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Emissão de CO2: 122 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: D (Médio)