09/08/2017 - 15:07
Não quero parecer empolgado e prometo ser imparcial, porém, falando de Volkswagen Golf é difícil. Minha admiração por ele é de longa data, e só aumentou após guiar o GTI de primeira geração e o radical R, em Wolfsburg, na Alemanha. Esse Highline é um legítimo Save The Manuals e sua mística está no câmbio manual de seis marchas e no motor 1.4 turbo TSI.
Que carro, que carro, meus amigos! O torque de 25,5 kgfm a partir de baixíssimas 1.500 rpm coopera em rápidas acelerações e retomadas vigorosas – a pressão de trabalho do turbo é de 1,2 bar. E a cada pisada no pedal do acelerador eu sentia meu corpo ser pressionado contra o encosto do assento. Esse Golfão não se cansa de acelerar.
O que já estava bom ficou ainda melhor ao pressionar o botão Mode e selecionar um dos quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Embora seja um opcional, eles mudam alguns parâmetros do carro, privilegiando a economia de combustível ou o desempenho. Um carro (bem) divertido e quanto mais o guiava, mais queria estar atrás do volante. Tanto que ele me fez acordar cedo em um domingo só para dar mais uma voltinha.
Não só fiquei impressionado com o fôlego do motor 1.4 TSI (EA211), como em nenhum momento senti falta de uma transmissão automática – ah, eu mesmo quero fazer as trocas de marchas! Afinal, os engates curtos e precisos do câmbio manual (MQ250-6F) junto da embreagem macia não cansa no anda-e-para dos congestionamentos. Segundo o fabricante, essa caixa é diferente das utilizadas no Golf Comfortline 1.0 TSI e no Fox Highline 1.6 MPI.
Alguns podem ter torcido o nariz para a suspensão traseira, agora por eixo de torção – era independente no modelo importado. Mas só percebi essa mudança nas curvas rápidas. Mesmo assim, o Volks continua bom de chão, enquanto a direção é rápida ao esterço e o volante de aro fino proporciona uma empunhadura perfeita. Já em segurança, são sete airbags de série.
É um tremendo hatch. O único problema é o preço. O Golf Highline manual custa R$ 101.960. Com todos os opcionais, vai a R$ 126.436. Um pouco salgado para esse mortal que vos escreve. Pensei e pensei mil vezes e seu valor seria o único empecilho que barraria uma compra. Se tivesse essa grana… seria meu! Ao fim de sete dias de convivência cheguei uma conclusão: não é à toa que o Golf tem uma legião de fãs espalhada ao redor do mundo.
Ficha técnica:
Volkswagen Golf Highline 1.4
Preço básico: R$ 101.960
Carro avaliado: R$ 126.436
Motor: 4 cilindros em linha 1.4, 16V, turbo, injeção direta, start-stop
Cilindrada: 1395 cm3
Combustível: flex
Potência: 150 cv a 4.500 rpm (g/e)
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm (g/e)
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,255 m (c), 1,799 m (l), 1,468 m (a)
Entre-eixos: 2,638 m
Pneus: 205/55 R16 (225/45 R17 opcionais)
Porta-malas: 313 litros
Tanque: 51 litros
Peso: 1.252 kg
0-100 km/h: 8s3 (g/e)
Velocidade máxima: 209 km/h (g/e)
Consumo cidade: 11,6 km/l (g) e 7,9 km/l (e)
Consumo estrada: 13,6 km/l (g) e 9,5 km/l (g)
Emissão de CO2: 107 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (Médio)
Contraponto
Por Flavio Silveira
Assim como o Rafael e como a enorme maioria dos jornalistas automotivos, também sou fã do Golf. Ele é referência em dirigibilidade há décadas, e segue afiado. De fato, tem um chassi tão bem acertado e prazeroso de guiar que desperta essa paixão por estar ao volante, a mesma paixão que “pede” o câmbio manual para uma relação ainda mais estreita entre homem e máquina. Mas ela tem também seus poréns. Não saí com ele domingo pela manhã, como o Rafael, mas sempre na hora do rush.
Nessa situação, frequente na minha vida, comecei a achar a embreagem e os engates meio pesados. Senti falta do automático, mesmo que não seja o DSG. No mundo real, talvez preferisse não trocar marchas. Mas se fosse para comprar um Golf manual, por bem menos – cerca de R$ 80.000 – levaria o 1.0 TSI, que tem apenas esse câmbio e, com seus 125 cv, anda quase o mesmo que esses 1.4, e consumindo ainda menos. Claro que deveria abrir mão de várias coisas, como o seletor de condução – mas não do acabamento acima da média, da central multimídia maravilhosa e do pacote de segurança.
COMPRE SE…
▲ Você é um consumidor querendo um hatch com pegada esportiva. O Golf é imbatível nesse quesito, com dinâmica apurada.
▲ Você gosta de imprimir a sua tocada e não faz questão de câmbio automático. Esse Volks é divertido e viciante ao volante.
NÃO COMPRE SE…
▼ Você prefere uma transmissão automática por conta do conforto nos congestionamentos ou não sabe dirigir um carro manual.
▼ Você está preocupado na hora da revenda, pois carros manuais desse valor costumam ter um público restrito.