No mercado desde 2009, o Discovery 4 chega com nova mecânica. Além de um motor mais potente, o SUV ganhou também um câmbio de oito marchas – o mesmo que equipa o Range Rover Sport, que mostramos na edição de julho. Por conta de sua construção sobre chassi, o utilitário de luxo é pesado, e transmite isso ao motorista. No desempenho, mostra números melhores que os de muitos “esportivos” nacionais, mas as curvas não animam, com essa massa toda querendo seguir a lei da inércia. É para o off-road que o Discovery foi feito e é nele que mostra seu valor, ainda que a maioria dos proprietários pre ra se aventurar apenas no trânsito das grandes cidades.

Em trilhas no interior de São Paulo, ele provou novamente que é o tipo de carro que passa em qualquer lugar. O segredo está no já conhecido Terrain Response, sistema que ajusta resposta do acelerador, reduzida, bloqueio do diferencial e até a a altura da suspensão a ar conforme o terreno selecionado em um botão no console. Você escolhe por onde quer passar, ele se ajusta sozinho e, pronto, os obstáculos  cam para trás. Simples assim.

 

Mesmo que você não precise de todo esse potencial off-road, ainda pode se valer dessa robustez: em estradas ruins, as e cientes suspensões ignoram totalmente os buracos, proporcionando muito conforto. A nova mecânica garante, ainda, um ruído menor do moderno motor a diesel, que pode girar sempre em baixíssimas rotações graças ao ótimo câmbio de oito marchas. A 120 km/h, são pouco mais de 1.000 rpm. O excelente isolamento acústico da cabine também ajuda, claro.

O conforto se estende aos sexto e sétimo passageiros, que têm saídas de ar próprias (como na segunda leira, que ainda conta com ajuste independente de temperatura), porta-objetos e um espaço razoável. Com cinco pessoas a bordo, os bancos da terceira leira  cam embutidos no assoalho, revelando um enorme porta-malas. Falando nele, sua tampa se abre parte para cima e parte para baixo e, quando aberta, ca totalmente acarpetada, graças a uma peça adicional que cobre o vão das dobradiças; assim, ca superconfortável para sentar e bem prática em acampamentos. Uma aventura sem abrir mão do luxo.