AVENTUREIRO: Fiat Argo Trekking

Para quem precisa de um SUV, mas não pode pagar por ele

Fiat Argo Trekking
Foto: Divulgação

CONFIRA AQUI TODOS OS PREMIADOS NA COMPRA DO ANO 2020

› VERSÕES
Trekking 1.3 MT R$ 61.490
Trekking 1.8 AT R$ 69.990

Quem não tem cão, caça com gato. E quem não pode comprar um SUV, vai de aventureiro. Por sua importância no mercado, este ano decidimos criar a categoria Aventureiro. São carros não só para quem deseja um toque do visual “off-road” dos SUVs, mas para quem encara estrada ruins, sejam de asfalto, sejam de terra, e precisa da robustez e da altura extra do solo – mas não pode pagar mais.

Foto: Divulgação

Os Fiat Adventure foram pioneiros em suprir a necessidade deste volumoso nicho de mercado. E, no ano passado, a marca lançou um Argo com a mesma proposta, mas agora com o sobrenome Trekking. O visual externo é incrementado, assim como os detalhes e materiais da cabine.

Mas o que mais importa é que, embora obviamente este Fiat não possa ser chamado de SUV e não tenha tração 4×4, ele é tão bom para encarar estradinhas de terra (ou até melhor) do que muitos dos chamados hoje de SUVs compactos (que também passam longe de ter capacidade off-road, exceto os raros com tração 4×4).

Mesmo na cidade, com asfalto ruim e valetas mal construídas, esses modelos mostram suas vantagens. E claro que o Argo não está sozinho neste segmento de mercado: concorrem com ele os também novos Renault Stepway, Caoa Chery Tiggo2, Ford Ka FreeStyle, JAC T40 e Hyundai HB20X, entre outros. Mas nenhum deles é tão bem acertado para andar na terra quanto o Fiat Argo Trekking.

A relação custo-benefício do Fiat ainda é mais vantajosa que a dos rivais na maioria das versões. Para quem não faz questão de um câmbio automático, a configuração 1.3 entrega muita economia com um desempenho que surpreende. Para quem faz, a configuração 1.8 entrega desempenho ainda melhor e muito conforto – mas tem um consumo um tanto alto e já chega mais perto de modelos interessantes, como o SUV Renault Duster de nova geração (leia aqui). Por isso mesmo, recomendamos mais o Treeking 1.3 (confira aqui a avaliação completa dele).

› Potência 109 a 139 cv › Porta-malas 300 litros › Consumo B (1.3) › Versão indicada 1.3 MT

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):

CONFIRA AQUI TODOS OS PREMIADOS NO COMPRA DO ANO 2020

HATCH URBANO: Renault Kwid
HATCH COMPACTO: Hyundai HB20
HATCH PREMIUM: Mercedes-Benz Classe A
SEDÃ COMPACTO: Hyundai HB20S
SEDÃ MÉDIO: Toyota Corolla
SEDÃ GRANDE: Honda Accord
SEDÃ PREMIUM: Volvo S60
SEDÃ DE LUXO: Audi A6
STATION WAGON: Volvo V60
MONOVOLUME: Chevrolet Spin
HÍBRIDO: Toyota Corolla
ELÉTRICO: Nissan Leaf
ESPORTIVO: Porsche 911
CONVERSÍVEL: BMW Z4
SUV COMPACTO: Volkswagen T-Cross 
SUV MÉDIO: Toyota RAV4
SUV PREMIUM: Range Rover Evoque
SUV DE LUXO: Audi Q8
SUV 4X4: Mitsubishi Pajero Sport
PICAPE MÉDIA: Ford Ranger
PICAPE MONOBLOCO: Fiat Toro