Por Rafael Poci Déa

Quando lançou o SUV em 2021, a Toyota sabia das dificuldades que o novato Corolla Cross teria ao encarar o líder Jeep Compass e o Volkswagen Taos, outro lançamento da época. Apesar da ótima reputação da marca, e talvez por causa da grande expectativa, o modelo não escapou das críticas sobre o freio de estacionamento acionado pelo pé, o abafador traseiro (muito) exposto e a suspensão traseira com o simplificado sistema de eixo de torção. Esses pontos negativos foram parcialmente corrigidos agora, junto a uma atualização visual, na nova linha 2025 – os preços ficam entre R$ 164.990 e R$ 210.990, com várias opções com mecânica 2.0 a combustão ou sistema 1.8 híbrido.

• Alinhado ao novo estilo da marca, o principal destaque do design está na dianteira: a grade foi incorporada ao para-choque e os faróis full-LED com setas sequenciais dão mais modernidade.

• Nas laterais, há novas rodas aro 18 e a sigla HEV no lugar do Hybrid nas variantes eletrificadas.

•Na traseira, as lanternas foram redesenhadas e a tampa do porta-malas ganhou abertura elétrica ao se passar o pé sob o para-choque. Mas o polêmico abafador segue à mostra, embora tenha sido pintado de preto pra disfarçar.

O design não é unânime, mas na cabine o Corolla Cross começa a mostrar porque foi o segundo SUV médio mais vendido de 2023.

• São 4,46 metros de comprimento e 2,64 de entre-eixos, com bom espaço para cinco pessoas e porta-malas de 440 litros.

acabamento agrada aos olhos e ao toque, e o SUV ganhou agora um cluster digital de 12,3 polegadas.

• Ainda há itens como ar-condicionado bizona com saídas traseiras, multimídia de 9” com conectividade sem fio, carregador por indução, banco do motorista elétrico e pacote ADAS com regulador de velocidade adaptativo, frenagem de emergência, assistente de luz alta etc.

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Antes de dar a partida, outra boa notícia: ele ganhou freio de estacionamento eletrônico e auto-hold (mantém o carro parado sem o motorista pisar no freio). Já em movimento, o 2.0 aspirado teve que se adequar ao Proconve L8, incluindo o novo sistema ORVR (filtra gases evaporativos). Com isso, acabou perdendo 2 cv de potência e 4,90 Nm de torque: agora são 175 cv (etanol) e 167 cv (gasolina), com torque sempre de 204 Nm. Na prática, o comportamento não muda quase nada, e o SUV continua agradável de conduzir, com desempenho adequado à proposta.

A transmissão CVT tem dez marchas, sendo a primeira acionada por engrenagem, o que deixa as arrancadas do SUV mais espertas que o normal para esse tipo de câmbio. É possível fazer trocas sequenciais por aletas no volante e há o modo Power, que “apimenta” (muito pouco) o desempenho – mas, ao usar mais o acelerador, o ruído do motor invade a cabine mais do que se espera em um carro desse (seus rivais são, na maioria, mais silenciosos).

Já as suspensões asseguram conforto, mas tanto em desníveis quanto em curvas contornadas mais rapidamente o sistema de eixo de torção na traseira não é tão bom quanto o multilink do sedã, e a carroceria “dança”. Ainda assim, é uma ótima opção de SUV médio.

(Divulgação)
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Toyota Corolla Cross XRX

Preço básico R$ 164.990
Carro avaliado R$ 191.790

Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, injeção direta e indireta, duplo comando com variação na admissão e no escape Combustível: flex
Potência: 167 cv (g) e 175 cv (e) a 6.600 rpm
Torque: 204 Nm a 4.400 rpm (g/e)
Câmbio: automático continuamente variável (CVT), dez marchas simuladas, trocas sequenciais
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: discos ventilados (d) e discos sólidos (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,460 m (c), 1,852 m (l), 1,620 m (a)
Entre-eixos: 2,640 m
Pneus: 225/50 R18
Porta-malas: 440 litros
Peso: 1.420 kg
Tanque: 47 litros
0-100 km/h: 9s8 (e)
Velocidade máxima: 195 km/h (e)
Consumo cidade: 11,6 km/l (g) e 8,2 km/l (e)
Consumo estrada: 13,3 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: B (Grande)