Bati o carro: veja 5 coisas que você precisa fazer após o acidente

Mantenha a calma! E siga as orientações a seguir

0
244
Carro batido

Mesmo os motoristas mais cuidadosos não vão escapar de se envolver, pelo menos uma vez na vida, em um acidente de trânsito. Segundo o Painel de Acidentes, elaborado pela Confederação Nacional do Transporte, o Brasil registrou cerca de 1,4 milhões de ocorrências nos últimos dez anos, apenas nas rodovias federais.

+ Confira as dicas do manual do Honda Civic para reduzir o cansaço ao volante
+ Veja 5 dicas de uso do manual do Ford Del Rey que ainda servem nos carros atuais
+ Dicas para usar melhor o câmbio automático do seu carro
+ Veja 5 dicas para limpar banco de carros

Tendo isso em vista, a autotech Zul+ preparou um guia com orientações de como agir após um acidente de trânsito. O importante é manter a calma e seguir os passos a seguir.

1 – Tire o veículo da via

Isso deve ser feito porque, segundo as leis de trânsito, obstruir o tráfego e comprometer a segurança dos outros veículos é uma infração. Neste caso, além de multa de R$130,16, você recebe quatro pontos na carteira de motorista. Quando não for possível, é necessário fazer a sinalização correta, com o triângulo posicionado a pelo menos 30 metros e o pisca alerta ligado.

2 – Converse com o outro motorista

Após certificar que está tudo bem com todos os envolvidos na colisão, é necessário manter a calma e conversar sobre o ocorrido. Primeiro, é necessário determinar de quem é a culpa e quem vai arcar com os prejuízos causados.

Depois, é preciso que todos anotem os dados (nome completo e telefone do motorista, placa e modelo do carro) além do local exato do acidente. Mesmo que os envolvidos tenham entrado em acordo é sempre importante ter os registros para o caso de uma possível ação judicial, inclusive, é indicado fotografar o acontecimento.

3 – Preste socorro

Caso haja algum ferido no acidente é necessário prestar socorro à vítima. De imediato, ligue para o Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193), ou peça para que alguém faça. Depois fale com a pessoa para saber se ela está consciente e consegue se mexer.

Caso contrário, não a retire do veículo ou da posição em que se encontre. A remoção deve ser feita com os devidos cuidados por um bombeiro, médico ou socorrista treinado. Além de um processo penal, não prestar os devidos cuidados e fugir do local gera multa de R$ 1.467,35 e cassação da CNH.

4 – Faça um boletim de ocorrências

Em conjunto com os demais envolvidos, é possível ir a uma delegacia fazer o Boletim de Ocorrência ou realizá-lo pela internet, através do portal da Polícia Civil. Mesmo que não seja obrigatório, algumas seguradoras exigem um boletim de ocorrência para o processo de indenização.

5 – Acione o seguro do seu carro

Após a negociação com os demais envolvidos, o responsável deve acionar o seguro para arcar com o prejuízo dos veículos. Vale destacar que é necessário ter uma cobertura para terceiros para que a seguradora também assuma o conserto dos demais envolvidos.

Caso você não tenha esse tipo de seguro, é possível que os demais envolvidos acionem o próprio seguro e o responsável pague o valor da franquia estabelecido em contrato. No caso de você não ter seguro algum, é possível determinar se o responsável vai levar os veículos para uma oficina mecânica de sua confiança ou se cada envolvido pode decidir onde o conserto será feito.

Mais na Motor Show

+ Projeto de lei quer tornar toxicológico obrigatório para todos os motoristas
+ Conheça quais são os 10 carros mais populares nos videogames
+ Chrysler 300C ganha customização para “virar” um Duesenberg
+ Fiat faz trinca e fecha maio com Argo na liderança; veja a lista dos mais vendidos
+ Fiat Pulse é o nome do novo SUV compacto da marca italiana
+ Citroën de 1956 vai levar duas mulheres em viagem de 40 mil km pelas Américas

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel