O banco polonês Idea Bank resolveu dar um uso inusitado para o elétrico BMW i3: o de caixa eletrônico móvel. A primeira unidade já circula de modo experimental pelas ruas de Varsóvia, a capital da Polônia. Voltado a pequenos empresários, o serviço permite agendar — por meio de um aplicativo para smartphone — um horário e local para encontrar com o caixa eletrônico sobre rodas, permitindo o depósito de valores. Outros três veículos também devem entrar em operação.

“Empreendedores que vão pessoalmente ao banco ou aos caixas eletrônicos fixos para fazer depósitos perdem o seu tempo e dinheiro. Nosso objetivo é tirar este peso dos seus ombros, destacou Dominik Fajbusiewicz, membro da diretoria do banco, ao site Finextra.

Futuramente, o serviço deve incluir também a possibilidade de saques. Ainda segundo o dirigente do Idea Bank, existem planos para a expansão do serviço para outras cidades deste país do Leste Europeu.

Equipado com um motor elétrico com potência equivalente a 170 cv, o modelo tem uma autonomia de 200 km, faz de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h. Opcionalmente, o i3 pode ganhar ainda um motor de 2 cilindros a gasolina, que aumenta a autonomia para 340 km.

No Brasil, o modelo é vendido sob encomenda a partir de R$ 225.925.