11/06/2018 - 11:48
Nunca julgue um carro pela sua aparência. Esse Toyota Etios X AT das fotos, que sai por R$ 54.640 (pintura branca perolizada) e traz o visual simplório de um carro de firma, pode até não parecer promissor. Mas poucos carros nessa faixa de preço me deixam mais encantados na convivência diária do que o hatch compacto da marca japonesa.
O ponto que mais me chama a atenção no Etios é a dirigibilidade bem acertada. No meu trajeto do trabalho para casa, tenho a opção de enfrentar o trânsito lento da Marginal Tietê ou fazer o mesmo trajeto por rodovia, pelo Rodoanel Mario Covas. E nessas duas situações tão opostas, o hatch consegue se virar muito bem.
No trânsito lento, o câmbio automático de quatro marchas surpreende pela suavidade no funcionamento, chegando a lembrar alguns dos concorrentes equipados com câmbio CVT, enquanto o motor 1.3 de 98 cv mostra bom desempenho desde a faixa abaixo das 2.000 rpm. Já na estrada, o conjunto motriz surpreende, com as trocas rápidas de marcha e a elasticidade do motor.
Junte nessa receita a direção elétrica leve e precisa, a posição de dirigir agradável, e a suspensão confortável sem ser molenga, e você tem a receita certa para ganhar o meu coração. Tenho em casa um carro compacto do início dos anos 2010 e, por isso, não faço questão de equipamentos como sensores de estacionamento ou sistemas multimídia sofisticados.
O Etios é espartano, mas não deixa de trazer o básico para uma boa convivência diária. Tem ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, um interessante painel digital com computador de bordo, isofix, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros e até mesmo controles eletrônicos de tração e estabilidade (novidade na linha 2019). O único pecado é a falta de um rádio, mas nada que não possa ser adquirido posteriormente pelo proprietário.
Depois de tudo isso, acho que ficou bem claro que eu compraria um Etios. E seria exatamente esse das fotos. Como eu disse na última vez que avaliei esse Toyota, no ano passado, o modelo já sofre com a concorrência de outros carros mais sofisticados em suas versões mais caras. Não é o caso deste Etios X AT, que ainda tem um ótimo custo-benefício. Ele pode não ser tão bonito nem se comportar como um esportivo, mas é encantador a sua maneira.
Ficha técnica:
Toyota Etios Hatch X AT
Preço básico: R$ 47.270
Carro avaliado: R$ 54.640
Motor: 4 cilindros em linha 1.3, 16V, duplo comando variável
Cilindrada: 1329 cm³
Combustível: flex
Potência: 88 cv 5.600 rpm (g) e 98 cv a 5.600 rpm (e)
Torque: 12,5 kgfm a 4.000 rpm (g) e 13,1 kgfm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: automático, quatro marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 3,884 m (c), 1,695 m (l), 1,510 m (a)
Entre-eixos: 2,460 m
Pneus: 175/65 R14
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 45 litros
Peso: 955 kg
0-100 km/h: 11s8 (e)*
Velocidade máxima: 170 km/h (e)*
Consumo cidade: 11,8 km/l (g) e 8,2 km/l (e)
Consumo estrada: 13,3 km/l (g) e 9,2 km/l (e)
Emissão de CO²: 107 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Compacto)
Contraponto
Por Flavio Silveira
Dizem que gosto não se discute, e ouço muitas críticas ao design do Etios. Mas, pessoalmente, eu gosto do seu desenho – e nem achei tão simples, pois a Toyota deu uma atualizada nele, com nova grade e para-choques e máscara negra nos faróis. O interior de fato é simples, mas é bem acabado. Colocando um rádio que leia pen drives, já está ótimo para mim: o GPS coloco no meu próprio celular, que pode ficar fixado no vidro à minha frente, já que o painel é central – todo digital e com várias opções de visualização (os comandos podiam ser mais fáceis de acessar, e não no próprio painel). Mas o que conquista no Etios, como disse o Evandro, é a dirigibilidade.
Poucos carros são tão bons de guiar: o motor tem bom torque em baixa, é extremamente elástico e conversa bem com o câmbio, compensando o fato de ter só quatro marchas, as suspensões são robustas e silenciosas, a direção é bem calibrada… Um modelo que sem dúvida colocaria na garagem – como segundo carro, porque preciso de mais porta-malas nas viagens. Para mim, o Etios é a melhor porta de entrada para o mundo dos automáticos.
COMPRE SE…
▲ Você busca um carro automático acessível e com dirigibilidade bem acertada, pois ele ficou bem ajustado.
▲ Quer um carro compacto com desempenho superior ao dos 1.0, mas com baixo consumo de combustível.
NÃO COMPRE SE…
▼ Faz questão de itens como central multimídia ou sensor de estacionamento; o Etios não oferece opcionais.
▼ Precisa de um porta-malas grande, pois o espaço para bagagens é bastante limitado, de apenas 270 litros.