Avaliação: Toyota Etios 2019 ficou mais prático e mais seguro

A linha 2019 do Toyota Etios ganhou ESP e assistente de partida em rampa, além de rádio conectado para a nova versão X Plus, que substitui a antiga XS

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A linha 2019 comprova que o Toyota Etios é um carro maduro. O modelo de entrada da marca japonesa evolui um pouco a cada ano e agora estreia a versão X Plus, que substitui a antiga XS. Mas a melhor notícia é que o Etios ficou mais prático e mais seguro, pois ganhou assistente de partida em subida e controles eletrônicos de estabilidade e tração. Ao ser rebatizada, a versão X Plus também vem equipada com um sistema de áudio mais moderno, equipado com rádio, bluetooth e entradas auxiliar/USB.

O Etios 2019 também ficou com um visual mais agradável, devido à moldura frontal na cor preta e à adoção de máscara negra nos faróis e lanternas. Em um segmento cada vez mais competitivo, o Etios ainda não empolga visualmente, mas cativa os consumidores por ser um carro honestíssimo. Em sua categoria, a versão sedã avaliada disputa de forma competitiva com o Hyundai HB20S, o VW Voyage e o Ford Ka+. Com 4.572 unidades vendidas no primeiro bimestre, está longe do Chevrolet Prisma, mas ganha do Nissan Versa e do Renault Logan. No ranking geral, contando as picapes, ocupa a 27ª posição.

Os controles de tração/estabilidade reforçam o caráter firme do modelo, que passa confiança e conforto ao motorista. Na versão X Plus avaliada, com pneus 185/60 R15, o Etios tem um rodar suave, com um ajuste perfeito de suspensão para as ruas brasileiras. A combinação do motor 1.5 16V com o câmbio automático de quatro marchas é um golaço da engenharia da Toyota. O Etios é o único carro que consegue entregar bom desempenho, baixo consumo, baixos ruídos e funcionamento sereno com uma transmissão AT4. Ele faz mais de 12 km/l com gasolina na cidade.

O novo rádio é muito fácil de usar, mas o bluetooth não é muito amigável. A posição de dirigir também agrada bastante, mesmo com o volante tendo apenas ajuste de altura. Os bancos são confortáveis e o porta-malas de 562 litros chega a humilhar alguns concorrentes (aliás, ele agora pode ser aberto por um botão). Claro que, com seis anos na estrada, alguns pequenos pecados começam a aparecer, como a posição das saídas de ar. O Etios Sedã X Plus custa R$ 59.960 com câmbio AT4 e R$ 54.920 com a caixa manual.


Ficha técnica:

Toyota Etios Sedã X Plus

Preço básico: R$ 54.920
Carro avaliado: R$ 59.960
Motor: 4 cilindros em linha 1.5, 16V, duplo comando variável
Cilindrada: 1496 cm³
Combustível: flex
Potência: 102 cv a 5.600 rpm (g) e 107 cv a 5.600 rpm (e)
Torque: 14,3 kgfm a 4.000 rpm (g) e 14,7 kgfm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: automático, quatro marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,369 m (c), 1,695 m (l), 1,510 m (a)
Entre-eixos: 2,550 m
Pneus: 185/60 R15
Porta-malas: 562 litros
Tanque: 45 litros
Peso: 1.496 kg
0-100 km/h: 13s7 (g) e 12s7 (e)
Velocidade máxima: n/d
Consumo cidade: 12,2 km/l (g) e 8,4 km/l (e)
Consumo estrada: 14,9 km/l (g) e 10,4 km/l (e)
Emissão de CO²: 100 g/km
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (Médio)

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