Os comandos são bem localizados e o sistema de som de boa qualidade. O acesso ao porta-malas é bem simples

O visual do Fiat Idea Adventure pode ser até exagerado pela quantidade de adereços plásticos. Por outro lado, o espaço interno continua sendo o grande destaque nesse monovolume. O teto alto confere uma ótima amplitude e o assoalho traseiro, praticamente plano, eleva o conforto do quinto passageiro. A boa ergonomia é proporcionada pelos comandos bem localizados, volante com empunhadura ideal e regulagem de altura. Apesar de confortáveis, os bancos revestidos parcialmente em couro trazem o centro na duvidosa tonalidade marrom, o que dá um aspecto de sujeira.

No uso diário, os inclinômetros e a bússola são meramente enfeites no painel. Aliás, o bagageiro de teto é outra bonita peça de decoração, que ainda pode raspar em lugares mais baixos. O ar despojado deste aventureiro é evidenciado pelo suporte do estepe traseiro (com parafusos antifurto). O acesso ao porta-malas é descomplicado: basta apertar o botão localizado na chave ou pressionar por mais de dois segundos a tecla de trava das portas no console central. São 387 litros de capacidade (ou 1.500 litros com o assento traseiro rebatido). A sofisticação fica pelas lanternas de LEDs, que sem dúvida dão um charme à parte ao modelo e melhoram a visibilidade de quem vem atrás.

Equipado com o motor E.torQ de 1,8 litro, desenvolve 132 cv (etanol) e 18,9 kgfm (etanol). Porém, a transmissão automatizada sacrifica o desempenho. Embora cômoda para enfrentar o “anda e para” do trânsito, abdica do conforto pelos trancos e, principalmente, pela demora na passagem da primeira para a segunda marcha.

A suspensão elevada, além de transmitir conforto, facilita a vida do motorista em valetas e lombadas, mas, unida a um acerto macio, leva o carro a inclinar mais do que o desejado nas curvas. Agora, o off-road light da Fiat tem o sistema de bloqueio de diferencial Locker como item opcional (R$ 1.526). Com preço sugerido de R$ 59.290 (Dualogic), pode chegar a R$ 71.742 com todos os opcionais.

Fiat Idea Adventure Locker

MOTOR quatro cilindros em linha,1,8 litros, 16V, TRANSMISSÃO manual automatizada, cinco marchas, tração dianteira (com Locker opcional) DIMENSÕES comp.: 4,20 m – larg.:1,75 m – alt.: 1,81 m ENTRE-EIXOS 2,511 m PORTA-MALAS 387 litros PNEUS 205/70 R15 PESO 1.330 kg • GASOLINA POTÊNCIA 130 cv a 5.250 rpm TORQUE 18,4 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁXIMA 178 km/h 0 – 100 km/h 11,6 segundos CONSUMO cid.: 11 km/l – est.: 14,6 km/l CONSUMO REAL cid.: 8,5 km/l – est.: 10,3 km/l • ETANOL POTÊNCIA 132 cv a 5.250 rpm TORQUE 18,9 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁXIMA 180 km/h 0 – 100 km/h 10,8 segundos CONSUMO cidade 7,4 km/l – estrada: 9,8 km/l CONSUMO REAL cidade 7 km/l – estrada: 5,7 km/l

Concorrentes

LIVINA X-GEAR R$ 56.498

ECOSPORT FREESTYLE R$ 60.700

Resumo

• ESPAÇO INTERNO

• CONFORO

• ERGONOMIA

• CÂMBIO