A bateria do carro é um item que muitas vezes não recebe a devida atenção e que é lembrada nos piores momentos. Quem nunca precisou empurrar o carro por falta de bateria?

Em média, uma bateria dura de 2 a 3 anos, mas há certos hábitos que podem diminuir sua vida útil.

+ Saiba o que valoriza um carro na hora da revenda
+ Pesquisando carro pela internet? Veja 7 golpes mais comuns em 2021

Por isso, veja abaixo seis dicas de como cuidar da bateria do carro. As dicas são do mecânico Alexandre de Lucca, que atende pelo GetNinjas em São Paulo.

1º – Coloque o carro para andar
Quanto mais o carro anda, mais a bateria dura. Se a bateria ficar imóvel por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação que diminui a vida útil da peça. O recomendado é que se ligue o motor uma vez por semana por pelo menos 5 minutos.

2º – Atenção antes de dar partida
Não deixe nenhum equipamento ligado no momento da partida. A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro, sendo assim, quanto mais equipamentos ligados, maior será o desgaste para alimentá-los ao mesmo tempo. Portanto, atenção aos faróis, rádio e ar-condicionado antes de dar a partida.

3º – Evite o uso de equipamentos elétricos com o veículo desligado
Assim como não é bom deixá-los ligados no momento da partida, utilizar os equipamentos elétricos com o carro desligado causa um desgaste desnecessário da bateria. Sempre que estacionar, verifique se não esqueceu nada ligado antes de sair do veículo.

4º – Saiba a capacidade da bateria
Verifique a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo. Evite instalar acessórios não originais, isso pode comprometer o consumo da bateria. Exigir mais do que ela pode entregar diminui o tempo de vida útil dela.

5º – Faça revisões preventivas
É importante realizar consultas especializadas a cada seis meses no automóvel, principalmente se você está planejando uma viagem mais longa. Se sua bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade na hora de dar partida, corra para a oficina.

6º – Cuidado ao escolher o alternador
O alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica, é uma das peças mais importantes de um carro. Por conta disso, é válido escolher um alternador que tenha a mesma amperagem que a bateria do seu automóvel para evitar danos ao equipamento. Por exemplo: se sua bateria for de 60 ampères e seu alternador de 45, na hora da carga você perderá 15 ampère. O procedimento, a longo prazo, reduz a vida útil da bateria.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Avaliação: Fiat Toro Ultra é Compass diesel em forma de picape com “porta-malas”; vale a pena?
+ Sprinter vira motorhome completo; conheça o modelo
+ Comparativo de SUVs: Jeep Compass vs. VW Taos e Toyota Corolla Cross
+ Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking e veja todos os elétricos à venda hoje
+ Nissan inicia as vendas do Kicks XPlay nas concessionárias; veja o preço
+ Crise dos chips: entenda por que faltam carros zero no mercado e os preços dos usados dispararam
+ Kombi motorhome: conheça a empresa que customiza o modelo
+ Veja quais são os 10 carros populares mais roubados em SP
+ Confira a galeria de fotos do Fiat Pulse
+ Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0