Quem compra um Toyota Yaris Sedan busca a praticidade e a boa reputação da marca. Correto, ele ganhou uma injeção de ânimo na linha 2023 exibindo, entre as novidades, uma estética renovada e a inclusão de itens de conveniência/segurança.

Uma estratégia para confrontar a nova geração do Honda City (confira nossa avaliação) e seguir no páreo diante os rivais Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Nissan Versa e Volkswagen Virtus, para citar.

A versão avaliada XS do Toyota Yaris cobra iniciais R$ 104.210 indo a R$ 105.840 nas cores cinza Granito, prata Lua Nova (carro das fotos), preto Infinito e azul Titã, enquanto a tonalidade branco Lunar eleva o preço para R$ 106.140.

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Novo exterior e itens extras  

Os mais atentos vão para reparar no para-choque dianteiro redesenhado trazendo as luzes de rodagem diurnas (DRL) integradas – uma inspiração no Toyota Corolla – e a nova grade do radiador. As rodas de liga leve de 15” vestem pneus Dunlop Enasave EC300+ de medidas 185/60.

Diferente por fora, o habitáculo debutou os novos revestimentos dos bancos, que mesclam couro e tecido na configuração XS, assim como o tom cinza escuro em detalhes do painel. Ainda foram adicionadas as teclas dos modos de condução Eco/Sport e dos assistentes de condução, os quais falaremos mais adiante.

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Quem viaja atrás encontra espaço para as pernas/joelhos e duas entradas USB. O entre-eixos de 2,550 m do Toyota Yarus Sedan é superior ao do Hyundai HB20S (2,530 m), porém, menor que do Honda City (2,600 m), do Chevrolet Onix Plus (2,600 m), do Nissan Versa (2,620 m) e do VW Virtus (2,651 m).

Toyota Yaris Sedan XS
Foto: Roberto Assunção

Em um três volumes, o porta-malas é um dos critérios de compra e o do Toyota oferta 473 litros, sendo maior frente ao carro da Chevrolet (469) e fica atrás dos concorrentes da Honda (521), da Hyundai (475), da Nissan (482) e da Volkswagen (521).

Toyota Yaris Sedan XS
Foto: Roberto Assunção
Dirigibilidade

Com uma condução típica dos carros da Toyota, o Yaris Sedan traz sob o capô o propulsor 1.5 naturalmente aspirado casado ao câmbio continuamente variável (CVT) de sete marchas simuladas. Um conjunto capaz de entregar uma dirigibilidade condizente à proposta, mas livre de qualquer tipo de emoção ao volante – semelhante ao que era no descontinuado Etios Sedan.

Embora não seja turbinado, o torque de 14,9 kgfm, quando abastecido com etanol, empurra os 1.190 kg do sedã sem esforços. E quem quiser uma pitada a mais pode realizar as trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante ou pela alavanca de câmbio.

Os modos de condução Eco/Sport mudam as respostas do sedã. No primeiro, ele assume um comportamento suave e focado na eficiência, enquanto no Sport as reações ficam mais ligeiras.

A cabine é bem isolada, mas o ruído do propulsor de quatro cilindros naturalmente aspirado invade o habitáculo em torno das 4.000/4.500 rpm ao passo que a direção assistida eletricamente é um pouco lenta ao esterço.

Do lado positivo, a empunhadura do volante é elogiável e as suspensões filtram e absorvem muito bem as irregularidades do nosso asfalto. Contudo, os assentos curtos dos bancos cansam após um longo período ao volante.

Toyota Yaris Sedan XS
Foto: Roberto Assunção

A segurança foi um pilar evidenciado na linha 2023 do Toyota Yaris. Afinal, ele recebeu o Toyota Safety Sense de série, o qual é composto por uma câmera no para-brisa e um radar frontal. Estão disponíveis os alertas de pré-colisão (não freia o automóvel por completo) e visual/sonoro de mudança de faixas (não atua no volante).

Além disso, também estão presentes os sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), controles eletrônicos de estabilidade/tração e assistente partida em rampas. O sensor de chuva deu adeus por conta da vinda da câmera do para-brisa.

Foto: Roberto Assunção

Atualizado, o Toyota Yaris Sedan 2023 ganhou um fôlego extra para enfrentar os rivais do segmento, agora mais equipado e com itens de segurança a mais.


FICHA TÉCNICA

TOYOTA YARIS SEDAN XS
Preço básico R$ 104.210
Carro avaliado R$ 105.840

Toyota Yaris Sedan XS
Motor: quatro cilindros em linha 1.5, 16V, duplo comando com variação na admissão e no escape
Cilindrada: 1496 cm3
Combustível: flex
Potência: 105 cv e 110 cv a 5.600 rpm (g/e)
Torque: 14,3 kgfm e 14,9 kgfm a 4.000 rpm (g/e)
Câmbio: automático continuamente variável (CVT), sete marchas simuladas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,425 m (c), 1,730 m (l), 1,490 m (a)
Entre-eixos: 2,550 m
Pneus: 185/60 R15
Porta-malas: 473 litros
Tanque: 45 litros
Peso: 1.130 kg
0-100 km/h: 12s
Velocidade máxima: 186 km/h
Consumo cidade: 12,9 km/l (g) e 8,9 km/l (e)
Consumo estrada: 14,7 km/l (g) e 10,5 km/l (e)
Emissão de CO2: 97 g/km
Consumo nota: B
Classificação na categoria: B (Médio)

 

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