A Toyota mudou o Yaris Hatch XLS, na linha 2023, ao incorporar o para-choque frontal remodelado, os faróis/luzes de neblina em LED e as novas rodas de 15” em duas tonalidades calçadas por pneus de medidas 185/60. Uma estética inspirada no Corolla quanto no modelo à venda na Tailândia.

As dimensões são menores em relação ao conterrâneo Honda City Hatchback (veja comparativo de medidas logo abaixo) e o habitáculo oferece um assento curto do banco do condutor, o que cansa em longos deslocamentos, enquanto outros pormenores vão para os comandos, que poderiam estar em melhor posição à mão, a coluna de direção regulável apenas em altura e o antiquado trilho da alavanca seletora de marchas.

Outra particularidade é o acabamento com vasto emprego de plásticos, o quadro de instrumentos com grafismos démodé, assim como o da tela TFT de 4,2”.

Do lado positivo, a versão XLS do Toyota Yaris Hatch oferta o ar-condicionado automático/digital, o teto solar, os vidros elétricos com função um toque (subida/descida) para as quatro portas, os bancos revestidos em couro e o multimídia Toyota Play+ de 7” com Android Auto/Apple CarPlay. O pacote de segurança traz sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista) – em todas as configurações -, controles eletrônicos de tração/estabilidade, assistente de subida em rampas e isofix para fixação de bancos infantis.

No entanto, o porta-malas do Toyota Yaris XLS é de 310 litros contra 268 litros do City Hatchback. E o Honda possui o sistema de modularidade dos bancos Magic Seat, com quatro modos (Utility, Tall, Long e Refresh) permitindo transportar objetos volumosos longitudinalmente, como uma prancha de surfe, ou até rebater os assentos dianteiros para virar uma cama.

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Comparativo de medidas:

Toyota Yaris Hatch
Comprimento: 4,145 m
Largura: 1,730 m
Altura: 1,490 m
Entre-eixos: 2,550 m
Porta-malas: 310 litros

Honda City Hatchback
Comprimento: 4,341 m
Largura: 1,748 m
Altura: 1,498 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 268 litros 

Em segurança, o Toyota Yaris Hatch XLS inclui o sistema de pré-colisão, o qual emite sinais visual/sonoro e auxilia na redução da velocidade nos casos de impacto iminente, além do alerta de saída involuntária de faixas.

Experiência ao volante

Sob o capô, toda a gama do Toyota Yaris passou a ter unicamente o propulsor de quatro cilindros 1.5 Flex Dual VVT-i naturalmente aspirado associado ao câmbio continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas. O bloco 1.3 deixou de existir na linha 2023.

É um casamento mecânico que entrega reações progressivas ao volante – característico da transmissão CVT -, com até 110 cv de potência e 146,9 Nm (14,9 kgfm) de torque, quando abastecido com etanol.

Portanto, não espere por um comportamento aceso tampouco rápido, seja nas saídas partindo da imobilidade ou nas ultrapassagens. Por sorte, na versão XLS há as borboletas para trocas sequenciais atrás do volante, o que ajuda a retomar o fôlego.

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Ao volante, o Toyota roda grande parte do tempo em torno das 1.500 rpm e, na estrada, a incidência do vento sobre a carroceria é baixa, com elogios ao isolamento acústico da cabine. Da mesma forma, que as suspensões confortáveis e os pneus de perfil 60 filtram e absorvem bem as irregularidades do asfalto, além de promoverem um bom controle da carroceria nas curvas.

A direção assistida eletricamente é anestesiada e pouco conectada bem como é ligeiramente pesada em baixas velocidades, como nas manobras ou nas balizas.

Toyota Yaris Hatch XLS
Na linha 2023, o Toyota Yaris ganhou uma pegada esportiva. Tanto os faróis quanto as luzes de neblina são em LED. Na versão de topo XLS, o DRL vai integrado ao conjunto óptico, enquanto na XS aparece instalado no para-choque dianteiro (Foto: Divulgação)

Os modos de condução Eco e Sport são novidade na linha 2023 em todas as configurações do Toyota Yaris. O primeiro foca na eficiência e durante nossa avaliação o computador bordo registrou médias urbanas de 9,2 km/l e rodoviárias de 14,5 km/l bebericando etanol e indo com o pé leve no pedal do acelerador.

Já o programa Sport muda a calibragem da transmissão CVT deixando as curvas de acelerações mais curtas para entregar melhores reações.

Toyota Yaris Hatch XLS
O visual bem resolvido da traseira exibe as lanternas em LED (Foto: Divulgação)

O Toyota Yaris XLS pode não ser o carro que te faz acordar cedo aos finais de semana para dar um voltinha, mas ele é uma escolha racional. Falando agora do seu bolso, ele cobra a partir de R$ 115.790 indo a R$ 116.750 nesta tonalidade vermelho Granada (carro das fotos).


FICHA TÉCNICA

TOYOTA YARIS HATCH XLS
Preço básico: R$ 93.190 (versão XL)
Carro avaliado: R$ 116.750

Toyota Yaris Hatch XLS
Motor: 4 cilindros em linha 1.5, 16V, duplo comando com variação na admissão e no escape
Cilindrada: 1496 cm³
Combustível: flex
Potência: 105 cv (g) e 110 cv a 5.600 rpm (e)
Torque: 140,2 Nm (g) e 146,9 Nm a 4.000 rpm (e)
Câmbio: automático, CVT, sete marchas simuladas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,145 m (c), 1,730 m (l), 1,490 m (a)
Entre-eixos: 2,550 m
Pneus: 185/60 R15
Porta-malas: 310 litros
Tanque: 45 litros
Peso: 1.150 kg
0-100 km/h: 11s8 (e)
Velocidade máxima: 173 km/h (e)
Consumo cidade: 12,2 km/l (g) e 8,7 km/l (e)
Consumo estrada: 13,9 km/l (g) e 9,8 km/l (e)
Emissão de CO²: 103 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: B (Médio)

 

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