13/03/2021 - 8:15
O Jeep Compass 2021 enfim ganhou concorrentes à altura – e outros virão. O Chevrolet Equinox (leia aqui) atrai pelo custo-benefício (leia aqui). O Toyota Corolla Cross (leia avaliação) está chegando com tudo. E logo também chega o Volkswagen Taos para ajudar a complicar a vida do Compass – todos eles flex, sem competir diretamente com esta versão S, movida a diesel, do campeão de vendas.
Falando nisso, o Jeep Compass flex muito em breve, já no mês que vem, ganhará motor turbo, novo interior e retoques visuais para dar o troco. Então, não é mesmo a melhor hora para comprá-lo. Mas e o Compass a diesel? Bem, eu aproveitaria o momento para pechinchar.
O Corolla Cross híbrido pode até ser mais econômico, o Equinox pode ser maior e o Taos, melhor de guiar, mas nenhum deles é 4×4, nem a diesel. E o novo Jeep Compass 2021 com motor diesel deve manter o motor atual, embora com uma pitada a mais de potência
Se o design interno do Jeep Compass 2022 vai ficar mais clean e ganhar tela “flutuante”, o ótimo acabamento deve se manter, assim como a tecnologia embarcada: essa versão S tem de ACC a monitor de ponto cego, passando por frenagem automática, etc.. Eu, pessoalmente, dispenso, mas sei o valor que as pessoas dão a estes gadgets.
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Como SUV a diesel com boa capacidade off-road, o Jeep Compass seguirá como única oferta na sua faixa de preços. Pessoalmente, não preciso de 4×4, mas gosto. Aproveitei a quinzena com este modelo para ir aos destinos de costume, mas por novas estradas. A chuva maltratou a Serra da Mantiqueira, mas passei sem preocupação: mesmo com pneus “normais”, encarei lamaçais e o Compass nem hesitou (a reduzida nem precisei usar).
O motor do Jeep Compass 2021 a diesel faz barulho e assusta quem está fora, mas o isolamento acústico primoroso garante silêncio na cabine. Do consumo também gostei: fiz 10 km/l na cidade, 15 na estrada e 9 em estradas de terra que pareciam trilhas.
Multimídia e comandos, para mim, nem precisavam mudar. O carro é fácil de entender e de usar e o cluster é ótimo. Só me decepcionaram o porta-malas pequeno e as suspensões meio duras demais (culpa das exageradas rodas).
Então eu não compraria esse Compass S, também pelo preço alto, de mais de R$ 230 mil — mas uma versão intermediária, mais barata, com rodas menores e pneus mais borrachudos. E tentaria aproveitar a mudança iminente para obter um belo desconto.
Compre se
- Você percorre grandes distâncias ou precisa de capacidade off-road de uma versão com tração nas quatro rodas.
- Você não faz questão ter a última novidade do mercado, mas quer ter os itens mais avançados em termos de tecnologia a bordo.
Não compre se
- Você prioriza sempre o menor custo de manutenção e impostos e não roda muito anualmente, ou costuma circular mais pela cidade
- Você se preocupa demais com eventual desvalorização no mercado ou pretende revender o SUV no curto prazo.
Considere também esses concorrentes
Volvo XC40 Momentum (R$ 244.950)
Por pouco mais do que custa o Compass S, você leva um SUV premium e híbrido, extremamente econômico. Mas a proposta é mais urbana. Leia aqui a avaliação completa do Volvo XC40 Momentum 2021.
Fiat Toro Ultra (R$ 184.593)
Com plataforma e mecânica do Jeep, é mais barata e quase tão completa – e leva bem mais carga (com a conveniente tampa rígida na caçamba).
FICHA TÉCNICA
JEEP COMPASS
Preço básico: R$ 138.320 (flex)
Carro avaliado: R$ 236.016
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, turbo, injeção direta
Cilindrada: 1956 cm3
Combustível: diesel
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750
Câmbio: automático sequencial, nove marchas
Direção: elétrica
Suspensão: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: integral, com reduzida
Dimensões: 4,416 m (c), 1,819 m (l), 1,645 m (a)
Entre-eixos: 2,636 m
Pneus: 235/45 R19
Porta-malas: 410 litros
Tanque: 60 litros
Peso: 1.717 kg
0-100 km/h: 10s
Velocidade máxima: 194 km/h
Consumo cidade: 10,1 km/l*
Consumo estrada: 13,7 km/l*
Emissão de CO2: 173 g/km*
Nota do Inmetro: C*
Classificação na categoria: B*
*dados da versão Jeep Compass Limited Diesel