Avaliação: VW Saveiro Pepper agrada pelo visual… mas poderia ter o motor 1.6 16V

O estilo esportivo da Saveiro Pepper é o grande diferencial frente às demais versões. Mas ela podia vir com o motor 1.6 mais moderno

Tudo começou no Fox. Agora a linha Pepper foi estendida ao Up e à Saveiro. E sua pegada esportivada é o ponto alto da série limitada da picapinha. Baseada na versão Highline, é oferecida nas configurações Cabine Estendida (R$ 67.810) e Cabine Dupla (R$ 71.090). O visual apimentado trouxe capas dos retrovisores em cores contrastantes à da carroceria, para-choques dianteiro/traseiro e colunas de portas com apliques pretos, grade frontal exibindo filete vermelho, molduras plásticas nos para-lamas e rodas de liga leve diamantadas de 15”. Completam o exterior os adesivos alusivos à versão nas portas e na tampa da caçamba. Por dentro, há bancos revestidos em couro, volante multifuncional, soleiras de portas de alumínio, além da cor vermelha nas saídas de ar e nas costuras da coifa de câmbio e do freio de estacionamento.

O motor 1.6 8V da Saveiro Pepper não é tão eficiente quanto o 1.6 16V de 110/120 cv de potência (g/e) das configurações Cross CE (R$ 70.590) e Cross CD (R$ 73.790). Mesmo assim, esse “milisseis” transmite fôlego, com boas respostas a partir de 2.500 rpm. O câmbio manual de cinco marchas possui engates leves e precisos. As suspensões trabalham silenciosamente ao absorver e filtrar as irregularidades do piso – e transmitindo pouca oscilação de carroceria, mesmo quando a caçamba está descarregada. O compartimento de carga pode acomodar até 734 litros na Cabine Estendida e 580 na Cabine Dupla.

A ergonomia da cabine é ajudada tanto pelos comandos bem posicionados quanto pelo volante ajustável em altura e profundidade. Embora a direção seja assistida hidraulicamente, não é pesada ao esterço em baixa velocidade. A crítica está na regulagem de altura imprecisa do banco do motorista. Para ter uma picapinha idêntica à das fotos você precisará desembolsar R$ 71.900. Entre os opcionais estão o teto pintado de preto (R$ 1.400) e o Módulo Navegação (R$ 2.690), que adiciona câmera de ré e central multimídia Discover Media com tela sensível ao toque, bluetooth, comandos de voz, GPS e conectividade Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink. No final das contas, a série Pepper deu continuidade às demais versões bacanas da Saveiro, como as antigas Sunset, Summer e Surf.

Leia mais aqui sobre a Volkswagen Saveiro


Ficha técnica:

Volkswagen Saveiro Pepper CE

Preço básico: R$ 47.250
Carro avaliado: R$ 67.810
Motor: 4 cilindros 1.6, 8V
Cilindrada: 1598 cm3
Combustível: flex
Potência: 101 cv a 5.250 rpm (g)e 104 cv a 5.250 rpm (e)
Torque: 15,4 kgfm a 2.500 rpm (g) e 15,6 Kgfm a 2.500 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Direção: hidráulica
Suspensões: Mac-Pherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,474 m (c), 1,713 m (l), 1,521 m (a)
Entre-eixos: 2,752 m
Pneus: 205/60 R16
Caçamba: 734 litros
Tanque: 55 litros
Peso: 1.072 kg
0-100 km/h: 11s (g) e 10s7 (e)
Velocidade máxima: 172 km/h (g) e 174 km/h (e)
Consumo cidade: 10,9 km/l (g)e 7,5 km/l (e)
Consumo estrada: 12,8 km/l (g) e 8,8 km/l (e)
Emissão de CO2: 114 g/km
Nota do Inmetro: B
Classificação na categoria: A (carga derivado)