O Renault Duster já teve dias melhores no mercado brasileiro. Até novembro, somava 15.709 unidades vendidas e apenas a sétima posição no ranking de SUVs da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Posição bem distante dos velhos tempos, quando ele e o Ford EcoSport brigavam pela liderança. Mas isso não quer dizer que o veterano crossover compacto da marca francesa tenha perdido seus atrativos. Ele continua sendo imbatível em termos de custo-benefício, como é o caso deste Duster Dynamique 1.6 16V SCe CVT, cuja avaliação você confere nas próximas linhas.

Esta configuração combina o motor 1.6 SCe de 118/120 cv (gasolina/etanol) a um câmbio automático CVT (continuamente variável) com seis marchas simuladas. E mesmo na configuração de topo Dynamique, é oferecido a partir de R$ 81.490. Valor que é mais baixo do que o cobrado pelas versões automáticas mais baratas dos concorrentes. O Ford EcoSport SE 1.5 AT, por exemplo, sai por R$ 83.990.

Renault Duster Dynamique 1.6 CVT (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem)

Além do preço, outro destaque do Duster é a carroceria. Não pelas linhas (o modelo acaba de ganhar uma nova geração na Europa), mas pelas dimensões generosas e que garantem um amplo espaço interno tanto para os passageiros quanto para as bagagens. A lista de equipamentos tem os seus altos e baixos. De série, o Duster Dynamique 1.6 16V SCe CVT traz vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, central multimídia com tela de sete polegadas e navegador GPS, controles eletrônicos de tração e estabilidade, piloto automático e banco traseiro bipartido. O deslize fica por conta da ausência do Isofix, item que já é comum no segmento.

Ao volante, o Duster deixa claro o seu apelo mais próximo dos SUV tradicionais do que dos crossovers. A suspensão é macia e trabalha silenciosamente mesmo nos pisos irregulares, transmitindo uma sensação de robustez. A direção, com asssitência eletro-hidráulica, não se destaca pela precisão ou pela leveza, mas não incomoda em manobras de estacionamento. Já a posição de dirigir é alta e só incomoda o posicionamento muito baixo dos comandos de ventilação.

Renault Duster 1.6 CVT (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem)

Em relação ao conjunto motor e câmbio, o veredicto é que ele se mostra mais adequado para o uso urbano. A transmissão CVT tem funcionamento suave, mas os 1.240 kg do Duster exigem que o motorista abuse do acelerador para extrair força do motor em ultrapassagens e retomadas de velocidade. Nestes casos, ajuda o fato do câmbio contar com modo sequencial, com trocas de marcha na alavanca.

Somando os prós e contras, o Duster é um automóvel perfeito para famílias que necessitam de bastante espaço, mas sem pagar muito. E que estejam dispostas a abrir mão de visual sofisticado e alguns itens de segurança. Se a sua resposta for sim para todas essas questões, pode comprar sem medo. Caso contrário, a própria Renault oferece uma opção no Captur, mais completo e atual.

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Ficha técnica

Duster Dynamique 1.6 16V SCe CVT

Preço básico: R$ 69.990 (Expression 1.6 16V SCe CVT)
Carro testado: R$ 84.790
Motor: 4 cilindros em linha 1.6, 16V
Cilindrada: 1597 cm3
Combustível: flex
Potência: 118 cv a 5.500 rpm (g) e 120 cv a 5.500 rpm (e)
Torque: 16,2 kgfm a 4.000 (g) e (e)
Câmbio: automática, CVT, seis marchas simuladas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: MacPherson (d) e semi-independente (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,329 m (c), 1,822 m (l), 1,683 m (a)
Entre-eixos: 2,674 m
Pneus: 205/60 R16
Porta-malas: 475 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.240 kg
0-100 km/h: 13s9 (g) e 13,2 (e)
Velocidade máxima: 166 km/h
Consumo cidade: 7,1 km/l (e) e 10,3 km/l (g)
Consumo estrada: 7,9 km/l (e) e 10,8 km/l (g)
Emissão de CO2: 126 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (Utilitário Esportivo Grande)