Imagine entrar em um lugar climatizado e sentar em um banco de couro com massagem. Começa a tocar um som ambiente ao fundo, enquanto o visual tem madeira genuína, aço escovado e, acima, o céu azul. Um lounge? Sim, mas um lounge sobre rodas. Isso é um pouco do Volvo XC90, um SUV grandalhão de sete lugares e cheio de requintes.

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

SUV de espaço

Um lounge precisa ser, além de confortável e agradável, espaçoso. Com exceção das últimas duas fileiras, onde quem senta sempre fica um pouco mais apertado, o lugar para os passageiros é enorme, graças ao seu entre-eixos de quase 3 metros de distância (2,98 m).

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Para as viagens, o porta-malas deu conta com tranquilidade. São 368 litros para sete lugares, 640 litros para cinco, e 1.874 litros com a segunda fileira rebatida. Ele é baixo e tem boa acessibilidade.

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Cadeirinha

Na fileira do meio há embutida uma cadeirinha para crianças – que mais parece um assento elevação. Meu filho de quatro anos adorou a “novidade”, mas ao final de uma viagem de 1 hora e 30 minutos se sentiu um pouco desconfortável e solto, já que não há apoio lateral. O assento deve funcionar melhor para crianças maiores.

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

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E os mimos para o motorista?

O motorista conta com ajuste elétrico com quatro níveis para o assento, que tem função memória. Há também uma extensão de almofada. O volante possui ajuste manual quanto altura e profundidade e é bem simples.

Para estacionar, há um assistente com câmera 360º, muito bom inclusive, já que parar um XC90 em uma vaga de prédio não é nada fácil. O ambiente ao redor pode ser visto pela tela multimídia vertical de 14,5 polegadas.

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

O mapa com o destino está presente na tela central, painel de instrumentos e também na head-up display, no para-brisa. Aqui, a plataforma utiliza soluções do Google nativas. O Apple CarPlay é sem fio – e conectou com alguma dificuldade de início. Os últimos sistemas da BMW parecem mais intuitivos.

A lista de segurança e “ajuda” para quem conduz vai longe: frenagem automática (City Safety), proteção contra impactos laterais (SIPS), Pilot Assist e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), sistema de correção de faixa, sistema de detecção de veículos no ponto cego e por aí vai.

A versão Ultra, testada pela MOTOR SHOW, tem um sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins, com subwoofer. A experiência, como mencionei acima, tem ainda um teto solar.

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Motorização

São pelo menos cinco formas de condução. Há uma que utiliza apenas o motor elétrico, outra combinada com o propulsor a combustão, com tração integral, off road ou o modo “Power”, que ajusta o motor 2.0 turbo a gasolina e transmissão para respostas mais rápidas. Há configurações também de recarga da bateria.

O conjunto gera 455 cv de potência (310 cv a combustão e 145 cv do elétrico) e 709 Nm de torque – 400 Nm (gasolina) + 309 Nm (elétrico).

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

A autonomia puramente elétrica é de 47 km, segundo o Inmetro. Ao conduzir apenas com gasolina, o computador de bordo ficava abaixo dos 10 km/l, enquanto no modo híbrido o carro fez entre 12 km/l e 14 km/l.

No trânsito, ele desenvolve boas ultrapassagens e é bem ágil. De acordo com dados oficiais da Volvo, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.

Se você gosta de esportividade, o ronco dele é bem discreto. O V6 do Audi Q7, menos potente, é verdade, agrada mais – 340 cv de potência e 50,9 kgfm de torque.

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ

Visual

O novo visual do SUV é bem harmônico e chama atenção por onde passa. Os pontos fortes incluem a agrade dianteira com linhas transversais, além do para-choque atualizado, e faróis e lanternas em LED redesenhados.

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Veredicto

Se você procura um carro para a família com muita segurança e conforto, o Volvo XC90 é uma ótima pedida. Não pegue caso você tenha que estacionar em prédio ou tenha uma vaga apertada, já que são quase 5 metros de comprimento (4,95 m).

O Volvo XC90 parte de R$ 679.950 na opção Plus, de entrada. A versão testada foi a Ultra, que é vendida a partir de R$ 729.950. Vale a pena também sondar o concorrente Audi Q7, comercializado em versão única, a S line 55 TFSI quattro tiptronic, por R$ 691.990.

Volvo XC90 – Foto: Mauro Balhessa/IstoÉ