A grande maioria de proprietários de veículos off-road – sejam valentes 4×4, sejam contidos aventureiros urbanos – não usa seu potencial fora-de-estrada para quase nada. Há quem tenha picape e nem sequer saiba acionar a tração integral. É mais comum do que parece. Foi pensando nisso que surgiu o Haka Outdoor Spirit. Organizado pela Haka Race, empresa dedicada à elaboração de eventos de aventura, o evento é um misto de rali com gincana, no qual os donos de SUVs,  picapes e veículos do tipo “aventureiro”, 4×2 ou 4×4, têm a oportunidade de colocar seus carros em uma disputa radical. A brincadeira envolve toda a família, que participa de provas esportivas e culturais.

Diferentemente de outras provas, geralmente voltadas a clientes de uma marca específica, como as do Mitsubishi Outdoor, o Haka é disputado por veículos multimarcas. Mas a dinâmica da competição é semelhante. Cada equipe (que pode contar com o mínimo de duas pessoas e o máximo de cinco, sendo um motorista, um navegador e, excepcionalmente, até três zequinhas) é submetida a provas durante o trajeto de carro. Além de fazer canoagem e mountain bike, por exemplo, os competidores podem ter que empinar pipa, visitar e fotografar pontos turísticos, tirar leite de vaca e participar de uma dupla de repente, criando um diálogo cantado de improviso.

Na prova experimental do Haka Outdoor Spirit, disputada no dia 25 de agosto em Itupeva, interior de São Paulo, 20 carros inscritos se reuniram em uma fazenda histórica local. O trajeto, com pouco mais de 120 quilômetros, deveria ser vencido em cinco horas. A meta era passar pela maior quantidade possível de PCs (pontos de controle) e acumular pontos. Cada equipe recebe a relação dos locais por onde pode passar horas antes e monta sua estratégica. “Há nove PCs obrigatórios; nos demais, o competidor passa se quiser. Então cada equipe escolhe o que está mais apta a fazer e monta seu roteiro”, explica Leonardo Barboza, organizador do evento. Mas é bom ficar atento porque cada tarefa garante uma pontuação diferente, de acordo com o grau de dificuldade. Ao final, ganha quem somar mais pontos. Quem desrespeita placas ou ultrapassa a velocidade é penalizado.

Para participar do Haka Outdoor Spirit basta que o interessado tenha um veículo adventure (4×2 ou 4×4) e uma mountain bike. O preço da inscrição é de R$ 350 por carro, o que dá direito a um almoço, um aparelho GPS (locado para a disputada competição), a adesivagem do automóvel e a utilização dos equipamentos disponíveis nos PCs. “Estamos montando um campeonato que deve se iniciar em 2013 com cerca de cinco etapas, que serão disputadas em diferentes Estados. Essa prova experimental foi positiva, pois serviu para mostrar como uma prova desse tipo pode ser divertida e prazerosa”, finaliza Barboza.